Agora eu já sei a razão da súbita explosão de downloads deste meu texto (ficha abaixo) a partir da plataforma Academia.edu: alguém, provavelmente um professor de algum curso online, recomendou que os alunos o lessem (mesmo com 12 anos de "defasagem"), e assim ocorreu esse tsunami de acessos.
Só não sei, até agora, a razão exata dessa recomendação, quem a fez, e para qual finalidade exatamente.
Agradeceria receber uma informação de quem for gentil a este ponto (ou do próprio "recomendador").
A ficha do trabalho é esta aqui:
1297. “Contra a antiglobalização: Contradições, insuficiências e impasses do movimento antiglobalizador”, Brasília, 5 jul. 2004, 23 p. Ensaio, de caráter contestador, das principais ideias e princípios do movimento antiglobalizador, discutindo seus fundamentos, demonstrando suas contradições teóricas e insuficiências intrínsecas e expondo sua falta de racionalidade econômica e a ausência de fundamentação histórica. Ensaio incorporado ao livro: Paralelos com o Meridiano 47: Ensaios Longitudinais e de Ampla Latitude (Hartford, 2015). Repostado no blog Diplomatizzando (11/07/2016; link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/07/contra-antiglobalizacao-um-texto-de.html). Disponível na plataforma Academia.edu (http://www.academia.edu/5873102/1297_Contra_a_antiglobaliza%C3%A7%C3%A3o_Contradi%C3%A7%C3%B5es_insufici%C3%AAncias_e_impasses_do_movimento_antiglobalizador_2004_).
Abaixo, a postagem de 11/07, e acrescento que, ao início da repostagem, agreguei mais alguns "descarregadores" do texto.
Paulo Roberto de Almeida
============
O que pode fazer com que pessoas diferentes, das mais diversas origens, formação e estudos, com interesses os mais díspares, e fazendo cursos diferentes em pontos distantes do Brasil, o que pode fazer com que tantas pessoas diversas, todas elas atuando presumivelmente sem qualquer coordenação entre si, resolvam acessar e downloadar o mesmo documento, perdido no meio da minha selva de trabalhos???
Estou absolutamente surpreendido.
Será que deu um ataque simultâneo de globalite aguda nessas pessoas distantes umas das outras e presumivilmente atuando por razões totalmente individuais?
Será que os antiglobalizadores fizeram algo de tão errado, o que incitou todas essas pessoas a buscaram num crítico feroz (eu mesmo) desses malucos inconsequentes algum contra-argumento para restabelecer padrões mínimos de racionalidade instrumental?
Em menos de uma semana, e sobretudo nos últimos dias, nas últimas horas, todo esse povinho curioso foi buscar, em meio a centenas de outros trabalhos, e sem que eu fizesse qualquer propaganda a favor, ou sequer tivesse lido nas ferramentas sociais qualquer tremor conjuntural provocado pelos ditos anti-globalizadores, esse meu trabalho que apenas respondia aos argumentos capciosos dos tais malucos nas diversas edições do Fórum Social Mundial (que não é Fórum, não é Social, e só consegue ser Mundial, tudo o que os antiglobalizadores são contra).
Nem atual esse meu trabalho é: ele data de pelo menos 12 anos atrás (e como era uma síntese, provavelmente podemos recuar as primeiras reflexões mais quatro ou cinco anos antes).
Estranho mesmo esse sucesso tardio e inesperado de um texto datado (pois os antiglobalizadores estão, ao que parece, em recuo, retrocesso, desespero, whatever...).
Vou ter de reler esse meu texto para saber o que ele contêm, de tão maravilhoso assim.
O trabalho está aqui: http://www.academia.edu/5873102/1297_Contra_a_antiglobaliza%C3%A7%C3%A3o_Contradi%C3%A7%C3%B5es_insufici%C3%AAncias_e_impasses_do_movimento_antiglobalizador_2004_
Vai entender...
Paulo Roberto de Almeida
RL
Universidade de Brasília - UnB
Post-Doc, Direito
DF
estudante
Fortaleza, Brazil
AC
Uerj
Graduate Student, Faculdade de Direito
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Undergraduate, Faculdade de Direito
DO
economist
Porto Alegre, Brazil
Promissão, Brazil
Economic Diplomacy + 4
GM
Universitário
Sabará, Brazil
Advogado
Goiânia, Brazil
AC
Researcher
Brasília, Brazil
AS
Rio De Janeiro, Brazil
Economic Diplomacy + 4
Professor na Escola EEB Osvaldo Cruz Rodeio - SC
Brazil
KB
MBA Student
Teresina, Brazil
Analista técnico Administrativo
Brasília, Brazil
MP
Rio De Janeiro, Brazil
Economic Diplomacy + 4
Campo Grande, Brazil
Education + 4
JL
São João, Brazil
Economic Diplomacy + 4
GV
Universidade Federal de Juiz de Fora
Undergraduate, Enfermagem
LO
Salvador, Brazil
Economic Diplomacy + 4
BD
Cachoeirinha, Brazil
Economic Diplomacy + 4
Estudante
João Pessoa, Brazil
DP
Bauru, Brazil
Economic Diplomacy + 4
Economic Diplomacy + 4
Professor de Ensino Religioso
San Diego, United States
HD
Rio De Janeiro, Brazil
Sustainability Indicators + 4
Recife, Brazil
Economic Diplomacy + 4
GS
Universidade Estacio de Sa, Brasil
Graduate Student, Relações Internacionais
RV
estudante de relações internacionais
Itajaí, Brazil
student
Itajaí, Brazil
Brasília, Brazil
Historical Anthropology + 4
AR
Posse, Brazil
Rituais Funerário + 4
AB
servidora pública federal
Brasília, Brazil
RO
São Paulo, Brazil
Economic Diplomacy + 4
Brazil
Literacy + 4
Estudante
Belém, Brazil
Pôrto União, Brazil
Economic Diplomacy + 4
Student
Niterói, Brazil
MM
Osasco, Brazil
Economic Diplomacy + 4
DA
Pelotas, Brazil
Direito + 4
LP
Estudante.
Recife, Brazil
GT
Santo André, Brazil
Economic Diplomacy + 4
Campinas, Brazil
Information Technology + 4
YN
student
Recife, Brazil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.