segunda-feira, 31 de julho de 2017

O Visconde do Rio Branco fala sobre educação e empreguismo: atual!

Algo soa familiar?

A frase do momento, ou de sempre:

"É uma verdade geralmente confessada que a população brasileira sofre de uma moléstia crônica e perniciosíssima, a empregocracia; mas poucos têm atinado com uma das causas que mais contribuem para esse mal - o sistema de instrução seguido em nossas escolas, colégios e liceus, quase exclusivamente literário. Nossos jovens... pela maior parte não aspiram senão a um título de bacharel ou doutor que lhes dê presunção de saber, e não descobrem outro meio de vida que o ofício de empregado público...

José Maria da Silva Paranhos

31a. Carta ao Amigo Ausente

Rio de Janeiro, 12 de julho de 1851

In: José Maria da Silva Paranhos, Cartas ao Amigo Ausente (Rio de Janeiro: Ministério das Relações Exteriores, Instituto Rio Branco, 1953), p. 188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.