quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Política Externa dos EUA no Oriente Médio e o Jihadismo - livro de Danilo Porfirio

Participei, na manhã de 27/02/2019, no campus de Taguatinga do Uniceub, do lançamento  desta grande obra – resultado de sua tese de doutoramento na Unesp –, com comentários sobre o Islã clássico, por parte da professora Carmen Lícia Palazzo. 



Trata-se de uma obra que tem o propósito de esclarecer sobre temas de direito e relações internacionais, sempre presentes em artigos e reportagens, porém sujeitos à desinformação: o Oriente Médio e o Islã. É comum associar o Islã ao terror, a Jihad ou guerra santa à violência brutal. Há um equívoco em transformar uma religião em sinônimo de barbárie. 


O Islã é uma expressão de mundo da vida, com estrutura tradicional
milenar, com sistema jurídico-político, um regime moral e solidário, tendo a Jihad ou Esforço, como princípio. Daí surgem perguntas: Há diferença entre Jihad e Jihadismo? Como um preceito ético torna-se fundamento para movimentos de insurgência político-terrorista, como o Al Qaeda ou ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante? As causas parecem estar vinculadas a ações de violência institucional e simbólica, resultantes do processo colonial conduzidos pelos europeus entre os séculos XVII-XX, mas qual é o papel norte-americano nesse processo, a partir do século XX? São questões que instigam a investigação sobre os Estados Unidos, sua formação, seus vínculos com os valores moderno-liberais e o desenvolvimento de suas tradições político-externas. É um trabalho de tradução, de reconhecimento, que não busca vilões, mas tenta contribuir minimamente para o diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.