Algumas informações e fotos da belíssima inauguração das novas instalações da Escola Superior de Guerra em Brasília (nos antigos locais da ESAF), com discursos e homenagens pela manhã, e um magnífico concerto com a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.
Carmen Lícia e eu adoramos os maestros (foram três) e todos os músicos concertistas do grande programa (abaixo reproduzido) do espetáculo da noite, no Teatro Pedro Calmon, do Comando Militar do Planalto, sobretudo o brilhante tenor Samuel Alves.
Paulo Roberto de Almeida
03 de Dezembro, 2019 - 10:40 ( Brasília )
Defesa
Novas instalações do Campus Jardim da ESG são inauguradas em Brasília
A Escola Superior de Guerra em Brasília deve abrir três novos cursos em 2020
Lane Barreto
Ocorreu, na segunda-feira (02), a Cerimônia da Inauguração das novas instalações do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG). A solenidade foi realizada na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – Campus Jardim, em Brasília (DF).
Entre as autoridades, estavam presentes o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; e o Comandante do Campus Brasília da ESG, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes.
“A data de hoje tem profundos e variados significados para a Escola Superior de Guerra e para o Ministério da Defesa. A ESG poderá concretizar seu planejamento estratégico de expansão do Campus Brasília, ampliar suas atribuições de ensino e revigorar e aperfeiçoar seu perfil acadêmico. Para isso, reduziremos o Campus Rio de Janeiro, incluindo a transferência do Comando da Escola em um futuro muito próximo”, explicou o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo.
Em discurso, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, esclareceu que o Campus da Escola foi concretizado em 2011, na cidade de Brasília, em “cumprimento à Estratégia Nacional de Defesa”. Entre as finalidades, estava a de aproximar a instituição do “centro político e de decisão do País”. “As excelentes instalações da nova sede abrem múltiplas e promissoras perspectivas para a Escola e para o próprio Ministério da Defesa, agregando enorme valor ao trabalho dedicado, comprometido e de alto nível que será aqui desempenhado”, afirmou o Comandante da ESG.
De acordo com o Almirante Alipio, a ESG Campus Brasília deve inaugurar, em 2020, três novos cursos. São eles: Curso de Extensão do Estado-Maior Conjunto; Curso de Extensão em Segurança Pública e Defesa Nacional, em parceria com Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal; e Curso de Extensão em Logística e Mobilização. Totalizando oito cursos regulares.
Durante a solenidade, o Ministro Fernando Azevedo entregou o Título de Conferencista Emérito da ESG ao Ex-Ministro da Defesa, Raul Bellens Jungmann Pinto, e ao Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente- Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Também houve entrega do Título de Amigo da ESG pelo Comandante da ESG, Almirante Alipio, e pelo Comandante do Campus Brasília da ESG, General Vendramin, ao Presidente da ENAP, Diogo Godinho Ramos Costa, e aos colaboradores da ENAP, Cilair Rodrigues de Abreu, Luiz Guilherme Oliveira Costa e Cícero da Luz.
Ao final do evento, o Ministro Fernando Azevedo e os Comandantes da ESG e do Campus Brasília da ESG descerraram a placa alusiva à ativação da ESG e o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, realizou a benção das instalações.
ESG
Sediada no Rio de Janeiro (RJ), a Escola Superior de Guerra foi criada em 20 de agosto de 1949, com o propósito de desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e de assessoramento superior nos campos da Defesa, da Segurança e do Desenvolvimento.
Fotos: Sargento Manfrim / MD
Minhas fotos do Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais no Teatro Pedro Calmon, do Comando Militar do Planalto, na mesma noite:
Verso do convite
Programa do concerto
Concerto para máquina de escrever, de Leroy Anderson, com o 2o. Sargento percussionista Elias.
Gaita de Foles na execução de Game of Thrones, de Ramin Djawadi, 1
Gaita de Foles na execução de Game of Thrones, de Ramin Djawadi, 2
O grande tenor Samuel Alves, cantando Nessum Dorma, da ópera Turandot, de Puccini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.