sábado, 3 de setembro de 2022

Planos para o Brasil, projetos para o mundo - O novo imperialismo britânico e o processo de Independência (1800-1831), de José Jobson de Andrade Arruda

O grande historiador econômico do século XIX, comparece com mais uma obra relevante: 


 Planos para o Brasil, Projetos para o Mundo - O novo imperialismo britânico e o processo de Independência (1800-1831), de José Jobson de Andrade Arruda

Editora: Alameda

  • Autor: José Jobson de Andrade Arruda
  • Páginas: 356 páginas

Semana da Independência: um novo livro do professor Jobson

O professor da Universidade de São Paulo José Jobson de Andrade Arruda volta ao tema da Independência aprofundando um tema crucial: a força do imperialismo inglês no século 19, em plena revolução industrial, a Independência do Brasil. Qual a ligação econômica e política da Inglaterra e a independência do Brasil, que tinha na agricultura exportadora o centro de sua produção? "Planos para o Brasil, Projetos para o Mundo" é um livro fundamental nos 200 anos da Independência.


Planos  para o  Brasil, projetos  para o  mundo - O novo imperialismo britânico e o processo de Independência (1800-1831), de José Jobson de Andrade Arruda 

Em um momento paradigmático de nossa história, em um mundo em crise, sob ameaças de destruição biológica e nuclear, de extinção de direitos democráticos e de autonomias políticas e que aponta o retorno de autoritarismos, é fundamental entender, através do processo da Independência, a formação do Brasil.

O tema da Independência sempre esteve nas preocupações do professor José Jobson Arruda. Em 1972, em seu doutorado, ao expor a importância do comércio colonial, defendeu a prosperidade efetiva da economia do Brasil, nesse contexto.

Esse trabalho, referência obrigatória no estudo da economia brasileira, foi gestado na reflexão que marcava os anos 1960 e 1970, sobre a dependência, tendo por centro o processo e paradoxos do surgimento da Nação, dentro da crise do Antigo Sistema Colonial. Este estudo, que aprofunda discussões apresentadas em Uma Colônia entre dois Impérios, contextualiza a separação formal de 1822, em seus intrincados antecedentes: ações diplomáticas, políticas e econômicas que colocaram, no centro, as estratégias do imperialismo inglês.

Vera Lúcia Amaral Ferlini
 

José Jobson de Andrade Arruda é professor emérito da Universidade de São Paulo e professor sênior do Departamento de História e Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP. Tem vários livros publicados, dezenas de artigos em veículos especializados e quase uma centena de orientações de mestrado e doutorado concluídas. Foi diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, diretor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do CNPq, vice-presidente da Fapesp e editor da Edusc.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.