domingo, 2 de outubro de 2022

Portal da revista Interesse Nacional: artigos sobre a Política Externa do Brasil - Rubens Barbosa

Portal da revista Interesse Nacional
A eleição presidencial deste domingo vai ser fundamental para a defesa dos interesses do Brasil e a projeção internacional do país. Ao longo da semana, o portal Interesse Nacional publicou uma série de artigos e entrevistas que analisam a importância da decisão política deste ano, seu impacto para o lugar do Brasil do mundo e para a própria democracia.

Em entrevista exclusiva, o historiador americano Bryan McCann analisou as semelhanças a situação do Brasil e a dos Estados Unidos após a saída de Donald Trump do poder. Ele alega que o risco ao estado de direito continuará existindo mesmo que haja uma mudança no governo brasileiro após as eleições. Outros artigos falam sobre a importância da eleição para o Mercosul, o contexto da política brasileira e sobre a violência política no país. 

Em editorial, o embaixador Rubens Barbosa, coordenador editorial da Interesse Nacional, argumenta que, após um ano de campanha eleitoral intensa e marcada pela ausência de discussões sobre os desafios e interesses nacionais, país necessita de estabilidade política e econômica para poder crescer, gerar renda e emprego. Leia o texto completo.

Repasse este e-mail para quem você quiser e avise que é possível assinar a newsletter do Interesse Nacional clicando aqui. 

Boa leitura!

Daniel Buarque
Editor-executivo - Interesse Nacional

As eleições e o lugar do Brasil no mundo

A decisão dos brasileiros nas urnas neste domingo foi o principal assunto da semana na Interesse Nacional, com uma série de entrevistas, análises, artigos e estudos que avaliam como o voto pode determinar o lugar do Brasil no mundo.
 

Democracia ameaçada

O aparente enfraquecimento político do presidente Jair Bolsonaro e a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto às vésperas da eleição deste ano não devem ser interpretados como sinais de que a democracia brasileira está à salvo, segundo o historiador americano Bryan McCann, professor da Universidade Georgetown. Para ele, mesmo se Bolsonaro perder e aceitar a derrota, ele vai continuar sendo uma ameaça ao estado de direito no país.

“Caso Bolsonaro perca, ele continuará sendo uma força política no Brasil. Mesmo se aceitar a derrota, ele pode continuar sendo uma força política que ameaça a democracia, assim como Trump nos EUA”, explicou McCann.

Leia a entrevista completa 

--------------------------------------------
 

A eleição, o Brasil e o Mercosul


Ameaças de Bolsonaro à democracia representam um sério risco para uma economia regional já frágil e para a estabilidade no continente, escreve em artigo exclusivo a psicóloga especializada em negócios Patricia de Oliveira Dias. Segundo ela, a crise institucional no Brasil e pode enfraquecer o Mercosul e abrir caminho para o retorno de governos autoritários à América do Sul.

Leia o artigo completo

--------------------------------------------
 

Violência política


A preocupação global com ação de grupos criminosos organizados na eleição brasileira deste ano ignora a longa história de violência política, troca de favores e clientelismo no país, com presença frequente de coronéis e ação de milícias, esquadrões da morte e grupos de extermínio. Em artigo exclusivo, o pesquisador do King's College London Nicholas Pope argumenta que as eleições são apenas a ponta de um iceberg político muito maior. Segundo ele, é importante também prestar atenção em como o poder e o controle são exercidos de forma sustentada e cotidiana entre os eventos eleitorais.

‘Desde a fundação da República em 1889, as instituições políticas do Brasil contam com a violência para que a política cotidiana funcione’, diz.

Leia o artigo completo

--------------------------------------------

O contexto e o futuro


Imitando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, Bolsonaro disse muitas vezes que pode não respeitar os resultados das eleições e que o sistema de justiça eleitoral não é confiável. Para o pesquisador Felipe Tirado, se Lula vencer, enfrentará uma série de obstáculos para restaurar o respeito às instituições nacionais do Brasil e ao Estado Democrático de Direito.

Leia o artigo completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.