domingo, 29 de janeiro de 2023

Um ano da morte do manipulador de consciências que quase destruiu a política no Brasil: Olavo de Carvalho


Não sou de fazer ofensas pessoais e não acho que OC tenha sido um imbecil. Era um polemista dotado de muita leitura e algumas boas reflexões sobre a deterioração da cultura no Brasil, mas também fez um enorme mal ao debate público pela exacerbação oportunista de uma fantasmagórica ameaça comunista e, sobretudo, por levar os beócios que ocuparam o poder entre 2019 e 2022, a destruir a diplomacia e o meio ambiente em especial. Foi vítima de suas próprias bobagens, sobretudo a insistência no fumo e a recusa das vacinas.

Opinião de um crítico:

“ Esse cara era perigoso. Um verdadeiro encantador de jumentos e de gado. Conseguiu a proeza de fazer com que idiotas se jactassem da sua ignorância e radicalismo. Conseguiu infiltrar seus pensamentos idiotas no meio militar e aproximou a forma de fazer política do Republicanismo radical Norte-americano ao Bolsonarismo. Foi o artífice do golpe, ao ponto de criticar Bolsonaro e os militares, sob o argumento de que haviam "perdido o momento" para o golpe. Seu maior legado foi deixar um Ministro da Educação  medíocre e um Chanceler que conseguiu destruir séculos de respeitabilidade da nossa diplomacia.”

Um julgamento peremptório:

"OC era louco. É preciso dizer com todas as letras. O fato de ter escrito alguns textos interessantes, até inteligentes, não elimina esse fato essencial. Era um desequilibrado mental, e nos últimos anos de vida não se dava sequer ao trabalho de esconder isso. De astrólogo, ex-muçulmano e ex-comunista, tornou-se um guru místico e líder de seita, abraçando teses estapafúrdias e distribuindo palavrões contra o mundo moderno, que ele odiava. Se tivesse se confinado aos livros, poderia até ter adquirido algum valor intelectual, como provocador cultural e polemista de algum talento. Mas tiveram a infeliz ideia de levá-lo a sério como "conselheiro político", posição que ele, embora negasse, assumiu com gosto. Os que assim o fizeram agiram como verdadeiros imbecis."

Gustavo Bezerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.