A poderosa Academia.edu
Paulo Roberto de Almeida
Consultando ocasionalmente os dados do Analytics para os últimos 30 dias, verifiquei que minha página recebeu mais de 3.500 visitas, sendo que cerca de 1.400 foram do próprio Brasil, seguido por curiosos dos EUA, com mais de 500 e depois uma sequência de mais de 125 países no mais remotos cantos do planeta, com spenas uma visita em mais de uma dúzia de pequenas nações na África ou na Ásia.
Nem todos os textos acessados eram de produção própria, pois eu também acabo colocando várias matérias de terceiros que julgo importantes para conhecimento geral; por exemplo, duas das matérias mais requisitadas, em inglês, se referem ao relatório de 2024 sobre Military Balance in the World e um artigo de Anne Applebaum sobre o terrivel desvio de políticas ocorrendo nos EUA.
Meus textos mais acessados se referem em geral a análises da política externa brasileira e sobre nossa história diplomática.
Sou grato a Academia.edu — ainda ao custo de 100 dólares por ano para vantagens especiais — pelo alcance e interação que permite entre acadêmicos, pois que eu também tenho acesso a uma enormidade de materiais valiosos, classificados exatamente nas minhas áreas de interesse. E ainda me consultam se podem classificar como meus citações em trabalhos onde aparece meu nome, sendo que perto de 1/5 ou menos são de homônimos, em trabalhos coletivos científicos, cabendo-me apenas clicar “not me”.
Outras plataformas nas quais também carrego textos meus são a Research Gate e a SSRN, mas elas permitem menos interações entre autores e leitores (sim, Academia.edu também é uma plataforma de mensagens no plano bilateral e respondo sempre a todas as consultas que me chegam).
Tenho livros inteiros em Academia.edu e suponho que isso ajuda muitos estudantes no Brasil e no mundo: um visita à seção de Readers ou Countries revela quase uma ONU inteira como origem dos acessos.
Grato Academia.edu, pela amplitude de interações em todos os quadrantes do mundo intelectual.
Paulo Roberto Almeida
Brasília, 17/04/2025
https://www.researchgate.net/profile/Paulo_Almeida2
https://unb.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.