sexta-feira, 30 de maio de 2025

Vitelio Brustolin: Linkedin Top Voice, uma grande distinção

 Transcrevo e cumprimento, o que apenas o reconhecimento de um trabalho acadêmico desempenhado ativamente e com grande honestidade intelectual. PRA

Agradecimento pela nomeação a LinkedIn Top Voice

Acabo de ser nomeado LinkedIn Top Voice. A primeira coisa que pensei foi: “por que eu?” Nunca tive um perfil pago em nenhuma rede social. Durante anos, só queria me dedicar aos estudos e à carreira científica. Costumava recusar pedidos de entrevistas e demorei para criar contas em redes sociais mais populares, como o Instagram, por exemplo. Até hoje não tenho Twitter – X, e nem TikTok.

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, as áreas que venho estudando há mais de 25 anos passaram a fazer parte do debate público. Geopolítica, Direito Internacional, Estudos Estratégicos, Relações Internacionais... temas de guerra.

Um dos meus orientadores costumava justificar a escolha pelas nossas áreas de pesquisa como a necessidade de estudarmos guerras para as evitarmos ou reduzirmos o seu potencial destrutivo. Ele dizia que a guerra é um assunto sério demais para ser deixado apenas para os militares.

Einstein, um pacifista cujas teorias científicas fundamentaram parte da teoria atômica e cuja carta deu origem ao Projeto Manhattan, sempre é citado no estudo da Big Science e sobre o que silenciosos cientistas podem fazer quando suas pesquisas são usadas como duais. 

Assim, quando a Guerra na Ucrânia escalou, em 2022, achei que precisava cumprir com a minha obrigação e contribuir com o que tenho estudado. Afinal, estou só retribuindo à sociedade pelas bolsas de estudo que recebi no mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A partir de então, vieram outras guerras, como as de Israel, Irã, Síria, Índia e Paquistão... além de conflitos velados entre superpotências, apagamento da ONU e ameaças nucleares.

Desde 2022, tenho sido entrevistado em média 320 vezes por ano. E posto trechos no LinkedIn e em outras redes sociais. Foram mais de 1.000 entrevistas nesses 3 anos e 3 meses. Tem sido difícil, mas se guerra e geopolítica se tornaram temas do cotidiano, é sinal de que nós, cientistas dessas áreas, precisamos compartilhar o que aprendemos.

Enfim, agradeço à equipe do LinkedIn pelo convite e parabenizo pela iniciativa. É raro se valorizar análises nas redes sociais. Espero continuar contribuindo para o debate público com os instrumentos que adquiri ao longo da vida.

Para quem quiser conectar, este é o meu perfil no LinkedIn: https://lnkd.in/dd2Fx8dB 

#LinkedIn #TopVoice #Cientista #Ciencia #EstadosUnidos #Trump #Ucrania #Russia #Europa #Brasil #Israel #China #India #Irã #Paquistao #Guerra #Clausewitz #EstudosEstrategicos #StrategicStudies #Realismo #Realism #Realpolitik #DireitoInternacional #InternationalLaw #Geopolitica #RelacoesInternacionais #Geopolitics #InternationalRelations #VitelioBrustolin #estudosestratégicos #ConselhoDeSeguranca #ONU #UN #SecurityCouncil @linkedinnoticias “

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.