Arnoud Bertrand escreveu:
Este pode ser o documento geopolítico mais notável que já vi sair de uma grande instituição europeia neste século.
O Parlamento francês acaba de produzir um relatório extraordinário de 153 páginas que pede nada menos que um realinhamento estratégico completo da Europa.
O documento desmantela sistematicamente o atual posicionamento geopolítico da UE — "vassalado" aos EUA, nas palavras do relatório — como um fracasso catastrófico que levou a UE a ver "sua influência diminuir e seus interesses mal protegidos".
O relatório detalha 50 recomendações, desde a "criação de uma moeda mundial comum" (recomendação nº 14) para desdolarizar a economia global até "substituir a estratégia da UE na região Indo-Pacífico por uma abordagem cooperativa que inclua a China" (recomendação nº 11).
Em geral, a recomendação central do relatório é que a Europa se liberte da subordinação atlântica e, em vez disso, alcance autonomia estratégica por meio de uma parceria com a China.
Isso marcaria uma reversão histórica completa: pela primeira vez desde a era colonial, o Ocidente histórico escolheria uma parceria estratégica igualitária com uma nação do Sul Global como alternativa às estruturas de aliança ocidentais.
O relatório está em francês, então escrevi um artigo detalhado detalhando suas descobertas e recomendações mais explosivas e explicando por que esta pode ser sua última chance de evitar a irrelevância em um mundo multipolar.
Veja o relatório aqui:
https://www.assemblee-nationale.fr/dyn/17/rapports/due/l17b1588_rapport-information.pdf
RAPPORT D’INFORMATION
DÉPOSÉ PAR LA COMMISSION DES AFFAIRES EUROPÉENNES (1)sur les relations entre l’Union européenne et la Chine,
ET PRÉSENTÉ PAR MME SOPHIA CHIKIROU, Députée
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.