segunda-feira, 18 de agosto de 2025

O Brasil tropeça em economia e em diplomacia, mas não precisa se alinhar a nenhuma grande potência - Paulo Roberto de Almeida

 Economia e diplomacia devem ser conduzidas sem paixões ou bravatas pessoais. 

    Trump atua de modo inaceitável, brutal, tanto em diplomacia quanto em economia. É um megalomaniaco que se acredita poderoso, quando na verdade está diminuindo o peso e o antigo prestígio dos EUA no mundo. 

        O Brasil deveria atuar de modo técnico, pela via multilateral, sem privilegiar nenhuma grande potência e sem provocações pessoais. 

        A família Bolsonaro prejudica terrivelmente milhares de empresas e de trabalhadores do Brasil, o que é inaceitável. 

        Um pouco menos de interesses ou de paixões pessoais, e mais avaliação realista das possibilidades dentro dos limites existentes ajudaria a administrar a presente crise. A presidente do México, por exemplo, está atuando de modo racional e soberano, sem pessoalizar nenhuma das questões e sem qualquer estridência no tom.

Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.