Como afundar o seu país em pouco menos de 4 anos? (Um manual trumpista)
Paulo Roberto de Almeida
É possível pensar em um acordo de livre comércio com um desvaireado que pensa que "tarifa" é a palavra mais bonita que existe no dicionário, e que não aceita qualquer coisa abaixo de 15%, como requerimento para "reindustrializar" um país que já está caindo aos pedaços?
A China já conseguiu um acordo de livre comércio com todos os países da Asean; poderia conseguir um novo acordo com o TPP a 11, e talvez um da APEC inteira (sem os EUA), mais Colômbia, Peru e Chile (só faltaria a Índia que consegue ser mais protecionista do que o Brasil), e teríamos a maior zona de livre comércio do mundo (mas sem os EUA, infelizmente). O Canadá, certamente e, quem sabe? a UE, poderiam entrar também. Quem sabe o Alckmin convence o Lula a aderir?
Seria a reconstrução do sistema multilateral de comércio desmantelado por Mister Trump.
Vamos apostar no Xi Jinping?
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 30 de outubro de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.