O que é que se pretende?
Dizer que os negros são mais merecedores de atenção e carinho do governo que os brancos pobres?
Criar uma nação, uma cultura, uma sociedade apartada das correntes nacionais miscigenadoras e "misturadoras" de todos os brasileiros?
Instalar uma forma perversa de Apartheid?
Paulo Roberto de Almeida
Pela primeira vez, Dia da Consciência Negra será comemorado oficialmente no País
Roldão Arruda, de O Estado de S.Paulo
Aqui abaixo, mais um exercício de mistificação histórica e de demagogia política, uma promoção oficial do racismo e do Apartheid:
Mês da Consciência Negra
Zumbi dos Palmares – Presente, sempre!
O Brasil está de parabéns. A presidenta Dilma sancionou, no dia 10 de novembro, a lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. É um reconhecimento da contribuição cultural dos escravos negros para a construção da identidade brasileira. Celebramos, no dia 20 de novembro, a memória do líder Zumbi dos Palmares, referência histórica dos negros na luta pela resistência à escravidão e pela busca de diretos e igualdade racial. É no Rio Grande do Sul que encontra-se o grupo Palmares de Porto Alegre, um dos movimentos negros mais organizados do país. Formado em 1971, o grupo luta pelo reconhecimento histórico dos negros na Constituição Federal. Aproveito e faço uma homenagem ao poeta gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira, um dos fundadores do Palmares de Porto Alegre, falecido em janeiro de 2009. É importante registrar o compromisso do Parlamento brasileiro com a luta por uma sociedade mais justa, solidária e com equidade racial, mesmo que a representação dos afrodescendentes no Legislativo ainda seja pequena. Afirmo que o Troféu Raça Negra 2011, a mim concedido pela Faculdade Palmares na última semana, representa o reconhecimento do esforço de Deputados e Deputadas, negros ou não, na defesa das causas do povo negro, da garantia de seus direitos e na promoção da igualdade racial. A igualdade é tema fundamental para o nosso país. O projeto, aprovado na Câmara e sancionado pela Presidenta, se soma ao projeto também já aprovado do Estatuto da Igualdade Racial. A Câmara dos Deputados vai continuar votando matérias de interesse do nosso povo, principalmente as que dialoguem com a questão da igualdade. Viva Zumbi dos Palmares! Viva o Dia Nacional de Consciência Negra! Deputado Federal Marco Maia Presidente da Câmara dos Deputados |
2 comentários:
EU NÃO TENHO NADA CONTRA OS NEGROS . MAS ACHO UM ABSURDO SEPARAR UM DIA PARA O CONSCIENCIA NEGRA , E AS TAIS COTAS PARAS OS NEGROS NAS UNIVERSIDADES ...ADMIRO MUITO O SENHOR NEGRO QUE ESTA LÁ NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ACASO ELE PRECISOU DE ( COTAS PARA NEGROS ) PARA CHEGAR ONDE CHEGOU ??????O MEU QUERIDO E AMADO BRASIL SÓ SERÁ UM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO, QUANDO A CAPACIDADE DO CIDADÃO FOR COLOCADA EM PRIMEIRO LUGAR , E NÃO A COR DA PELE MALACHHA-MAVET@HOTMAIL.COM
Comemorar o dia da consciência negra é dizer que o negro é diferente, especial, o que acaba ratificando o racismo... Se for para fazer um dia de consciência que seja uma que não tenha como principal a cor da pele. Talvez fazer um dia de consciência do pobre, porque assim remete à classe social, certo?? Agora, independente da cor da pele somos humanos e iguais, e não devemos dar nenhum motivo para que pensem o contrário. Concurso com você Paulo, assino embaixo. Grata. ;)
Postar um comentário