O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

domingo, 27 de novembro de 2011

O mundo sujo do petroleo: sentado confortavelmente no seu sofa...

Este blog, este autor já tratamos em diversas ocasiões do mundo sujo do petróleo, sujo a mais de um título: pela própria indústria de exploração, extração, transporte, refinação, venda, tudo muito poluente e contaminante, por vezes tóxico, em todo caso, muito cru e nauseabundo; sujo também pela imensa riqueza que esse produto extraordinário permite, e todos os golpes baixos a isso associados, como corrupção, rentismo, desigualdades, patifarias e coisas ainda piores associadas ao produto e sua indústria; sujo, por fim, pois o petróleo consegue, ou tem a capacidade de deformar a economia de um país, num sentido sempre mais perverso quando as instituições são fracas, e você acaba caindo não num modelo "norueguês" de exploração racional, pensando nas futuras gerações, mas num modelo nigeriano ou venezuelano, de corrupção e distorções terríveis na vida de um povo.
O Brasil está em face desses dois modelos agora, e os rentistas de sempre, políticos desclassificados, estão tentando nos fazer encostar nos dois últimos modelos em causa, quando o desejável seria o primeiro modelo. Em todo caso, vamos sujar nossa matriz energética, até aqui razoavelmente "limpa", por uma mais suja e potencialmente poluente, em mais de um sentido, inclusive das vontades e das políticas.
Mas o mundo do petróleo é vasto, e eu mesmo já o mencionei aqui, com a ajuda de especialistas com Daniel Yergin, autor de uma monumental história do petróleo, que já resenhei em mais de uma ocasião:



09 Jan 2011
“O 'Prêmio' do poder mundial é o petróleo”, Correio Braziliense (Brasília: 3 de agosto de 1992, p. 6, Caderno Internacional) [Resenha crítica do livro de Daniel Yergin, The Prize: The Epic Quest for Oil, Money and Power (New ...

20 Set 2011
Na verdade, Yergin acrescentou apenas um "Epílogo: A Nova Era do Petróleo" (p. 887-900), trazendo os dados até 2008 (quando o barril do petróleo andava a 147 dólares, ea gasolina custa 4 dólares o galão, nos postos ...
Agora, um leitor habitual, discreto como sempre, me envia a série televisiva que foi feita em torno desse livro:


"The Prize:The Epic Quest for Oil, Money and Power"; documentário produzido pela PBS/BBC (1993); baseado no livro homônimo de Daniel Yergin; dividido em 8 episódios:


-Part 2:"Empires of Oil" 

-Part 3:"Black Giant"

-Part 4:"War and Oil"

-Part 5:"Crude Diplomacy"

-Part 6:"Power to the Producers"

-Part 7:"The Tinderbox"

-Part 8:"New Order of Oil"

Desfrutem.
Paulo Roberto de Almeida

2 comentários:

Glauciane Carvalho disse...

Por alguns instantes, em leitura dinâmica, eu pensei que estava no blog do Green Peace...(Ops! Mas eu estava no blog de Paulo Roberto de Almeida, de fato, curioso!)
Releia, rapidamente, o que escreveu e veja se não tem a mesma percepção...

Paulo Roberto de Almeida disse...

Nao tenho absolutamente nada a ver com ecologistas malucos, tipo Green Peace.
O que nao me impede de reconhecer que o mundo do petroleo é sujo, poluidor, trapaceiro,sujeito a falcatruas, patifarias, rentismo, etc...
Paulo Roberto de Almeida