O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Meus livros podem ser vistos nas páginas da Amazon. Outras opiniões rápidas podem ser encontradas no Facebook ou no Threads. Grande parte de meus ensaios e artigos, inclusive livros inteiros, estão disponíveis em Academia.edu: https://unb.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida

Site pessoal: www.pralmeida.net.

quinta-feira, 29 de março de 2012

A pergunta do dia: companhias estrangeiras, ideias estrangeiras...

Recebi um comentário de um leitor de um dos meus posts -- sobre cadeia de produção da soja e o fato de que multinacionais processem a soja que os agricultores brasileiros produzem e vendem os produtos derivados -- concordando com o professor que primeiro se espantou com esse "horror econômico".
Daí fiz o seguinte comentário: 



"Está proibido multinacionais agregarem valor a commodities brasileiras?
Brasileiros estão proibidos de agregar valor a suas próprias commodities?
(...)
Por que é que os brasileiros são tão estúpidos que deixam apenas os gringos agregarem valor?
Mas, por que não competimos com ele?"

E terminei com a pergunta do dia:

Por que professores sempre tem preconceito contra companhias estrangeiras e nenhum preconceito contra todas as teorias estrangeiras -- francesas, alemãs, inglesas -- que eles importam e usam o tempo todo?
Que burrice não é?
Paulo Roberto de Almeida

Um comentário:

Nataniel disse...

LoL Definitivamente a pergunta do dia! Boa Sr Almeida!