O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Antagonista e Crusoé NÃO aceitam publicidade governamental: ISSO é o que espero de um veículo de notícias e de comentários

Permito-me reproduzir por inteiro – e convidar os potenciais interessados em assinar – uma nota dos dois órgãos de informação e opinião que assino e leio na maior extensão possível (não consigo ler tudo), exatamente pelas características que estão descritas nesta nota.
Raramente, ou quase NUNCA, eu faço qualquer tipo de publicidade neste meu espaço livro, neste meu quilombo de resistência intelectual – e sempre recusei propostas de publicidade, para ganhar dinheiro –, mas abro uma exceção para esta nota, não para simples publicidade, mas como expressão de uma atitude.
Paulo Roberto de Almeida

Caro leitor,


Talvez você ainda não saiba: O Antagonista e Crusoé NÃO aceitam qualquer recurso de origem pública.


NÃO aceitamos publicidade de governos (federal, estadual ou municipal), tampouco de órgãos do Legislativo ou do Judiciário.


Também NÃO veiculamos anúncios de estatais (Petrobras, BB, Caixa etc.) nem de empresas privadas enroladas em escândalos.


NÃO ACEITAMOS. NUNCA ACEITAMOS. DESDE O PRIMEIRO DIA.


O princípio é: o jornalismo independente não pode ter vínculos comerciais com autoridades e instituições que ele, o jornalismo independente, deve fiscalizar.


Agora você pode entender como governos compram o apoio de veículos de comunicação.


Felipe Moura Brasil escreveu artigo exclusivo que conta, passo a passo, como isso funciona:



Leia um trecho do artigo exclusivo:


" A distribuição de verbas de publicidade de governos, inclusive de estatais, a veículos de comunicação tem consequências (que a maioria da população desconhece) no próprio mercado de comunicação e no debate público e eleitoral de um país, ainda mais quando é feita sem transparência, nem critério técnico, nem fiscalização…” -- CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR A LER


Felipe Moura Brasil explica como funciona todo o processo.


E ajuda você a separar quem faz jornalismo independente de quem só está a fim de bajular os poderosos de plantão.


Isso, é claro, vai determinar o tipo de jornalismo ao qual você tem acesso.


Leia mais na Crusoé e libere todas as reportagens e artigo em uma CONDIÇÃO ESPECIAL:



Boa leitura e um abraço,

Equipes O Antagonista+ e Crusoé



Nenhum comentário: