O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

O vórtice da demência coletiva: alienação extrema chega ao Brasil sob Bolsonaro - Paulo Roberto de Almeida

 O vórtice da demência coletiva: alienação extrema chega ao Brasil sob Bolsonaro

Paulo Roberto de Almeida 

Raras vezes na história da humanidade se pode ver, tocar, registrar, conviver com um grau de loucura coletiva desenfreada tal como materializado na fúria incontrolável de milhares de fanáticos bolsonaristas que devastaram os três poderes do Estado em Brasília, em 8/01/2023. 

Precedentes podem ser considerados nos casos do suicídio coletivo promovido pelo pastor americano Jim Jones na Guiana (em 1978) e o do fanatismo exacerbado, de fato um delírio coletivo, de parte expressiva da população alemã sob Hitler a partir de 1933.

No caso do Brasil, não ocorreu o tipo de planejamento metódico, como o que Hitler promoveu a partir de sua prisão depois do putsch frustrado da cervejaria e da redação e publicação de Mein Kampf, tanto porque o inepto tenente rejeitado pelo Exército por terrorismo seria incapaz de articular o crescendo de loucura que estimulou desde 2018. Concorreram, no caso brasileiro, a ação golpista-tutelar de altos oficiais das FFAA - que quiseram fazer do medíocre político ex-militar sua alavanca em busca de poder e de benefícios pessoais e corporativos — e a mobilização política e financeira de empresários reacionários, devotados à mesma causa autoritária representada pelo representante da ala mais sombria da ditadura militar que destroçou a frágil democracia brasileira em 1964.

O elo militar-empresarial alimentou e promoveu nossa descida à loucura coletiva.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 11/01/2023


Nenhum comentário: