Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
terça-feira, 19 de junho de 2007
740) Surrealismo economico brasileiro...
Impostos
Uma das grandes esperanças da logística brasileira é a volta da navegação de cabotagem – a que percorre a costa do país. Só que se esbarra em uma questão paradoxal. Um navio que saia de Santos e vá para o nordeste, terá que pagar 35% de impostos. Um navio que chega da China ou de qualquer outro país e desembarca em Santos, não paga um centavo. Esse é o menor dos problemas para se ter uma cabotagem revigorada.
Um comentário:
É porque nós brasileiros somos ótimos anfitriões... somos delicados, gentis... agora imagine se chega uma visita na sua casa e você abre a porta num rompante, abre um sorriso mecânico e pergunta: o quê que ocê qué? Qué corrê a casa ou que bebê café? Decide porque o tempo tá correno... só pra ficar parado aí tem que pagá 35% do que ocê tem no borso... Opinião expressa por Comadre Nonóia que me ditou o texto por ser analfabeta.
Postar um comentário