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Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sábado, 10 de maio de 2008

869) Roubo institucionalizado: a representacao politica brasileira

O tema não tem absolutamente nada a ver com o objeto deste blog, tratando-se apenas de uma reação de um cidadão que, como a maior parte dos brasileiros, trabalha honestamente, cumpre seus deveres cívicos, paga impostos, não sonega (inclusive porque o sistema é extremamente eficiente e reduz ao mínimo essa possibilidade), acompanha a atualidade política e não cessa de se alarmar com o roubo institucionalizado que representa, hoje, nosso sistema político, com politicos profissionais ocupados em transferir renda do conjunto da populacao para seus bolsos (com honrosas e pouquíssimas exceções).
Por isso mesmo, julgo ser do meu dever, alem de ficar inutilmente indignado com o festival de bandalheiras e patifarias a que assistimos TODOS os dias, sem exceção, no cenário político, divulgar ao máximo o custo absurdo desses "representantes" de si mesmos, na esperança de que, outros cidadãos, conscientes, se mobilizem para tentar acabar com esse escândalo.
Nao tenho nenhuma ilusão de que isso ocorra any time soon, mas seria preciso dizer a esses bandidos oficiais que nos governam que ao menos eles não podem nos tomar por idiotas...
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Paulo Roberto de Almeida

Perdulário, submisso e impune
Claudio Weber Abramo
Folha de S. Paulo, 08.05.2008

Dado o peso financeiro das nossas representações parlamentares, é inevitável especular sobre a respectiva relação custo/beneficio

A Mesa Diretora da Câmara dos Depútados aumentou a verba mensal que cada deputado tem à disposição para pagamento de "as­sessores" de gabinete (cabos eleitorais, na verdade). O estipêndio passou de R$ 50 mil paraR$ 60 mil por mês. Cálculo da ONG Contas Abertas es tima que, com o aumento, o custo direto de cada deputado federal se ele vou a R$114 mil mensais. Isso inclui o seu salário, a tal remuneração a cabos eleitorais, uma mesada chamada "in denizatória", despesas com viagens e outros auxílios. Ao todo, R$ 1,368 milhão por ano para cada deputado.

A título de comparação, um membro da Casa dos Comuns britânica custa, por ano, 160 mil libras. Ao câmbio médio de abril de 2008, isso equivale a R$ 536 mil. Ou seja, o custo no minal de um deputado federal brasileiro é mais de 150% superior ao de um parlamentar britânico.
Na verdade, tal comparação é inadequada, pois não leva em conta as diferenças de renda e de custo de vida entre os dois países. Fatorando os números pelo PIB per capita (o da Grã Bretanha é quase quatro vezes superior ao do Brasil), resulta que o custo direto real de cada deputado federal brasileiro é dez vezes maior do que o que se observa na Grã-Bretanha.

Todas as Casas legislativas do país distribuem dinheiro a seus integrantes por conta da "indenização" de despesas alegadamente incorridas no exercício do mandato. Poucas exibem os números. Naquelas que o fazem, observam-se fenômenos curiosos. Por exemplo, cada deputado esta dual gaúcho tem o direito de gastar até R$ 6.100 por mês com combustíveis e manutenção de veículos. Quase todos usam o dinheiro integralmente, sem que a Casa dê a conhecer os respectivos comprovantes. Na Câmara dos Deputados, no Senado e em diversas. outras Casas, é igual: "indenizam-se os parlamentares, mas os comprovantes são mantidos em segredo.

Essa verdadeira festa da uva se repete na virtual totalidade das Casas legislativas do país. Estudos divulgados no ano passado pela Transparência Brasil sobre os orçamentos (ou se ja, custos globais; não apenas os custos diretos incorridos por cada parlamentar) do Congresso, de todas as Assembléias Legislativas estaduais e de todas as Câmaras Municipais de capitais revelam um quadro escandaloso. Para cada brasileiro, e em termos do salário mínimo anual, o peso de manter o Congresso Nacional (Câmara e Senado) é dez vezes superior ao peso correspondente para um cidadão britânico ou alemão, 8,8 vezes para um espanhol; cinco vezes para um norte-americano e assim por diante.

A maioria das Assembléias Legisla tivas estaduais custa mais para o cidadão do que custam todas as Assembléias nacionais européias. Duas Câmaras Muncipais (São Paulo e Rio de Janeiro) estão entre as campeãs mundiais de gastos. Tendo em vista o peso financeiro das representações parlamentares do país, é inevitável especular sobre a respectiva relação custo/benefício. E óbvio que a generosidade financeira, aliada à falta de controle, atrai caçadores de renda. .

Dados acumulados no projeto Excelências da Transparência Brasil mostram que a Câmara dos Deputados inclui entre seus integrantes nada menos que 178 indivíduos (ou seja, 35% do total de 513 deputados) que respondem em segunda ou terceira instância a processos judiciais por delitos graves ou já foram punidos por Tribunais de Contas. No Senado, essa razão é de 38%. Na Assembléia Legislativa de Goiás, eles são 73%, na de Rondônia, 58% etc.

Ao lado disso, os parlamentos brasileiros se entregam vorazmente ao jogo de cooptação orquestrado pelo Executivo. Como no Brasil o presidente da República pode nomear cerca de 24 mil pessoas para ocupar cargos de confiança, como o governador de São Paulo (por exemplo) nomeia 20 mil indivíduos, e isso se repete em todos os lugares, os Executivos usam a prerrogativa para comprar o apoio dos partidos, populando a administração com exércitos de agentes políticos cuja preocupação com o interesse público pode ser aquilatada pela estatística de casos de corrupção noticiados pela imprensa - nada menos de 1.240 novos escândalos por ano.

Disso só pode resultar o descrédito com a política que se observa no Bra sil, com desgaste da legitimidade da representação eleitoral. Isso só poderá ser revertido por alterações institucionais. Três sobressaem: reduzir de forma drástica a prerrogativa de o Poder Executivo nomear pessoas para ocupar cargos na administração; impedir que pes soas já condenadas em segunda instância em processos criminais participem da vida política; cortar a pelo menos um quinto os orçamentos dos Legislativos.

CLAUDIO WEBER ABRAMO, matemático pela USP e mestre em lógica e filosofia da ciência pela Unicamp, é di retor-executivo da Transparência Brasil, organização de dicada ao combate à corrupção.

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