O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sábado, 6 de agosto de 2011

Soldados e diplomatas: unidos pelo Conselho de Seguranca

Então fica assim: o que não se conseguiu em oito anos de gestão direta, poderá ser obtido em quatro anos de gestão coadjuvante, ou indireta.

Patriota diz que Amorim ajudará Brasil a obter vaga no Conselho da ONU
Jornal do Brasil, 6/08/2011

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, contribuirá para fortalecer o papel internacional do Brasil, ajudando-o na sua tentativa de conquistar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A avaliação foi feita nesta sexta-feira, no Rio, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Amorim, assinalou Patriota, tem grandes experiência em temas como desarmamento e não proliferação de armas nucleares, além de ter comandado o Itamaraty durante o governo Lula.

De acordo com Patriota, Amorim levará para o Ministério da Defesa "uma extraordinária experiência em temas que terão relevância na gestão da pasta, como, por exemplo, a atuação bem-sucedida do Brasil como Força de Paz no Haiti". "Ele também é um profissional extremamente comprometido com a integração sul-americana", destacou Patriota, que presidiu a solenidade em homenagem ao centenário de nascimento do político, jornalista e diplomata San Tiago Dantas, na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Patriota ressaltou ainda o papel do Brasil no processo de construção da paz e de cooperação entre as nações. "Estamos no Conselho de Segurança da ONU como membro não permanente e temos contribuído para estabelecer pontes entre diferentes posições. Tenho certeza que, à frente do Ministério da Defesa, ele (Amorim) ajudará a fortalecer o papel internacional do Brasil".

3 comentários:

Mário Machado disse...

Sensacional os fãs deles estão prontos pra dizer que 'ele escreve por linhas tortas'.

Por sinal só eu acho estranho um diplomata ter fãs?

Thiago "James" Leite Cruz disse...

Eu discordo sutilmente do comentário de Mário Machado, pois acho bastante plausível um diplomata ter fãs.
Eu mesmo, sou fã do sr. Paulo Roberto de Almeida e seu blog com posts inteligentes e livres das ideologias enganosas disseminadas pela sociedade.
Um forte abraço!
Espero encontrá-lo novamente no ENERI do ano que vem.

JOB FERREIRA DA CUNHA disse...

EU SOU FÃ APENAS DO SAMUEL PINHEIRO GUIMARÂES . JA OS OUTROS DIPLOMATAS , SEMPRE ACHEI QUE SÂO VERDADEIROS BURROS CARREGADOS DE LIVROS . TANTO QUE ATE HOJE, LÀ FORA E AQUI DENTRO ,O BRASIL CONTINUA SENDO UM PAIS DE SEGUNDO PLANO..ISTO POR CONTA DA DIPLOMACIA QUE ELE TEM ...