O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Ameaças do neointegralismo e do criacionismo no Brasil atual - Carmen Lícia Palazzo

 Estou sem o uso de meu canal no Facebook atualmente, mas faço questão ansoluta de postar neste meu blog Diplomatizzando duas postagens recentes de Carmen Licia Palazzo, a propósito de duas ameaças à democracia brasileira e à boa qualidade da educação pública (e privada) de nossas crianças e jovens, respectivamente representadas por um insidioso neointegralismo e por tendências crescentes de criacionismo nas escolas.

O Brasil não parece correr o risco de uma ditadura de esquerda ou de direita, ou de um assslto regressista e obscurantista sobre as instituições educativas, mas fascistas de esquerda e de direita e partidários da imbecilização criacionista são ameaças reais no presente momento.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 6 de junho de 2024 (80 anos do Dia D)


Carmen Lícia Palazzo:

“ Estou mais próxima dos ditos "liberais clássicos" do que da esquerda, no entanto tenho verdadeira abominação pela extrema-direita brasileira que está se infiltrando em diversos nichos da sociedade e fazendo estragos assustadores.

Gente como a família que prefiro não nomear aqui e que nos governou recentemente, políticos como o van Hatten e tantos outros, são um perigo infinitamente maior do que a esquerda, que pode estar errando bastante, mas não se iguala ao fascismo ou até a um certo neo-integralismo estranho que tenho visto ser defendido por algumas pessoas.

Na Segunda Guerra foi evidente, a partir de um determinado momento, que o mundo deveria se unir, JUNTO COM A ESQUERDA para derrotar o FASCISMO. Houve, depois, sim, líderes de esquerda que foram terríveis, há ditaduras de esquerda atualmente que são péssimas, como toda a ditadura, mas ninguém pode esquecer que aqui tão próximo, além da ditadura do Brasil, tivemos a inominável barbárie do Pinochet e dos diversos ditadores argentinos.

A direita acha que pode abraçar o mandante esquartejador de jornalista, ditador da Arábia Saudita, mas tem que condenar só o Maduro (que abomino também, mas abomino ainda mais o Bin Salman, por tudo). O ex-presidente foi asqueroso ao se fotografar ao lado do Bin Salman e dizer que "muitas MULHERES brasileiras gostariam de estar ali no lugar dele". Só se fosse a mulher dele, não duvido... Achei aquela fala absolutamente horrenda e desrespeitosa com todas as mulheres brasileiras!

Fica, mais uma vez, o aviso, essa gente é PERIGOSA. Muito mais perigosa do que o professor de História de esquerda que, em um país injusto como o Brasil, alerta os alunos para as desigualdades sociais. Não concordo com a receita da esquerda para a Economia, não acho que, a médio prazo, vá dar bom resultado para o Brasil. Minha "filiação ideológica" em assuntos econômicos é ao grupo do Plano Real, mas isso já é outra discussão e envolve aspectos técnicos. O PERIGO, AGORA, É MUITO CLARO.”

“ Criacionismo está sendo ensinado, de maneira algumas vezes sutil, outras vezes clara, para as crianças, JUNTO com o Evolucionismo como se fosse OUTRA das visões do início da vida na terra. NÃO É! Criacionismo é CRENÇA RELIGIOSA e em HIPÓTESE ALGUMA pode ser ENSINADO NAS ESCOLAS, em AULA DE CIÊNCIAS. 

Há um movimento de evangélicos, seguido por alguns católicos fundamentalistas, para que os professores que são religiosos (e com apoio de alguns diretores de escolas, inclusive públicas) para que isso ocorra.

É GRAVÍSSIMO.”

Nenhum comentário: