O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Concurso para a diplomacia 2011: 26 vagas (apenas...)

Fonte: http://www.politicaexterna.com/16133/cacd-novidades-aos-aspirantes#ixzz16y00Ai00 http://www.politicaexterna.com

Portaria No- 708, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2010

O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DAS RELAÇÕES EXTERIORES, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto nos artigos 1º e 5º do Regulamento do Instituto Rio Branco, aprovado pela Portaria de 20 de novembro de 1998, publicada no Diário Oficial da União de 25 de novembro de 1998, e alterado pela Portaria nº 11, de 17 de abril de 2001, publicada no Diário Oficial da União de 25 de abril de 2001, resolve:
Art. 1º. Ficam estabelecidas as normas que se seguem para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2011.
Art. 2º. O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2011constará, na Primeira Fase, de prova objetiva, de caráter eliminatório, constituída de questões de Português, de História do Brasil, de História Mundial, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público.
Art. 3º. ASegunda Fase constará de prova discursiva eliminatória e classificatória de Português.
Parágrafo único. Será estabelecida nota mínima para a prova de Português.
Art. 4º. A Terceira Fase constará de provas discursivas de História do Brasil, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público.
Parágrafo 1º. As seis provas da Terceira Fase terão peso equivalente.
Parágrafo 2º. Será estabelecida nota mínima para o conjunto das provas da Terceira Fase.
Art. 5º. A Quarta Fase constará de provas escritas de Espanhol e de Francês, de caráter exclusivamente classificatório.
Parágrafo único. Para efeitos de classificação, cada uma das provas da Quarta Fase terá peso equivalente a metade do peso de cada uma das provas da Terceira Fase.
Art. 6º. Serão oferecidas, no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2011, 26 (vinte e seis) vagas para a classe inicial da Carreira de Diplomata.
Art. 7º. O Diretor-Geral do Instituto Rio Branco fará publicar o Edital do Concurso.
RUY NUNES PINTO NOGUEIRA

6 comentários:

alberto martins disse...

Bom dia,

Existe alguma possibilidade de o CACD deixar de ser anual, sendo interrompido por tempo indeterminado, já que o número de vagas oferecidas para 2011 foi reduzida em quase 75%?

Att

Alberto

Paulo Roberto de Almeida disse...

Alberto,
A anualidade do concurso é assegurada, mas nao tem nada a ver com o número de vagas disponíveis, simplesmente vinculadas aos cargos existentes. Todo semestre tem promocoes e aposentadorias, entao sempre haverá vagas.
Nao houve diminuicao de 75pc, o que houve foi uma readequacao aos cargos existentes. Antes houve expansao dos quadros, em quase 100pc, agora estao ocupadas as vagas e as que restam sao residuais.
Paulo Roberto de Almeida

Franciani Galvão disse...

Se haverá concurso para 2011, porque não encontramos o edital para inscrição? Uma vez que nos encontramos na época que nos anos anteriores foram abertas as inscrições?
grata

Anônimo disse...

Ouvi dizer que existe um projeto em tramitação no Congresso Nacional propondo 100 vagas para a Carreira Diplomática. Só que esse projeto ainda não foi votado em 2010. É possivel que venhamos a ter dois concursos em 2011, como já ocorreu em 2003?
Importante ressaltar que 2003, também houve transição de governo.
At. Felipe Manoel Passos

Paulo Roberto de Almeida disse...

Sim, ouvi falar de um projeto nesse sentido (desculpe não ser mais específico, mas acabo de voltar de 8 meses na China, ausente de notícias da Santa Casa).
Pode ser que isso ocorra, mas não tenho ideia de como será feito...
Paulo R. Almeida

Anônimo disse...

Caro Dr. P.R.A.,

Santa Casa! É "grego da melhor época!"(..como diriam os franceses na Paris de antanho: "petite maison"...!)

Definição melhor não há!

Sensacional!

vale!