O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Meus livros podem ser vistos nas páginas da Amazon. Outras opiniões rápidas podem ser encontradas no Facebook ou no Threads. Grande parte de meus ensaios e artigos, inclusive livros inteiros, estão disponíveis em Academia.edu: https://unb.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida

Site pessoal: www.pralmeida.net.

domingo, 7 de abril de 2019

Bolsonaro: o imigrante anti-imigrante (o que diriam os seus avós?)

O presidente brasileiro realizou sua primeira visita aos Estados Unidos entre  18 e o 20 de março passados. Em sua agenda, além do encontro com Trump, visitou as instalações da CIA e concedeu uma entrevista à Fox News, na qual afirmou: 
Estamos de acordo com a decisão ou proposta do presidente Trump sobre o muro. A grande maioria dos imigrantes potenciais não têm boas intenções. Não pretendem fazer o melhor nem fazer bem aos americanos. 
E acrescentou na mesma entrevista para a cadeia americana: 
Eu gostaria muito que os Estados Unidos respaldassem a política de imigração atual, porque em grande medida devemos nossa democracia no hemisfério sul aos Estados Unidos.
O presidente Bolsonaro deveria interrogar sua própria família, os ascendentes quero dizer, pois os descendentes são ainda piores a esse respeito, sobre a opinião deles a respeito dessa postura anti-imigratória.
Talvez quando visite a aldeia de origem de seus avós ele mude de ideia sobre o papel eminentemente positivo da imigração na vida dos povos.
O Brasil, como os Estados Unidos, só existem em sua forma atual graças aos imigrantes.
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: