O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Meus livros podem ser vistos nas páginas da Amazon. Outras opiniões rápidas podem ser encontradas no Facebook ou no Threads. Grande parte de meus ensaios e artigos, inclusive livros inteiros, estão disponíveis em Academia.edu: https://unb.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida

Site pessoal: www.pralmeida.net.

domingo, 9 de março de 2025

Uma nova era na história da humanidade? - Paulo Roberto de Almeida

Uma nova era na história da humanidade?

Paulo Roberto de Almeida

A verdade verdadeira é que Trump e seus assessores não têm a menor ideia do que fazer com as tais “tarifas recíprocas”, uma imbecilidade sem tamanho, jamais vista na história do comércio mundial. 

Aliás, nem Lula, ou seus assessores, saberiam o que fazer para responder de maneira não imbecil a uma imbecilidade original. 

Como sempre haverá mais fumaça do que fogo, e a única coisa certa não é nem a incerteza, mas o caos, que é a única certeza que pode sair de um cérebro doentio como o de Trump.

Os historiadores, que já inventaram uma coisa chamada Renascimento entre a Idade Média e a era Moderna, antes da Contemporânea, vão ter de criar um equivalente para Caos, depois da Contemporaneidade, um recuo formidável nos progressos sociais e institucionais dos últimos 150 anos. 

Em estreita aliança com Putin, o idiota parece mesmo capaz de criar a maior confusão no sistema internacional, afetando, pois, todos os países do mundo, inclusive o Brasil.

Se Lula for visitar Putin no dia 8 de maio, ele jogará o Brasil no meio da confusão monumental criada pelos dois terroristas.

O século XXI já começou a entortar…

Paulo Roberto Almeida

Brasília, 9/03/2025


Nenhum comentário: