Minha opinião é a de que vai manter, até onde for possível, o representante oficial em Damasco.
Se as circunstâncias ditarem outra política, assim será feito, mas não para atender o deputado...
Paulo Roberto de Almeida
Jordy pede ao governo brasileiro retirada de embaixador brasileiro da Síria
O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), enviou, nesta sexta-feira (24), pedido ao Ministério das Relações Exteriores sugerindo que o governo brasileiro retire da Síria o embaixador Edgard Antonio Casciano, lotado em Damasco. A solicitação foi feita por meio de um requerimento de indicação ( leia íntegra abaixo ), que é um instrumento de que dispõe o Legislativo para sugerir a outro poder a adoção de providências.
Para o parlamentar, esta seria uma forma de mais um país da comunidade internacional pressionar e isolar o ditador sírio Bashar al-Sad , acusado de cometer graves violações aos direitos humanos em ações contra a oposição ao seu governo.
Num documento, elaborado pela ONU e sob a coordenação do brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, o ditador seria o responsável diretamente por promover "amplas, sistemáticas e graves violações de direitos humanos, que se constituem em crimes contra a Humanidade".
A situação na Síria é gravíssima e tende a piorar. Nesse sentido, o Brasil, por ter tradição na defesa dos direitos humanos precisa empreender ações firmes no caso em questão. E uma destas medidas é chamar de volta o seu embaixador, disse o deputado brasileiro.
Países do Golfo Pérsico, os Estados Unidos, a França, a Itália, a Inglaterra e, mais recentemente, o Egito, já chamaram de volta seus embaixadores que serviam na capital síria.
O Requerimento de Indicação foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.
(Do Sr. Arnaldo Jordy)
Requer o envio de Indicação ao Ministro das Relações Exteriores, sugerindo a imediata retirada do embaixador do Brasil na Síria, em protesto aos sistemáticos crimes contra a humanidade cometidos pelo governo desse país.
Senhor Presidente,
Requeiro a Vossa Excelência, com base no artigo 113, inciso I, 1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja encaminhada ao Excelentíssimo Ministro das Relações Exteriores, Sr. ANTONIO DE AGUIAR PATRIOTA, Indicação sugerindo a imediata retirada do embaixador do Brasil na Síria, em protesto aos sistemáticos crimes contra a humanidade cometidos pelo governo desse país.
Sala das Sessões, em 24 de fevereiro de 2012.
Deputado ARNALDO JORDY
PPS/PA
(Do Sr. Arnaldo Jordy)
Indicação ao Ministro das Relações Exteriores, sugerindo a imediata retirada do embaixador do Brasil na Síria, em protesto aos sistemáticos crimes contra a humanidade cometidos pelo governo desse país.
Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Há onze meses, o governo sírio de Bashar al-Assad é alvo de manifestações a favor da implantação de um regime democrático no país. Os resultados da dura repressão estatal contra os protestantes apontam, até o momento, para um número alarmante de cerca de 7,5 mil mortos. Além desses, 70 mil sírios foram obrigados a deixarem suas casas e 20 mil tornaram-se refugiados com destino a outros países.
Sala das Sessões, em 24 de fevereiro de 2012.
Deputado ARNALDO JORDY
PPS/PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário