O próximo Foro da Liberdade do qual participarei na segunda-feira 11/04/2022.
Paulo Roberto de Almeida
Fórum da Liberdade começa na segunda-feira com volta de edição presencial; veja programação
A 35º edição do evento traz nomes nacionais e internacionais para debater a liberdade de expressão
Com o tema “Você é Livre para Discordar?”, o Fórum da Liberdade reabre sua arena de debates na próxima segunda-feira (11), no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A 35ª edição do evento marca a volta da programação presencial, após dois anos de edições somente online. As palestras vão até terça-feira (12).
Os painéis também terão transmissão online e gratuita pelos canais oficiais do evento. A expectativa é reunir um público de mais de 20 mil pessoas, presencial e virtualmente. Em 2021, a edição em formato online teve 17 mil inscritos.
O Fórum da Liberdade reunirá estudiosos, empreendedores e representantes nacionais e internacionais (veja a programão abaixo). Entre as atrações, são aguardadas as palestras do historiador Niall Ferguson, do economista norte-americano John Cochrane, e da editora colaboradora do The Spectator Melissa Chen.
Gabriel Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), que promove o Fórum, destaca que os painéis terão como foco o debate sobre os limites da liberdade de expressão.
— É o grande tema do momento. Falar sobre liberdade de expressão, intolerância, tolerância, e as dificuldades das pessoas e das autoridades de lidarem com opiniões divergentes. Pensar que mundo é este em que tem de ficar se autopoliciando em relação ao que se diz e correndo o risco de ser sempre mal-interpretado ao invés de as pessoas pensarem e tentarem entender — defende Torres.
Na terça-feira (12), os caminhos que se desenham para o Brasil com a proximidades das eleições serão discutidos pelo ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) e pelo cientista político e pré-candidato do partido Novo, Luiz Felipe d’Ávila. Seria o tradicional debate dos presidenciáveis, mas o painel mudou de nome após indefinição sobre a candidatura de Moro ao Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o ex-governador João Doria (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB) foram convidados, mas não confirmaram presença.
Os ingressos estão à venda no segundo lote e podem ser adquiridos nas categorias Standard (R$ 209,90) e Premium (R$ 499,90). As vendas ocorrem pelo site do Sympla (sympla.com.br). Os ingressos VIP, que dão acesso ao almoço de abertura na Associação Leopoldina Juvenil, estão esgotados.
A programação do evento acontece das 14h às 21h na segunda-feira e das 10h30 às 21h na terça. O Centro de Eventos da (PUCRS) fica na Avenida Ipiranga, 6.681, no prédio 41.
Serviço:
- Quando: 11 e 12 de abril
- Onde: Centro de Eventos da PUCRS
- Ingressos: sympla.com.br
- Transmissão online: forumdaliberdade.yazo.com.br
- Mais informações: forumdaliberdade.com.br
Programação
Segunda-feira, 11 de abril
11h30min - Almoço de abertura com o painel Quais os limites da tolerância?
Fernando Schüler, doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas, e Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor
*agenda ocorre no Clube Leopoldina Juvenil (exclusivo para participantes com ingresso VIP)
14h30min - Autoritarismo e liberdade de expressão
Roberto Salinas, presidente do Fórum Empresarial do México, Tom Palmer, vice-presidente de Programas Internacionais da Atlas Network, e Paulo Roberto de Almeida, doutor em Ciências Sociais, mestre em Planejamento Econômico e diplomata
15h45min - Discurso de abertura e entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas
Gabriel Picavêa Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE)
17h15min - A América Latina tem salvação?
Javier Milei, deputado nacional de Buenos Aires, e Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos
18h15min - Guerras culturais são a nova Guerra Fria?
Melissa Chen, editora e colaboradora da revista britânica The Spectator, João Pereira Coutinho, doutor em Ciência Política e Relações Internacionais, e Stephen Hicks, professor de Filosofia na Rockford University, direto executivo do Center for Ethics and Entrepreneurship e senior scholar na The Atlas Societ
19h45min - A Economia vem depois?
John Cochrane, economista norte-americano
Terça-feira, 12 de abril
10h30min - Lucro e sustentabilidade são compatíveis?
Tobias Chanan, formado em Plant Based Cuisine na Plant Lab com o chef Matthew Kinney, Leandro Narloch, jornalista e escritor brasileiro, e Alexander McCobin, bacharel em Filosofia e Economia
14h - Separando fato de opinião
Johan Norberg, autor, conferencista e documentarista sueco, Francisco Bosco, filósofo, escritor e letrista brasileiro, e Madeleine Lacsko, jornalista especializada em Cidadania Digital
15h15min - Há limites para a liberdade de expressão?
Gustavo Maultasch, diplomata e Ph.D. em Administração Pública pela Universidade de Illinois-Chicago, e Rodrigo Marinho, advogado, professor, mestre em Direito Constitucional e empresário
16h45min – Quais os caminhos para o Brasil?
Sergio Moro e Luiz Felipe d’Avila
19h - palestra de encerramento: Sociedades Livres vs. Sociedades Não Livres
Niall Ferguson, historiador e escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário