O próximo Foro da Liberdade do qual participarei na segunda-feira 11/04/2022.
Paulo Roberto de Almeida
Fórum da Liberdade começa na segunda-feira com volta de edição presencial; veja programação
A 35º edição do evento traz nomes nacionais e internacionais para debater a liberdade de expressão
Com o tema “Você é Livre para Discordar?”, o Fórum da Liberdade reabre sua arena de debates na próxima segunda-feira (11), no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A 35ª edição do evento marca a volta da programação presencial, após dois anos de edições somente online. As palestras vão até terça-feira (12).
Os painéis também terão transmissão online e gratuita pelos canais oficiais do evento. A expectativa é reunir um público de mais de 20 mil pessoas, presencial e virtualmente. Em 2021, a edição em formato online teve 17 mil inscritos.
O Fórum da Liberdade reunirá estudiosos, empreendedores e representantes nacionais e internacionais (veja a programão abaixo). Entre as atrações, são aguardadas as palestras do historiador Niall Ferguson, do economista norte-americano John Cochrane, e da editora colaboradora do The Spectator Melissa Chen.
Gabriel Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), que promove o Fórum, destaca que os painéis terão como foco o debate sobre os limites da liberdade de expressão.
— É o grande tema do momento. Falar sobre liberdade de expressão, intolerância, tolerância, e as dificuldades das pessoas e das autoridades de lidarem com opiniões divergentes. Pensar que mundo é este em que tem de ficar se autopoliciando em relação ao que se diz e correndo o risco de ser sempre mal-interpretado ao invés de as pessoas pensarem e tentarem entender — defende Torres.
Na terça-feira (12), os caminhos que se desenham para o Brasil com a proximidades das eleições serão discutidos pelo ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) e pelo cientista político e pré-candidato do partido Novo, Luiz Felipe d’Ávila. Seria o tradicional debate dos presidenciáveis, mas o painel mudou de nome após indefinição sobre a candidatura de Moro ao Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o ex-governador João Doria (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB) foram convidados, mas não confirmaram presença.
Os ingressos estão à venda no segundo lote e podem ser adquiridos nas categorias Standard (R$ 209,90) e Premium (R$ 499,90). As vendas ocorrem pelo site do Sympla (sympla.com.br). Os ingressos VIP, que dão acesso ao almoço de abertura na Associação Leopoldina Juvenil, estão esgotados.
A programação do evento acontece das 14h às 21h na segunda-feira e das 10h30 às 21h na terça. O Centro de Eventos da (PUCRS) fica na Avenida Ipiranga, 6.681, no prédio 41.
Serviço:
- Quando: 11 e 12 de abril
- Onde: Centro de Eventos da PUCRS
- Ingressos: sympla.com.br
- Transmissão online: forumdaliberdade.yazo.com.br
- Mais informações: forumdaliberdade.com.br
Programação
Segunda-feira, 11 de abril
11h30min - Almoço de abertura com o painel Quais os limites da tolerância?
Fernando Schüler, doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas, e Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor
*agenda ocorre no Clube Leopoldina Juvenil (exclusivo para participantes com ingresso VIP)
14h30min - Autoritarismo e liberdade de expressão
Roberto Salinas, presidente do Fórum Empresarial do México, Tom Palmer, vice-presidente de Programas Internacionais da Atlas Network, e Paulo Roberto de Almeida, doutor em Ciências Sociais, mestre em Planejamento Econômico e diplomata
15h45min - Discurso de abertura e entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas
Gabriel Picavêa Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE)
17h15min - A América Latina tem salvação?
Javier Milei, deputado nacional de Buenos Aires, e Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos
18h15min - Guerras culturais são a nova Guerra Fria?
Melissa Chen, editora e colaboradora da revista britânica The Spectator, João Pereira Coutinho, doutor em Ciência Política e Relações Internacionais, e Stephen Hicks, professor de Filosofia na Rockford University, direto executivo do Center for Ethics and Entrepreneurship e senior scholar na The Atlas Societ
19h45min - A Economia vem depois?
John Cochrane, economista norte-americano
Terça-feira, 12 de abril
10h30min - Lucro e sustentabilidade são compatíveis?
Tobias Chanan, formado em Plant Based Cuisine na Plant Lab com o chef Matthew Kinney, Leandro Narloch, jornalista e escritor brasileiro, e Alexander McCobin, bacharel em Filosofia e Economia
14h - Separando fato de opinião
Johan Norberg, autor, conferencista e documentarista sueco, Francisco Bosco, filósofo, escritor e letrista brasileiro, e Madeleine Lacsko, jornalista especializada em Cidadania Digital
15h15min - Há limites para a liberdade de expressão?
Gustavo Maultasch, diplomata e Ph.D. em Administração Pública pela Universidade de Illinois-Chicago, e Rodrigo Marinho, advogado, professor, mestre em Direito Constitucional e empresário
16h45min – Quais os caminhos para o Brasil?
Sergio Moro e Luiz Felipe d’Avila
19h - palestra de encerramento: Sociedades Livres vs. Sociedades Não Livres
Niall Ferguson, historiador e escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.