O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 30 de abril de 2022

Tarefas a serem feitas na frente externa - Paulo Roberto de Almeida

 Tarefas a serem feitas na frente externa

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 30/04/2022


O Brasil precisa fechar o parêntese de 4 anos de retrocessos na governança, em especial na área externa, e começar desde já o trabalho de reconstrução do que foi destruído em termos de credibilidade internacional do Brasil. 

Quem o fará? Os próprios mandarins, os burocratas do setor? A comunidade acadêmica? Os grandes veículos da mídia tradicional? Todos eles juntos?

A restauração dos princípios e valores da diplomacia nacional, a recomposição de uma declaração de diretrizes prioritárias no âmbito da política externa, compatível com os interesses nacionais — não com os preconceitos ideológicos e as deformações conspiratórias de uma franja lunática de amadores e incompetentes, como são os que deram o padrão lamentável da diplomacia bolsolavista desde 2019 — são tarefas urgentes a serem empreendidas por todos aqueles comprometidos com a refundação da política externa e da diplomacia brasileira.

Vou dar a minha contribuição nessa área.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 30/04/2022

Nenhum comentário: