O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Como andamos para trás! - Embaixador Sergio Abreu e Lima Florêncio

 Como andamos para trás!

Embaixador Sergio Abreu e Lima Florêncio
Autor do livro Diplomacia, Revolução e Afetos: de Vila Isabel a Teerã (Curitiba: Appris, 2022)
Brasília, 20/04/2022
Em 1976, diante de provas irrefutáveis da prática de tortura pela ditadura militar, o Almirante Júlio Bierrenbach, meu tio em segundo grau, Ministro do Superior Tribunal Militar - STM, afirmava. " Não podemos admitir que o homem, depois de preso, tenha sua integridade fisica atingida por indivíduos covardes, na maioria das vezes, de pior caráter que o encarcerado."
Em 2022, vem a público mais de 10 mil horas de gravação de sessões do STM. Foram examinados na época casos de tortura que provocaram a indignação de Ministros como Julio Bierrenbach e Rodrigo Otavio.
Diante de tão vergonhosas evidências, o atual Presidente do STM, Luis Carlos Gomes Matos, declara. " Simplesmente ignoramos uma notícia tendenciosa daquela, que nós sabemos o motivo, né?"
Logo em seguida, o Vice-Presidente da República , com ar de deboche, acrescenta. " Vai tirar do túmulo?"
O Vice e o Presidente da República, repetidas vezes, afirmam sua admiração pelo oficial Brilhante Ustra, um dos maiores torturadores no regime militar.
Ao comparar as declarações dos Ministros do STM em 1976, com a reação do atual Presidente do STM e com o deboche seguido de riso do Vice- Presidente, em 2022, a conclusão é inescapável. Como andamos para trás!
Triste Brasil.


Nenhum comentário: