Omar Freitas / Agencia RBS
Última edição do evento com público presencial foi realizada em 2019, antes da pandemia

Com o tema “Você é Livre para Discordar?”, o Fórum da Liberdade reabre sua arena de debates na próxima segunda-feira (11), no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A 35ª edição do evento marca a volta da programação presencial, após dois anos de edições somente online. As palestras vão até terça-feira (12).  

Os painéis também terão transmissão online e gratuita pelos canais oficiais do evento. A expectativa é reunir um público de mais de 20 mil pessoas, presencial e virtualmente. Em 2021, a edição em formato online teve 17 mil inscritos.


O Fórum da Liberdade reunirá estudiosos, empreendedores e representantes nacionais e internacionais (veja a programão abaixo). Entre as atrações, são aguardadas as palestras do historiador Niall Ferguson, do economista norte-americano John Cochrane, e da editora colaboradora do The Spectator Melissa Chen.

Gabriel Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), que promove o Fórum, destaca que os painéis terão como foco o debate sobre os limites da liberdade de expressão. 

— É o grande tema do momento. Falar sobre liberdade de expressão, intolerância, tolerância, e as dificuldades das pessoas e das autoridades de lidarem com opiniões divergentes. Pensar que mundo é este em que tem de ficar se autopoliciando em relação ao que se diz e correndo o risco de ser sempre mal-interpretado ao invés de as pessoas pensarem e tentarem entender — defende Torres. 

Na terça-feira (12), os caminhos que se desenham para o Brasil com a proximidades das eleições serão discutidos pelo ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) e pelo cientista político e pré-candidato do partido Novo, Luiz Felipe d’Ávila. Seria o tradicional debate dos presidenciáveis, mas o painel mudou de nome após indefinição sobre a candidatura de Moro ao Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o ex-governador João Doria (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB) foram convidados, mas não confirmaram presença. 

Os ingressos estão à venda no segundo lote e podem ser adquiridos nas categorias Standard (R$ 209,90) e Premium (R$ 499,90). As vendas ocorrem pelo site do Sympla (sympla.com.br). Os ingressos VIP, que dão acesso ao almoço de abertura na Associação Leopoldina Juvenil, estão esgotados.  

A programação do evento acontece das 14h às 21h na segunda-feira e das 10h30 às 21h na terça. O Centro de Eventos da  (PUCRS) fica na Avenida Ipiranga, 6.681, no prédio 41. 

Serviço: 

  • Quando: 11 e 12 de abril 
  • Onde: Centro de Eventos da PUCRS
  • Ingressos: sympla.com.br 
  • Transmissão online: forumdaliberdade.yazo.com.br 
  • Mais informações:  forumdaliberdade.com.br 

Programação 

Segunda-feira, 11 de abril  

11h30min - Almoço de abertura com o painel Quais os limites da tolerância? 

Fernando Schüler, doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas, e Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor 

*agenda ocorre no Clube Leopoldina Juvenil (exclusivo para participantes com ingresso VIP) 

14h30min - Autoritarismo e liberdade de expressão 

Roberto Salinas, presidente do Fórum Empresarial do México, Tom Palmer, vice-presidente de Programas Internacionais da Atlas Network, e Paulo Roberto de Almeida, doutor em Ciências Sociais, mestre em Planejamento Econômico e diplomata 

15h45min - Discurso de abertura e entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas 

Gabriel Picavêa Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) 

17h15min - A América Latina tem salvação? 

Javier Milei, deputado nacional de Buenos Aires, e Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos 

18h15min - Guerras culturais são a nova Guerra Fria? 

Melissa Chen, editora e colaboradora da revista britânica The Spectator, João Pereira Coutinho, doutor em Ciência Política e Relações Internacionais, e Stephen Hicks, professor de Filosofia na Rockford University, direto executivo do Center for Ethics and Entrepreneurship e senior scholar na The Atlas Societ 

19h45min  - A Economia vem depois? 

John Cochrane, economista norte-americano 

Terça-feira, 12 de abril  

10h30min - Lucro e sustentabilidade são compatíveis? 

Tobias Chanan, formado em Plant Based Cuisine na Plant Lab com o chef Matthew Kinney, Leandro Narloch, jornalista e escritor brasileiro, e Alexander McCobin, bacharel em Filosofia e Economia 

14h - Separando fato de opinião 

Johan Norberg, autor, conferencista e documentarista sueco, Francisco Bosco, filósofo, escritor e letrista brasileiro, e Madeleine Lacsko, jornalista especializada em Cidadania Digital 

15h15min - Há limites para a liberdade de expressão? 

Gustavo Maultasch, diplomata e Ph.D. em Administração Pública pela Universidade de Illinois-Chicago, e Rodrigo Marinho, advogado, professor, mestre em Direito Constitucional e empresário 

16h45min – Quais os caminhos para o Brasil?   

Sergio Moro e Luiz Felipe d’Avila 

19h - palestra de encerramento: Sociedades Livres vs. Sociedades Não Livres 

Niall Ferguson, historiador e escritor 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais