O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Ditaduras sempre querem reescrever a História. deformá-la ou suprimi-la: O massacre da Praça da Paz Celestial não será esquecido

 

Taiwan quer preservar memória de massacre chinês
Folha de S. Paulo | Mundo
05 de junho de 2024

TAIPÉ (TAIWAN) | AFP E REUTERS

No dia em que o Massacre na Praça da Paz Celestial completa 35 anos, nesta terça -feira (4), o novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, afirmou que a violenta repressão chinesa na praça Tiananmen "não desaparecerá na torrente da história", ao recordar o evento que pode ter deixado mais de mil mortos em 1989, segundo estimativas.

"Nós continuaremos trabalhando de maneira árdua para manter viva essa memória histórica e alcançar todos os que se preocupam com a democracia chinesa" afirmou Lai em publicação numa rede social.

A declaração de Lai ocorre semanas após a sua posse e depois de a China executar manobras militares ao redor de Taiwan, que Pequim considera uma parte do seu território.

Em Pequim, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse na terça-feira aos repórteres que "se opõe firmemente a qualquer um que difame a China e use Lasso [4 de junho] como pretexto para interferimos assuntos internos da China".

Taiwan é a única parte do mundo de língua chinesa onde a data pode ser lembrada abertamente.

Nenhum comentário: