O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sábado, 16 de janeiro de 2010

1693) Fidel Castro - Hugo Chavez: uma velha e solida amizade

Fidel Castro e Hugo Chávez: irmãos em armas, ambos golpistas, beneficiados pela leniência politica de seus respectivos governos...
Paulo Roberto de Almeida

Hugo Chávez visitou Fidel Castro em Cuba logo depois de anistiado por Rafael Caldera de sua tentativa de golpe de Estado em 1992, em função da qual permaneceu preso durante menos de dois anos.
O que segue mais abaixo é uma carta pessoal de Fidel Castro a Hugo Chávez, por ocasião do 15. aniversário desse encontro, realizado em 14 de dezembro de 1994, como relembra o próprio comandante da Revolução Cubana, hoje "aposentado", embora sempre ativo, mas sem a tradicional farda militar (vestindo apenas um uniforme Adidas ou Nike, o que não deixa de ser irônico para um anti-capitalista de carteirinha...).
Justamente, por uma dessas ironias da História, os dois personagens partilham circunstâncias relativamente similares em suas trajetórias políticas, antes de chegar ao poder e implantar o que se pode caracterizar como regimes autoritários (totalitário no caso de Cuba, ainda não de todo na Venezuela, em decorrência da natureza diferente do processo político e da sociedade venezuelana).
O fato é que eles lideraram tentativas frustradas de tomada do poder, Fidel em 1953, Chávez em 1992, ambos foram encarcerados em consequencia, e ambos foram anistiados pelos governos de seus países. Aproveitaram a nova chance para tomar de fato o poder, pela guerrilha no caso cubano, pelos votos no caso venezuelano.

Em todo caso, caberia relembrar o que foi a tentativa de golpe na Venezuela, em 27 de novembro de 1992, o que faço ajudado por uma efeméride de jornal, justamente publicada no dia 27 de novembro de 2009.

A manchete do jornal trazia o seguinte título:
"Golpe fracassa e 50 morrem na Venezuela"
A foto traz o Palácio Miraflores, sede do governo, com intensa fumaça, como resultado de "um intenso bombardeio por aviões tomados pelos rebeldes".
A parte mais importante da matéria (da qual eu faço apenas um resumo) informa que:

"Um grupo de militares rebeldes tentou derrubar o presidente democraticamente eleito da Venezuela, Carlos Andrés Pérez, transformando a capital, Caracas, numa praça de guerra. (...) Os hospitais de emergência de Caracas registraram pelo menos 50 mortos e centenas de feridos. O aeroporto, também utilizado para voos civis, foi tomado pelos rebeldes e bombardeado para evitar que tropas do governo fossem deslocadas por ar para os diversos focos de conflito no interior.
Em Barquisimeto, 360 kms a oeste de Caracas, houve intensos enfrentamentos entre civis e policiais. Dois aviões Bronco em poder dos rebeledes foram derrubados por tropas do governo. Os rebeledes teriam perdido outros aviões. (...)
A tentativa de golpe começou as 4hs. Os rebeldes tomaram a emissora estatal Venezuela de Televisión, imediatamente cercada por centenas de policiais e soldados leais ao governo. Os golpistas tomaram outra emissora, o canal 4, privado, e transmitiram um vídeo do coronel Hugo Chávez anunciando que o presidente Andrés Pérez havia sido deposto e pedindo apoio da população para o que chamou de Junta Patriótica.
Duas horas depois, Andrés Pérez fez um pronunciamento pelo canal 10 afirmando que a rebelião havia sido controlada e que Chávez continuava preso em Yare, 50 kms ao sul de Caracas, onde a fita (sic) aparentemente foi gravada. Enquanto isso, as tropas rebeledes e as leais ao governo travavam violentos combates, com armas pesadas e aviões, pelo controle da base aérea Francisco de Miranda (aeroporto La Carlota), e do forte Tiuna, em Macaray. As duas chegaram a ser totalmente controladas pelos rebeldes, mas foram retomadas pels forças governistas."
(fim de transcrição)

Pois bem, tendo isso em vista, pode-se ler agora a carta de Fidel a Chávez, que me chegou por uma retransmissão de um desses bolivarianos true believers.
Creio que não preciso comentar os argumentos de Fidel Castro sobre o capitalismo, que refletem exatamente o estado de indigência mental em que vive atualmente o líder cubano, aliás ditador de Cuba desde 50 anos.
Creio que Hugo Chávez aspira a desempenho semelhante (pelo menos no tempo). Não creio que conseguirá...
Paulo Roberto de Almeida (16.01.2010)

---------- Mensaje reenviado ----------
Fecha: 21 de diciembre de 2009 06:14
Asunto: Importante
Portada: Cuba, 15-12-2009

Mensaje de Fidel Castro al presidente de la República Bolivariana de Venezuela
Fidel Castro
Juventud Rebelde, 14.12.2009

El líder de la Revolución Cubana rememora el aniversario 15 de su encuentro con Chávez en el Aula Magna de la Universidad de La Habana, el 14 de diciembre de 1994.

Querido Hugo:

Hoy se cumplen 15 años de nuestro encuentro en el Aula Magna de la Universidad de La Habana, el 14 de diciembre de 1994. La noche antes te había esperado en la escalerilla del avión que te trajo a Cuba.

Conocía de tu levantamiento en armas contra el gobierno pro yanki de Venezuela. A Cuba habían llegado noticias de tus ideas cuando guardabas prisión, y al igual que nosotros, te consagrabas a la profundización del pensamiento revolucionario que te llevó al levantamiento del 4 de febrero de 1992.

En el Aula Magna, de forma espontánea y transparente, vertiste las ideas bolivarianas que llevabas dentro, y te condujeron, en las condiciones específicas de tu país y de nuestra época, a la lucha por la independencia de Venezuela contra la tiranía del imperio. Después del esfuerzo de Bolívar y demás colosos que llenos de sueños lucharon contra el yugo colonial español, la independencia de Venezuela era solo ridícula apariencia.

Ningún minuto de la historia es igual a otro; ninguna idea o acontecimiento humano puede ser juzgado fuera de su propia época. Tanto tú, como yo, partimos de conceptos que fueron evolucionando a lo largo de milenios, pero tienen mucho de común con la historia lejana o reciente en la que la división de la sociedad en amos y esclavos, explotadores y explotados, opresores y oprimidos fue siempre antipática y odiosa. En la época actual constituye la mayor vergüenza y la principal causa de la infelicidad y el sufrimiento de los seres humanos.

Cuando la productividad del trabajo, apoyada hoy en la tecnología y la ciencia, se multiplicó por decenas y en algunos aspectos cientos y hasta miles de veces, tales y tan injustas diferencias debían desaparecer.

Tú, yo y con nosotros millones de venezolanos y cubanos compartimos esas ideas.

Tú partiste de los principios cristianos que te inculcaron y un carácter rebelde; yo, de las ideas de Marx y un carácter también rebelde.

Hay principios éticos universalmente admitidos que son válidos tanto para un cristiano, como para un marxista.

Desde ese punto de partida, las ideas revolucionarias se enriquecen constantemente con el estudio y la experiencia.

Es conveniente señalar que nuestra sincera y revolucionaria amistad surge cuando tú no eras Presidente de Venezuela. Nunca te solicité nada. Cuando el movimiento bolivariano obtiene la victoria en las elecciones de 1999, el petróleo valía menos de 10 dólares el barril. Lo recuerdo bien porque me invitaste a tu toma de posesión.

El apoyo tuyo a Cuba fue espontáneo, como lo fue siempre nuestra cooperación con el hermano pueblo de Venezuela.

En pleno Período Especial, cuando la URSS se derrumbó, el imperio endureció su brutal bloqueo contra nuestro pueblo. En un momento determinado los precios del combustible se elevaron y nuestros suministros se dificultaban. Tú garantizaste el abastecimiento comercial seguro y estable a nuestro país.

No podemos olvidar que después del golpe político contra la Revolución Bolivariana en abril del 2002, y tu brillante victoria frente al golpe petrolero a fines de ese mismo año, los precios se elevaron por encima de 60 dólares el barril, nos ofreciste entonces suministro de combustible y facilidades de pago. Bush era ya Presidente de Estados Unidos y fue el autor de aquellas ilegales y traidoras acciones contra el pueblo de Venezuela.

Recuerdo cuánto te indignó que exigiera mi salida de México como condición para aterrizar en ese sufrido país, donde tú y yo asistíamos a una conferencia internacional de Naciones Unidas en la que también él debía participar.

A la Revolución Bolivariana no le perdonarán nunca su apoyo a Cuba cuando el imperio imaginó que nuestro pueblo, después de casi medio siglo de resistencia heroica, caería de nuevo en sus manos. En Miami, la contrarrevolución reclamaba tres días de licencia para matar revolucionarios, tan pronto se instaurara el gobierno de transición en Cuba que Bush exigía.

Han transcurrido 10 años de ejemplar y fructífera cooperación entre Venezuela y Cuba. El ALBA nació en ese período. Había fracasado el ALCA ―promovido por Estados Unidos― pero el imperio está de nuevo a la ofensiva.

El golpe de Estado en Honduras y el establecimiento de siete bases militares en Colombia, son hechos recientes ocurridos con posterioridad a la toma de posesión del nuevo Presidente de Estados Unidos. Su predecesor había restablecido ya la IV Flota, medio siglo después de finalizada la última contienda mundial y no existía ni Guerra Fría, ni la Unión Soviética. Son obvias las intenciones reales del imperio, esta vez, bajo la sonrisa amable y el rostro afroamericano de Barack Obama.

Daniel Ortega explicó ayer cómo el golpe en Honduras determinó el debilitamiento y la conducta de los miembros del Sistema de la Integración Centroamericana.

El imperio moviliza tras sí a las fuerzas derechistas de América Latina para golpear a Venezuela, y con ella, a los Estados del ALBA. Si de nuevo se apodera de los cuantiosos recursos petroleros y gasíferos de la Patria de Bolívar, los países del Caribe anglófono y otros de Centroamérica perderán las generosas condiciones de suministro que hoy le ofrece la Venezuela revolucionaria.

Hace unos días, después del discurso pronunciado por el presidente Barack Obama, en la escuela militar de West Point, para anunciar el envío de 30 mil soldados a la guerra de Afganistán, escribí una Reflexión en la que calificaba de acto cínico aceptar el Premio Nobel de la Paz cuando ya había adoptado esa decisión.

El pasado 10 de diciembre, al pronunciar en Oslo el discurso de aceptación, hizo afirmaciones que constituyen un ejemplo de la lógica y el pensamiento imperialista. “…soy responsable por desplegar a miles de jóvenes a pelear en un país distante. Algunos matarán. A otros los matarán”, afirmó, tratando de presentar como una “guerra justa” la brutal carnicería que lleva a cabo en aquel distante país, donde la mayoría de los que perecen, son pobladores indefensos de las aldeas donde estallan las bombas lanzadas por aviones no tripulados.

Después de esas frases, pronunciadas entre las primeras, dedica más de 4 600 palabras a presentar su carnicería de civiles como guerra justa. “En las guerras de hoy ―afirmó― mueren muchos más civiles que soldados”.

Sobrepasan el millón de civiles no combatientes que han muerto ya en Iraq y Afganistán y en la frontera de Pakistán.

En ese mismo discurso elogia a Nixon y a Reagan, como personajes ilustres, sin detenerse a recordar que uno lanzó más de un millón de toneladas de bombas sobre Vietnam, y el otro hizo estallar por medios electrónicos el gasoducto de Siberia bajo la apariencia de un accidente. Fue tan fuerte y destructiva la explosión que los equipos monitores de las pruebas nucleares lo registraron.

El discurso pronunciado en Oslo se diferencia del de West Point, porque el pronunciado en la academia militar estaba mejor elaborado y declamado. En el de la capital noruega, el rostro del orador expresaba la conciencia de la falsedad de sus palabras.

Tampoco el momento y las circunstancias eran iguales. Oslo se ubica en las proximidades de Copenhague. En este punto, tiene lugar la importantísima Conferencia sobre el Cambio Climático, donde sé que tú y Evo piensan asistir. En aquel lugar se libra en estos momentos la batalla política más importante de la historia humana. Allí se puede apreciar en toda su magnitud, cuánto daño ha ocasionado el capitalismo desarrollado a la humanidad. Hoy, ésta debe luchar desesperadamente no solo por la justicia, sino también por la supervivencia de la especie.

Seguí de cerca la reunión del ALBA. Los felicito a todos. Disfruté mucho al ver tantos y tan queridos amigos elaborando ideas y luchando unidos. Los felicito a todos.

¡Hasta la victoria siempre!

Un fuerte abrazo.
Fidel Castro Ruz
Diciembre 14 de 2009

1692) Tentações totalitárias...

Tem gente que não gosta de democracia, e que gostaria de implantar no Brasil um sistema completamente falido em outras partes...
Provavelmente, eles nunca viveram num país socialista, e só vão a Cuba a convite, vivendo a vida da nomenklatura privilegiada. Tem gente que aceita tudo...
Eu não...
Como não tenho nenhum poder, e não disponho de nenhum instrumento, apenas transcrevo o que me parece informação relevante...

Brasil: Eles têm outros planos
Otavio Cabral
Revista Veja, edição 2148 - 20 de janeiro de 2010

Por trás do polêmico Programa Nacional de Direitos Humanos está a recorrente tentativa dos radicais do governo de impor medidas autoritárias. Só que agora esse pessoal mira o futuro pós-Lula

Lula diz que assinou o documento sem ler os itens mais sensíveis, mas só mudou um e manteve quase todos. Dilma silenciou

Existem algumas obsessões que perseguem o governo Lula desde seu início e, ao que tudo indica, continuarão a existir até o fim. Em dezembro passado, o presidente assinou um decreto lançando o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos – um calhamaço de propostas com o nobre objetivo de pautar ações oficiais para proteger minorias e grupos em risco, como índios e quilombolas. O plano, porém, foi concebido nos moldes de um cavalo de troia. Escondida no corpo das medidas de apelo humanitário, há uma série de propostas que, de tão absurdas, provocaram desentendimentos e protestos de vários setores da sociedade, incluindo uma crise dentro do próprio governo. Os ministros militares, por exemplo, ameaçaram renunciar aos cargos diante da possibilidade de revogação da Lei da Anistia, de 1979, um pacto político e social que permitiu a transição da ditadura militar para a democracia sem maiores confrontos. Diante das pressões, Lula decidiu alterar o trecho do decreto que previa a criação de uma comissão com poderes para apurar e punir os militares envolvidos em crimes durante o regime dos generais. A decisão contornou a revolta na caserna – e apenas isso. O restante do plano continuou intacto.

O MENTOR DA CRISE
Sob os auspícios de Vannuchi, lançou-se o programa que causou atrito com os militares, os produtores rurais e a Igreja Católica

Elaborado sob os auspícios do secretário Especial dos Direitos Humanos do governo, Paulo Vannuchi, ex-militante de um grupo terrorista dos anos 70, o plano continua ameaçando a liberdade de imprensa e protegendo invasores de terras, além de proibir a exibição de símbolos religiosos em lugares públicos e legalizar o aborto. Embora seja amplo e muitas vezes vago, o PNDH não é apenas uma simples carta de intenções, sujeita a delírios de toda natureza, como alguns representantes do governo tentam fazer crer com o objetivo de minimizar as críticas. A diferença entre o PNDH e outro projeto qualquer é que ele chega ao Congresso assinado pelo presidente da República. É, portanto, uma proposta do governo, analisada pelo governo, que conta com o aval do governo. O peso, evidentemente, muda. Os parlamentares podem alterá-la ou remetê-la para o lixo, mas não é isso que normalmente ocorre. Pontos significativos dos dois programas anteriores foram implementados, como a criação da lei que tornou inafiançável o crime de tortura, a retirada do foro especial para policiais que praticam crimes comuns e o combate ao trabalho infantil – só para citar alguns exemplos. E foi contando com a simpatia natural pelo tema dos direitos humanos que o governo resolveu inserir os contrabandos ilegais no texto.

A manutenção desses planos é um compromisso dos países que participaram da Conferência Mundial da ONU sobre o tema, em Viena, em 1993. No encontro, foram traçadas as diretrizes gerais de proteção aos direitos humanos e inclusão social. O documento do governo Lula é o terceiro elaborado pelo Brasil. Os dois primeiros foram editados em 1996 e 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Em linhas gerais, os planos até se parecem nas questões pertinentes ao assunto. A diferença é que o PNDH petista decidiu enveredar por caminhos acidentados. A repercussão de várias de suas propostas foi tão ruim que o presidente Lula se viu obrigado a admitir ter assinado o decreto sem ler os pontos mais sensíveis. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem cabe analisar o conteúdo de tudo o que vai parar na mesa do presidente, também se esquivou de responsabilidade – que foi integralmente empurrada para o gabinete do secretário Paulo Vannuchi. Lula, de fato, pode não ter lido o documento. Dilma, muito envolvida com a campanha presidencial, pode ter deixado escapar os absurdos. O que o governo não pode é fazer de conta que tudo não passou de mal-entendido, de um exagero.

Desde o início do governo, o presidente Lula atua como um dique de contenção do PT e de seus esquerdistas mais furibundos. Entregou a eles núcleos periféricos de poder e, assim, os manteve distantes das decisões sobre temas vitais, como a política econômica e os programas sociais, segredos do sucesso de seu governo. "Com milhares de cargos à disposição na administração pública, em fundos de pensão e em estatais, até o mais empedernido partido socialista, se precisar, vira neoliberal", explica o cientista político Rubens Figueiredo. Foi dessa maneira que Lula acalmou o ímpeto dos radicais durante sete anos. A receita valeu até hoje, mas a aproximação do fim do governo fez com que esses grupos, até por questão de sobrevivência política, deixassem o estado de letargia. O PNDH é um exemplo. Ele propõe apurar os crimes dos militares, mas nada fala sobre as execuções perpetradas pelos terroristas de esquerda. "Uma boa parte do PT é ressentida com Lula por não ter sido protagonista do seu governo. Como não dá mais, prepara o terreno para o futuro", afirma um dos coordenadores da campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff, preocupado com o cerco que já se avizinha. Dilma não tem a mesma liderança nem a autoridade de Lula dentro do partido. Também não terá a sua popularidade. Por fim, é dona de uma biografia mais ideológica do que a do presidente. Ela, inclusive, integrou um grupo que participou da luta armada contra o regime militar, da qual Lula manteve distância estratégica. Os radicais acreditam que, caso Dilma seja eleita, encontrarão no seu governo um porto mais seguro – e um caminho mais livre para agir.

Ao que parece, contudo, a ministra não está satisfeita com esse pessoal. Mais magra e bronzeada após uma temporada em um spa no Rio Grande do Sul, na terça-feira, durante a primeira reunião do ano do comando de sua campanha, Dilma reclamou muito da polêmica criada por Paulo Vannuchi e pediu ao futuro presidente do PT, José Eduardo Dutra, que controle os radicais do partido para evitar qualquer tipo de problema. Em público, porém, ela silenciou sobre o Programa de Direitos Humanos. Assim como Lula, a ministra tem procurado se mover de olho na bússola eleitoral. A avaliação de sua equipe é que não valeria a pena criar neste momento um fato que pudesse decepcionar o eleitorado mais à esquerda. Isso está de acordo com a estratégia política geral que vai nortear o comportamento de Dilma até sua saída do governo, que deve acontecer em abril. A principal recomendação é que ela evite justamente entrar em temas polêmicos.

Ainda assim, ela permanece ministra. A Casa Civil é responsável por analisar a legalidade e a constitucionalidade de todos os projetos do governo antes de enviá-los à Presidência. Deve também resolver divergências e conflitos de interesse entre ministérios. Apesar disso, o Programa de Direitos Humanos passou pela mesa da ministra e chegou às mãos de Lula com vários focos de atrito entre setores do governo, como os que envolveram Paulo Vannuchi e o ministro Nelson Jobim, da Defesa, no caso dos militares; e os ministros Guilherme Cassel, da Reforma Agrária, e Reinhold Stephanes, da Agricultura, no caso das invasões de terra. Independentemente das conveniências eleitorais, seria muito bom para o país saber o que Dilma pensa a respeito.

REAÇÃO NO CAMPO
Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura, reagiu contra a proteção a invasores de terra no programa

Como é feita uma lei
Na contramão da frase antológica do chanceler alemão Otto von Bismarck (1815-1898) – "As leis são como as salsichas. O melhor é não ver como são feitas" –, explica-se aqui como elas são produzidas no Brasil. Os pontos polêmicos do Programa Nacional de Direitos Humanos não têm aplicação imediata, pois serão enviados ao Congresso como projetos de lei. Da chegada de um projeto ao Legislativo até a sua aprovação, há um longo caminho. Existem hoje nos escaninhos do Congresso mais de 1 300 projetos em tramitação. No ano passado, deputados e senadores aprovaram 101 propostas. Ou seja, menos de 8%. Há duas razões para isso: a pouca relevância da maioria das proposições e o complexo trâmite pelo qual um projeto passa até ser aprovado. Há quatro maneiras de uma lei ser proposta: pelo Executivo, pelo Judiciário, pelos próprios deputados e senadores ou por iniciativa popular. No ano passado, 58 leis aprovadas tiveram origem no próprio Congresso, contra 43 do Executivo. O Judiciário não conseguiu aprovar nenhum projeto, e a única proposta de iniciativa popular apresentada, a que proíbe a candidatura de políticos de ficha suja, não chegou a ser votada.

Produzir uma lei é um processo demorado. Quando o projeto é apresentado na Câmara dos Deputados ou no Senado, o presidente da Casa avalia sua importância para nomear um relator e definir o calendário de tramitação. Os projetos significativos passam por comissões temáticas, nas quais são minuciosamente analisados, para depois seguir para o plenário, onde são necessários, no mínimo, 257 deputados ou 41 senadores para pô-los em votação. Se forem a plenário, sua aprovação requererá maioria simples. A exceção são os projetos que modificam o texto da Constituição. Para serem sancionados, eles precisam dos votos de três quintos dos parlamentares – 308 deputados e 49 senadores. Toda proposição aprovada na Câmara vai para o Senado, que é a Casa revisora. Se os senadores também a aprovarem, sem modificações, a lei será enviada ao presidente da República, que ainda poderá vetá-la. É esse caminho que o plano de direitos humanos petista terá ainda de percorrer – e que certamente vai servir para decantar tudo o que foi feito como as piores salsichas de Bismarck.

VEJA TAMBÉM
Quadro: Os pontos mais polêmicos do Programa Nacional de Direitos Humanos
Quadro: O que os revanchistas gostam de lembrar e o que gostariam de esquecer

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

1691) O seu, o meu, o nosso dinheiro, para a escandalosa "industria da anistia"

De fato é vergonhoso que pessoas que nunca sofreram perseguição direta, não foram torturadas, não ficaram pobres por causa do governo militar, estejam hoje avançando sobre o dinheiro do contribuinte, ou seja, de pessoas pobres, que trabalham e pagam impostos todos os dias (ops, todos os minutos), numa escandalosa indústria da anistia que se prolonga a perder de vista (imagino que netos e bisnetos de supostos perseguidos políticos estejam na fila esperando o seu dinheiro...).

É TUDO “MINTCHURA” - A BILIONÁRIA INDÚSTRIA DA ANISTIA E SEUS VIGARISTAS
do Reinaldo Azevedo, 14.01.2010

Caros,
Neste momento, 14h21, há 237 comentários na fila. Tenham um pouquinho de paciência. Estou conversando com algumas pessoas para tentar entender certos imbróglios estrelados pelos companheiros. Sigamos.

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça poderia ter uma nobre tarefa: reconhecer a culpa do estado naqueles casos em que pessoas, já rendidas, foram torturadas ou mortas. Em vez disso, ela se transformou numa comissão de revisão torta da história e de distribuição de prebendas. Ontem, viveu o seu momento mais patético.

Os irmãos João Vicente e Denize Fontella Goulart, filhos do presidente João Goulart, vão receber, cada um!!!, R$ 244.800 (480 salários mínimos). Neusa, José Vicente e João Otávio, filhos de Leonel Brizola, serão indenizados, respectivamente, em R$ 153.000 (300 salários mínimos), R$ 107.100 (210 salários) e R$ 91.800 (180 salários). A coisa não parou por aí. Outros 11 filhos - E NETOS!!! - de pessoas que saíram do Brasil por causa do Regime Militar terão direito à indenização. Luiz Carlos Ribeiro Prestes, um dos filhos do líder comunista Luiz Carlos Prestes, receberá R$ 153 mil.

Jango, Brizola ou Prestes não foram “torturados” durante o regime militar. O caso do filho de Prestes, de certo modo, é o mais escandaloso politicamente, embora ele seja o mais “pobre” da turma. Quem torturou seu pai foi o primeiro governo de Getúlio Vargas. Prestes, bom comunista, não via grande problema nisso diante da “luta”, não é? Tanto é que saiu da cadeia e subiu no palanque de Getúlio porque entendeu que aquela era a melhor maneira de continuar a sua luta “antiimperialista?”.

Seu filho, agora indenizado, foi estudar na União Soviética, que Prestes entendia ser a verdadeira pátria da “nação proletária”, da qual ele fazia parte. Tanto é assim que foi estrela de um dos atos mais covardes da história republicana: a Intentona Comunista de 1935. Prestes perdoou Getúlio, que lhe desceu o sarrafo — “o que importa é a política, camarada!” —, mas seu filho não perdoa o regime militar, que não encostou num fio de cabelo do pai.

Já a indenização aos filhos de Jango e Brizola é só escárnio mesmo; nem traz o sabor especial da contradição política. Não sei como andam as finanças das duas famílias. Eram milionárias antes do golpe militar e seguiram sendo depois. O que quer que tenha acontecido com a fortuna de ambas não tem qualquer relação com o regime de 1964. Neusa, a Neusinha Brizola, até aproveitou a fama do pai governador para lançar sua carreira artística e posar de “maluca beleza”. Lembram-se da música “Mintchura”? E quem será indenizado pelas muitas ilegalidades cometidas por Jango e Brizola antes de 1964?

Publiquei aqui a lista das 130 pessoas mortas pelos terroristas de esquerda. Ninguém tem direito a indenização, é claro. Nesse grupo, há pelo menos 10 pessoas que foram mortas pelos próprios “companheiros”. E nesse caso? Cobrar reparação de quem?

É evidente que estamos diante da já bilionária indústria da anistia.

1690) Livros PRA na Biblioteca da UnB

Ok, aqui na capital da República, ou melhor na Universidade pública da capital desta federação, meus livros são em pequeno número, mas nunca fiz política de promoção...

UnB Biblioteca
Termo Pesquisado: "Almeida, Paulo Roberto"
Número de Registros Encontrados: 12


1) Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil no Estados Unidos, 1945-2000 , O / 2002 - Livros - Acervo 934841
BARBOSA, Rubens Antonio; EAKIN, Marshall C; ALMEIDA, Paulo Roberto de (Coord.) O Brasil dos brasilianistas: um guia dos estudos sobre o Brasil no Estados Unidos, 1945-2000. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 512 p. ISBN 852190441X

2) Classes sociales et pouvoir politique au bresil : Une etude sur les fondements methodologiques et empiriques de la revolution bourgeoise / 1984 - Teses - Acervo 57661
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Classes sociales et pouvoir politique au bresil: Une etude sur les fondements methodologiques et empiriques de la revolution bourgeoise. Bruxelles, 1984. 2 v

3) Estudo das relações internacionais no brasil , O / 1999 - Livros - Acervo 523611
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O estudo das relações internacionais no brasil. São Paulo: Unimarco, 1999. 299 p. ISBN 8586022233

4) Formação da diplomacia econômica no brasil : as relações econômicas internacionais no império / 2001 - Livros - Acervo 524959
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no brasil: as relações econômicas internacionais no império. Sao paulo: SENAC, 2001. 675 p. ISBN 8573592109

5) Mercosul : fundamentos e perspectivas / 1998 - Livros - Acervo 912715
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Ltr, 1998. 159 p. ISBN 8573225483

6) Mercosul : Legislacao e textos basicos / 1992 - Livros - Acervo 248577
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: Legislacao e textos basicos. Brasilia: Senado Federal, 1992. 166 p

7) Mercosul : Textos basicos / 1992 - Livros - Acervo 94381
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: Textos basicos. Brasilia: Fund A De Gusmao, 1992. 166 p (Colecao integracao regional;0001)

8) Mercosul, Nafta e Alca : a dimensão social / 1999 - Livros - Acervo 514567
CHALOULT, Yves; ALMEIDA, Paulo Roberto de (Coord.). Mercosul, nafta e alca: a dimensão social. Sao Paulo: LTR, 1999. 271 p. ; ISBN 85-7322-635-8

9) MERCOSUL no contexto regional e internacional , O / 1993 - Livros - Acervo 923618
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O MERCOSUL no contexto regional e internacional. São Paulo: Aduaneiras, 1993. 204 p. ISBN 8571290980

10) Relações Brasil-Estados Unidos : assimetrias e convergências / 2006 - Livros - Acervo 933831
ALMEIDA, Paulo Roberto de; BARBOSA, Rubens Antonio (Coord.) Relações Brasil-Estados Unidos: assimetrias e convergências. São Paulo, SP: Saraiva, 2006. 297 p. ISBN 850205385X

11) Relações Brasil-Estados Unidos : assimetrias e convergências / 2006 - Livros - Acervo 934095
RELAÇÕES Brasil-Estados Unidos: assimetrias e convergências. São Paulo: Saraiva, 2006. 297 p. ISBN 850205385x

12) Relacoes internacionais e politica externa do Brasil : Dos descobrimentos a globalizacao / 1998 - Livros - Acervo 522785
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relacoes internacionais e politica externa do brasil: Dos descobrimentos a globalizacao. Brasilia: Univ Brasilia, 1998. 359 p (Relações Internacionais e Integração) ISBN 85-7025-455-5

1689) Livros PRA na Biblioteca da USP

Dando continuidade ao levantamento online sobre livros meus que integram as coleções de bibliotecas públcias e universitárias, já objeto dos posts de números 1680 a 1685, coleto agora a relação que consta da:

Biblioteca USP
Livros Paulo Roberto de Almeida
Formato resumido de 14 registros - DEDALUS


1) O Brasil dos brasilianistas - 2002
2) O Brasil e os acordos econômicos internacionais - 2003
3) Pannuzio, Antonio Carlos et alii - O Brasil no cenário internacional - 2000
4) Brasil dos brasilianistas English - Envisioning Brazil - c2005
5) Almeida, Paulo Roberto de - O estudo das relações internacionais do Brasil - 1999
6) Almeida, Paulo Roberto de - Formação da diplomacia econômica no Brasil - 2001
7) Almeida, Paulo Roberto de - A grande mudança - 2003
8) Carvalho, Delgado de 1884-1980 - História diplomática do Brasil - 1998
9) Almeida, Paulo Roberto de - Mercosul - 1998
10) Mercosul - 1992
11) Almeida, Paulo Roberto de - The "new" intellectual property regime and its economic impact on developing countries - 1990
12) Almeida, Paulo Roberto de - Os primeiros anos do século XXI - 2002
13) Almeida, Paulo Roberto de - As relações internacionais na ordem constituciona
14) Relações Brasil-Estados Unidos - 2006

1688) Forum “Democracia & Liberdade de Expressao”

1o. Fórum “Democracia & Liberdade de Expressão”
Instituto Millenium, 17/12/2009

1o. Fórum “Democracia & Liberdade de Expressão” - 01/03/2009 | Hotel Golden Tulip | São Paulo, SP

PROGRAMAÇÃO

9h00 Recepção
9h30min Abertura Oficial – Palavras de Boas-Vindas

1o. Painel - Ameaças à democracia no Brasil
10h00 Início das Exposições
11h00 Início dos Debates

12h00 Intervalo do Almoço
13h30 Recepção

2o. Painel - Restrições à liberdade de expressão
14h00min Início das Exposições
15h00min Início dos Debates

3o. Painel- Liberdade de expressão e o estado democrático de direito
16h00 Início das Exposições
17h00 Início dos Debates

17h30 Painel de Encerramento - Liberdade de expressão: cenários, tendências e práticas na América Latina
19h00min Encerramento

1o. Painel – Ameaças à Democracia no Brasil:
Painelistas: Antonio Carlos Pereira; Denis Rosenfield; Demétrio Magnoli
Mediador: Tonico Ferreira

2o. Painel – Restrições à Liberdade de Expressão:
Painelistas: Arnaldo Jabor; Carlos Alberto Di Franco; Sidnei Basile
Mediador: Luis Erlanger

3o. Painel – Liberdade de Expressão e o Estado Democrático de Direito:
Painelistas: Marcelo Madureira; Reinaldo Azevedo; Roberto Romano
Mediador: William Waack

Painel de Encerramento – Liberdade de Expressão: cenários, tendências e práticas na América Latina
Palestrante: Marcel Granier, Presidente da RCTV, VENEZUELA

INSCRIÇÃO:
R$ 500,00
REALIZAÇÃO:
Instituto Millenium
PATROCÍNIO:
Instituto Mises Brasil
APOIO:
Fundação Armando Álvares Penteado
Instituto Friedrich Naumann
COLABORAÇÃO INSTITUCIONAL:
A Voz do Cidadão, Academia Brasileira de Filosofia – ABF, Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão - ABERT, Associação da Classe Media - ACLAME, Associação Nacional dos Jornais - ANJ, Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, CJE/FIESP, Confederação das Associações de Jovens Empresários – CONAJE, Instituto de Estudos Empresariais - IEE, Instituto Endeavor, Instituto Liberal – IL/RJ, Instituto Liberdade - IL/RS, Movimento Endireita Brasil - MEB, Ordem Livre

1687) Nao so na Argentina, nos EUA tambem...

Com essa diferença essencial, porém, que nos EUA eles não costumam confiscar ativos diretamente. Eles apenas criam uma bolha financeira, mantendo juros artificialmente baixos durante muito tempo, e depois que a coisa explode, usam dinheiro do contribuinte (fazendo dívida pública) ou emitem mais dinheiro (criando inflação) para repassar a banqueiros irresponsáveis. Eles acham que assim estão salvando o sistema, pois deixar os bancos quebrar seria pior para a economia.
Eu não acho, posto que o dinehrio que colocam nos bancos poderia ser usado para pagar os depósitos de gente comum.
Mas eu não sou banqueiro, nem banqueiro central, apenas um acadêmico, como Bernanke...
Paulo R Almeida

Para Bernanke, juro baixo não causou a crise financeira
David Wessel, The Wall Street Journal
Valor Econômico, 14/01/2010
Andrew Harrer/Bloomberg

EUA: Presidente do Fed diz que só uma pequena parte do aumento no valor dos imóveis se deve à política monetária
Ben Bernanke, presidente do Fed: "Fomos lentos demais em alguns aspectos da proteção ao consumidor"

Ben Bernanke parece um sujeito que não aprendeu nada. Num discurso na Associação Americana de Economistas, o presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, argumentou que os juros ultrabaixos que ele e Alan Greenspan determinaram no início da década passada não causaram a bolha imobiliária responsável pelo que o próprio Bernanke chama de "a pior crise financeira da história recente".

Bernanke não isentou o Fed. Ele disse que "reguladores" e "supervisores" - o que inclui o Fed - e o "setor privado" escorregaram feio quando permitiram tantas hipotecas para pessoas que não podiam pagá-las, e também por deixar que os bancos construíssem um castelo de cartas financeiras fundado na premissa de que o valor dos imóveis nos EUA nunca cairia.

Mas, mesmo com o benefício de ver tudo em retrospecto, Bernanke insistiu que cortar os juros de 6% no fim de 2000 para 1% em 2003 e sua elevação gradual de 2004 a 2006 era o remédio adequado em meio a uma recuperação sem a criação de empregos e com o temor de deflação - mesmo com a bolha imobiliária que se seguiu. "Só uma pequena parte do aumento do valor dos imóveis no início da década pode ser atribuído à posição da política monetária dos EUA", disse ele.

Esse argumento desafia o bom senso. Quando os juros estão lá embaixo, as pessoas tendem a se endividar bastante. Quando as pessoas tomam muitos empréstimos, tendem a comprar ativos como casas e ações e assim a elevar o valor deles. Se o Fed decidir que o valor dos imóveis e das bolsas está subindo rapidamente demais para um patamar excessivo, pode certamente restringir essa alta elevando os juros para tornar o crédito mais caro.

Mas Bernanke não é bobo. Há meses que pensa sobre esse discurso e determinou que uma equipe de sete economistas do Fed labutasse num artigo contextual com mais de cem referências. Então o que é que ele tem na cabeça? No fundo, Bernanke continua um acadêmico. Ele estudou a Grande Depressão da década de 1930 e chegou à conclusão que deixar os bancos quebrarem pioraria uma situação já ruim e prometeu que o Fed não cometeria o mesmo erro. Seus estudos serviram bem ao mundo. Em outras pesquisas, destiladas num discurso de 2002, Bernanke disse que o "Fed deveria usar a política monetária para atingir a economia, não o mercado de ativos", e deveria também "usar seus poderes de regulador, supervisor e credor de última instância para proteger e defender o sistema financeiro".

Só dados concretos podem mudar sua opinião e ele não vê nenhuma evidência convincente de que os juros teriam feito uma grande diferença no valor dos imóveis. Se estiveram baixos demais, não foi muito, argumentou ele. Se o Fed tivesse seguido uma regra de 1993 para os juros criada pelo professor John Taylor, da Universidade de Stanford, as prestações das hipotecas com juros variáveis teriam subido apenas US$ 75. Os juros mais altos não teriam evitado a bolha imobiliária, insistiu ele, que diz ter os cálculos para provar.

Mas essas equações não conseguiram prever o que acabou de acontecer. Os críticos mais convincentes de Bernanke argumentam que, ao deixar os juros baixos e prometer com todas as letras deixá-los assim, a estratégia Greenspan-Bernanke detonou uma busca mundial por investimentos mais rentáveis. Os gênios de Wall Street atenderam a essa demanda transformando empréstimos imobiliários de alto risco em títulos de curto prazo supostamente seguros. A demanda mundial era quase insaciável e as comissões, irresistíveis para Wall Street e os originadores de hipotecas. Quando acabaram os tomadores confiáveis, esse pessoal passou a conceder hipotecas a qualquer um que conseguisse assinar o nome, porque Wall Street estava ansiosa para poder vender um produto a investidores ávidos.

"Claro que ninguém está dizendo que a política monetária foi a única culpada", disse o economista Raghuram Rajan, da Universidade de Chicago. "Mas num cenário em que há um 'excesso de poupança' em algum lugar, o baixo rendimento dos ativos seguros empurrou os investidores mundiais para ativos mais arriscados. Será que essa busca por rentabilidade não foi parte do problema?"

"Os economistas monetários vão aplaudir [o discurso de Bernanke] porque ele defende que o que têm feito há anos está certo", disse ele. "Nós é que deveríamos nos preocupar."

Bernanke é politicamente vulnerável. O Congresso americano está estudando seu futuro e o do Fed. Por isso, num momento em que o público quer contrição, por que fazer um discurso tão caricaturável como uma declaração de que "não foi minha culpa". Não é que ele não esteja disposto a mostrar arrependimento: "Fomos lentos demais em alguns aspectos da proteção ao consumidor. (...) Deveríamos ter exigido mais capital, mais liquidez (...) mais controles de administração de risco", disse mês passado a uma comissão do Senado.

Assim, o discurso de Bernanke foi motivado pelos temores de que o Congresso possa diluir a capacidade do Fed de regulamentar os aventureiros das finanças. Ele tentou fundar as bases intelectuais de uma promessa ao Congresso: não fizemos o suficiente na última vez, mas aprendemos a lição. Não enfraqueça nossa autoridade sobre os grandes bancos. Se fizer isso, a única arma que o Fed terá para combater uma bolha será elevar fortemente os juros, e isso nos forçaria a punir as famílias, os trabalhadores e as empresas, não apenas a bolha. Seria como dizer ao presidente que ele só tem duas escolhas: nada e a bomba atômica. Mas Bernanke não colocou as coisas dessa maneira. Como já fez em outras ocasiões, falou como se estivesse num seminário da Universidade de Princeton e não numa arena política. Ele não estava num seminário.

1686) Manual de Economia al revés: todo lo que NO HA QUE HACER en politica económica

O título do post é meu, mas o artigo é de um conhecido economista de mercado, que já foi economista chefe da FEBRABAN, ou seja do sindicato de larápios que tungam nosso dinheiro com seus juros estratosféricos (sim, eu sei, eles colocam a culpa é do governo, mas este só tem 70% da culpa), e que foi defenestrado por ter sido uma vez muito sincero numa entrevista à imprensa (ou num artigo de jornal). Anyway, acho que ele tem razão no que diz...

Conspiração na Argentina
Roberto Luis Troster
Valor Econômico, 14/01/2010

Demissão do presidente do Banco Central mostrou um avassalamento institucional
Um governo com baixo apoio tem que gastar muito para manter-se; um caso clássico de populismo retrógrado

O casal Kirchner denunciou uma conspiração da oposição, do Judiciário e da imprensa para desestabilizar não só o governo, mas o país. Começou no final do ano passado, após o encerramento dos trabalhos do Legislativo. Na ocasião, a presidente criou o "Fundo Bicentenário", para que com "reservas excedentes" pagasse US$ 6,5 bilhões de dívida pública. O nome é pomposo e evoca a celebração dos dois séculos de existência da Argentina como país; já o conceito de "reservas excedentes" induz a pensar que sobram, portanto, nada melhor que seu uso para liquidar a dívida. Todavia, o conceito não existe na literatura econômica.

Muito pelo contrário, o que estava sendo arquitetado era uma manobra para obter esse montante para financiar gastos discricionários do executivo, já que os recursos para pagar a dívida estão no orçamento de 2010. Dessa forma, a presidente teria acesso a um valor igual aos recursos transferidos para o Tesouro. É uma manobra parecida com a estatização da previdência privada argentina, um ano antes. Com uma justificativa capenga, os fundos foram apropriados pelo governo em detrimento de seus mutuários e do incipiente mercado de capitais. Na ocasião não houve conspiração, apenas submissão.

O presidente do Banco Central da Argentina postergou a transferência dos fundos ao Tesouro à espera de um parecer jurídico que validasse a requisição da presidente. Em quase todo o planeta existem restrições legais para que a autoridade monetária financie gastos correntes do governo. Bem como, no caso argentino, existem situações em que os fundos públicos podem ser confiscados por juízes de outros países em razão de pendências do default da dívida externa em 2001.

A tardança do presidente do Banco Central foi interpretada como insubordinação e ele foi pressionado a renunciar. Como não aceitou as coações, foi demitido com uma medida assinada por todos os ministros da República, um avassalamento institucional. Um recurso judicial o restituiu no cargo, uma vez que a remoção é prerrogativa do Legislativo, e uma crise (mais uma) se instalou no país. O casal Kirchner denunciou mais uma conspiração "contra o país".

A prudência do presidente da autoridade monetária mostrou-se acertada, tanto que uma corte americana sequestrou fundos do banco central argentino no Federal Reserve (Fed, banco central americano), na segunda-feira, usando como justificativa a dependência da instituição ao Tesouro. A presidente Cristina Kirchner viu na sentença do juiz americano mais uma medida desestabilizadora de seu governo. Não é a primeira crise desse governo.

Em 2008, após o plantio, seu governo decidiu colocar uma tributação variável em produtos agropecuários. Conforme aumentava o ganho em razão das altas dos preços das exportações, subia a alíquota da retenção pelo fisco. O setor agrícola, um dos pilares da economia argentina, se opôs, dado seu caráter confiscatório e teve o apoio de boa parte da população e do Legislativo. Em vez de perceber o exagero da medida, a presidente viu outra conspiração contra ela dos "latifundiários" e da "oligarquia".

Este ano, os indicadores conjunturais argentinos são frágeis e, apesar do potencial do país, vão crescer menos da metade que seus vizinhos. Há uma inflação reprimida, seu acesso aos mercados de capitais internacionais está bloqueado e o déficit fiscal está aumentando. É o resultado das gestões da presidente e de seu marido. Vale destacar que apesar do desempenho pífio da economia, o casal da Casa Rosada conseguiu aumentar seu patrimônio pessoal em 158% em 2008. Houve até quem propôs o prêmio Nobel de economia aos dois por conseguir enriquecer tanto em condições tão adversas (!).

A dificuldade de financiamento externo se explica mais pela atitude do casal do que por razões financeiras. Após o calote de 2001 e a renegociação de 2003, era razoável esperar uma aproximação com os detentores dos papéis que ficaram fora da renegociação. A atitude do governo, além de chamá-los de "abutres", foi um descaso total. Eram tempos em que os superávits comerciais, conseguidos em boa parte pelo setor agrícola, financiavam com folga as necessidades do tesouro argentino. Não é mais o caso.

Apesar da revolução produtiva do agronegócio nas duas últimas décadas e dos preços elevados das commodities, este ano o país vai ter que importar carne e trigo. Algo que era impensável alguns anos atrás. O destrato, ou o mau trato, dado ao setor desestimulou a produção e o investimento, e não são poucos os argentinos que emigraram para plantar em países vizinhos. A política Kirchner para o setor não se mostrou acertada.

O governo também tem dificuldades em conseguir financiamento interno. O corpo técnico do Indec (IBGE argentino) foi substituído por uma equipe menos gabaritada e os índices de inflação oficiais se apresentaram mais baixos que os estimados por outros institutos de pesquisa. Alguns analistas denunciaram a manipulação e a falta de transparência. O resultado é que há uma aversão a aplicar em títulos públicos corrigidos pela inflação oficial, agravando ainda mais a escassez de financiamento dos gastos públicos.

A racionalidade das despesas governamentais é discutível. Um exemplo que ilustra bem é que, apesar do aperto de caixa e de falhas na infraestrutura, a presidente decidiu no final do ano passado patrocinar a transmissão de todos os jogos de televisão na rede aberta a um custo três vezes maior que o pago pela TV a cabo. Um governo com baixo apoio tem que gastar cada vez mais para manter-se; um caso clássico de populismo retrógrado.

O casal presidencial está certo, há uma conspiração contra eles, sim. Não é do judiciário, nem da imprensa, nem da oligarquia etc. Quem está no comando da revolução é a realidade. Os fatos conspiram contra, parcelas crescentes da população estão se cansando e clamam por mais racionalidade na gestão do país.

É paradoxal. Este ano se comemora o bicentenário país platino, que nasceu como resultado de uma revolução pacífica de cidadãos cansados da irracionalidade da condução do então vice-reinado do Rio da Prata em 1810. O sonho de uma Argentina Grande se materializou com a combinação de instituições fortes, boas políticas públicas e a condução com probidade; em 1910, era a décima economia do mundo e um polo de atração de imigrantes e investimentos. Cem anos depois, há motivos para comemorar, apesar dos retrocessos. A Argentina vai fazer acontecer.

Roberto Luis Troster é sócio da Delta Consultoria
E-mail: robertotroster@uol.com.br

1685) Benson Library, Texas University in Austin, Books by PRA

More, encore, at one of the most prestigious university libraries in the US, specialized in Latin American studies...

Benson Library - University of Texas at Austin
AUTHORS (1-22 of 22) Almeida, Paulo Roberto de.

1 Actos diplomaticos do Brasil - 1997
Oliveira, J. M. Cardoso de (José Manuel Cardoso), 1865-1962.
Brasília : Senado Federal, 1997.
Edição fac-similar

2 O Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000 - 2002
[São Paulo] : Paz e Terra, 2002.

3 Envisioning Brazil : a guide to Brazilian studies in the United States, 1945-2003
Brasil dos brasilianistas - 2005
Madison : University of Wisconsin Press, c2005.

4 O Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000 - 2002
[São Paulo] : Paz e Terra, 2002.

5 O Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000 - 2002
[São Paulo] : Paz e Terra, 2002.

6 Draft text of the Guide to the study of Brazil in the United States, 1945-2000 : a project conceived - 2000
Washington : Brazilian Embassy, 2000.

7 O estudo das relações internacionais do Brasil - 1999
Almeida, Paulo Roberto de.
São Paulo : Unimarco, c1999.

8 O estudo das relações internacionais do Brasil : um diálogo entre a diplomacia e a academia - 2006
Almeida, Paulo Roberto de.
Brasília : LGE Editora, 2006. [2. ed.]

9 Formação da diplomacia econômica no Brasil : as relações econômicas internacionais no Império - 2001
Almeida, Paulo Roberto de.
São Paulo : Editora SENAC ; [Brasilia] : Fundação Alexandre de Gusmão, c2001.

10 A grande mudança : conseqüências econômicas da transição política no Brasil - 2003
Almeida, Paulo Roberto de.
São Paulo, SP : Códex, [2003], c2002.

11 Guia dos arquivos americanos sobre o Brasil : colecoes documentais sobre o Brasil nos Estados Unidos - 2002
Washington : Embaixada do Brasil, 2002.

12 Une histoire du Brésil : pour comprendre le Brésil contemporain - 2002
Almeida, Paulo Roberto de.
Paris : Harmattan, c2002.

13 História diplomática do Brasil - 1998
Carvalho, Carlos de.
Brasília : Senado Federal, 1998
Ed. fac-similar.

14 O lugar da América do Sul na nova ordem mundial - 2001
São Paulo, SP : Cortez Editora ; Buenos Aires, Argentina : CLACSO, c2001.

15 Mercosul : fundamentos e perspectivas - 1998
Almeida, Paulo Roberto de.
São Paulo : LTr, 1998.

16 Mercosul, Nafta e Alca : a dimensão social - 1999
São Paulo : Editora LTr, 1999.

17 O MERCOSUL no contexto regional e internacional - 1993
Almeida, Paulo Roberto de.
São Paulo, SP : Edições Aduaneiras, c1993. 1a. ed.

18 Pour comprendre le Brésil de Lula - 2004
Paris : Harmattan, c2004.

19 Os primeiros anos do século XXI : o Brasil e as relações internationais contemporaneas - 2002
Almeida, Paulo Roberto de.
São Paulo : Paz e Terra, 2002.

20 Relações Brasil-Estados Unidos : assimetrias e convergências - 2006
São Paulo : Editora Saraiva, 2006.

21 The study of Brazil in the United States : trends and perspectives 1945-2000: working seminar, Washington - 2000
[Washington, D.C.] : Brazilian Embassy, [2000]

22 O Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000 - 2002
[São Paulo] : Paz e Terra, 2002.

Benson Latin American Collection

1684) Obras PRA, New York Public Library

A little more in New York...

New York Public Library
Results for Almeida, Paulo Roberto


2006 O estudo das relações internacionais do Brasil : um diálogo entre a diplomacia e a academia / Paulo Roberto de Almeida

2002 Os primeiros anos do século XXI : O Brasil e as relac̦ões internationais contemporټaneas / Paulo Roberto de Almeida

2001 Formação da diplomacia econômica no Brasil : as relações econômicas internacionais no Império / Paulo Roberto de Almeida

1999 O estudo das relações internacionais do Brasil / Paulo Roberto de Almeida

1998 Relações internacionais e política externa do Brasil : dos descobrimentos à globalização / Paulo Roberto de Almeida

1993 O MERCOSUL no contexto regional e internacional / Paulo Roberto de Almeida

2006 Relações Brasil-Estados Unidos : assimetrias e convergências / organizado por Paulo Roberto de Almeida, Rubens Antônio Barbosa

2005 Envisioning Brazil : a guide to Brazilian studies in the United States, 1945-2003 / edited by Marshall C. Eakin and Paulo Roberto de Almeida
Brasil dos brasilianistas. English.

2002 O Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000 / Rubens Antônio Barbosa, Marshall C. Eakin, Paulo Roberto de Almeida, (organizadores)

2001 O lugar da América do Sul na nova ordem mundial / Marcos Costa Lima, organizador ; Paulo Roberto de Almeida ... [et al.]

1999 Mercosul, Nafta e Alca : a dimensão social / Yves Chaloult, Paulo Roberto de Almeida, organizadores

2007 Mercosul revisitado / organizador, Rubens A. Barbosa - Series Coleção Cadernos da América Latina - Note: "Mercosul revisitado atualiza o livro 'Mercosul 15 anos', lan̜cado pelo Memorial da América Latina"--P. 9.
Contents Apresentação / Fernando Leça -- Mercosul : a questão institucional / Rubens A. Barbosa -- Mercosul : então e agora / Renato Baumann e Carlos Mussi -- Mercosul : uma avaliação retrospectiva e uma visão prospectiva / Paulo Roberto de Almeida.

1683) Obras Paulo R Almeida na Bibliothèque Nationale de France

Résultat plutôt maigre...

Bibliothèque Nationale de France
Recherche : Almeida, Paulo... Résultats : 5 notices

1 Livres
Envisioning Brazil : a guide to Brazilian studies in the United States, 1945-2003 / edited by Marshall C. Eakin and Paulo Roberto de Almeida, University of Wisconsin press, 2005

2 Livres
O lugar da América do Sul na nova ordem mundial / Marcos Costa Lima, organizador ; Paulo Roberto de Almeida, Raúl Bernal-Meza, Michel Zaidan Filho... [et al.], Cortez, 2001

3 Livres
Almeida, Paulo Roberto de
Le Mercosud : un marché commun pour l'Amérique du Sud / Paulo Roberto de Almeida ; préf. de Georges Couffignal ; trad. du portugais (Brésil) par les étudiants de Langues étrangères appliquées de l'Université de Paris X ; sous la coordination de Idelette Muzart-Fonseca dos Santos, l'Harmattan, 2000

4 Livres
Almeida, Paulo Roberto de
Une histoire du Brésil : pour comprendre le Brésil contemporain / Paulo Roberto de Almeida avec Katia de Queirós Mattoso, l'Harmattan

5 Livres
O lugar da América do Sul na nova ordem mundial / Marcos Costa Lima, organizador ; Paulo Roberto de Almeida, Raúl Bernal-Meza, Michel Zaidan Filho... [et al.], Cortez, 2001

1682) Livros e artigos Paulo R Almeida na Library of Congress

Fui dar uma olhada no catálogo da Library of Congress, supostamente o mais completo acervo de todas as bibliotecas mundiais. Mas, só encontrei 17 referências. Talvez eu precise encaminhar alguns livros para eles...

DATABASE: Library of Congress Online Catalog
YOU SEARCHED: Author/Creator Keyword = Almeida, Paulo Roberto
SEARCH RESULTS: Displaying 1 through 17 of 17.

Resort results by:
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[ 1 ] Almeida, Paulo Roberto de
Envisioning Brazil : a guide to Brazilian studies in the United States, 1945-2003 / edited by Marshall C. Eakin and Paulo Roberto de Almeida. 2005

[ 2 ] Almeida, Paulo Roberto de
Guerra comercial ou integração mundial pelo comércio? : a OMC e o Brasil / Paulo Borba Casella, Araminta de Azevedo Mercadante, coordenadores ; [colaboradores, Paulo Roberto de Almeida ... et al.]. 1998

[ 3 ] Almeida, Paulo Roberto de
MERCOSUL : legislação e textos básicos / Paulo Roberto de Almeida, coordenador. 1992

[ 4 ] Almeida, Paulo Roberto de
Mercosul, Nafta e Alca : a dimensão social / Yves Chaloult, Paulo Roberto de Almeida, organizadores. 1999

[ 5 ] Almeida, Paulo Roberto de
Mercosul no limiar do século XXI / Marcos Costa Lima, Marcelo de Almeida Medeiros, orgs. ; Paulo Roberto de Almeida ... [et al.]. 2000

[ 6 ] Almeida, Paulo Roberto de
Pour comprendre le Brésil de Lula / Denis Rolland et Joëlle Chassin, coord. ; avec Paulo Roberto de Almeida, Delphine Dabrowski-Sangodeyi, Sylvie Debs ... [et al.]. 2004

[ 7 ] Almeida, Paulo Roberto de
Relações Brasil-Estados Unidos : assimetrias e convergências / Paulo Roberto de Almeida, Rubens Antônio Barbosa (organizadores). 2006

[ 8 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Brasil e o multilateralismo econômico / Paulo Roberto de Almeida. 1999

[ 9 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Estudo das relações internacionais do Brasil / Paulo Roberto de Almeida. 1999

[ 10 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no Brasil : as relações econômicas internacionais no Império / Paulo Roberto de Almeida. 2001

[ 11 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Grande mudança : conseqüências econômicas da transição política no Brasil / Paulo Roberto de Almeida. 2003

[ 12 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Histoire du Brésil : pour comprendre le Brésil contemporain / Paulo Roberto de Almeida avec Katia de Queirós Mattoso. 2002

[ 13 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. MERCOSUL no contexto regional e internacional / Paulo Roberto de Almeida. 1993

[ 14 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Primeiros anos do século XXI : o Brasil e as relações internacionais contemporâneas / Paulo Roberto de Almeida. 2002

[ 15 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil : dos descobrimentos à globalização / Paulo Roberto de Almeida. 1998

[ 16 ] Almeida, Paulo Roberto de Almeida, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil : história e sociologia da diplomacia brasileira / Paulo Roberto de Almeida. 2004

[ 17 ] Almeida, Paulo Roberto de Encontro Internacional "América do Sul 2005: Desafios e Perspectivas" (2000 : Recife, Brazil) Lugar da América do Sul na nova ordem mundial / Marcos Costa Lima, organizador ; Paulo Roberto de Almeida ... [et al.]. 2001

Voilà...

1681) Livros e artigos Paulo R Almeida na Biblioteca do Senado Federal

Procedi à mesma pesquisa anterior, na base de dados da Biblioteca do Senado Federal em Brasília. Foram identificadas 95 referências, mas eliminando algumas indevidas (e não sei explicar como foram parar lá), listei exatemente 82 retornos, entre livros próprios, colaborações a livros coletivos e artigos de revista e de jornais (inclusive entrevistas). Nem todas as referências são da Biblioteca do Senado, várias de outras bibliotecas (CD, STF, AGU, etc.), mas eliminei essas informações, inclusive porque não pretendo procurar esse material.
Assim, apresento uma simples listagem, como abaixo.

Resultados para Palavra autor= Paulo Roberto de Almeida ; Ordenados por Ano (descendente)/Autor

Autor Tipo mat. Título Data Ordem Bib.RVBI Externo
1 Almeida, Paulo Roberto de. Artigo de revista O Brasil no contexto da governança global / Paulo Roberto de Almeida. -- 2008

2 Almeida, Paulo Roberto de. Artigo de revista A economia política do baixo crescimento : um Prometeu acorrentado pela Constituição / Paulo 2008

3 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista As relações econômicas internacionais do Brasil dos anos 1950 aos 80 / Paulo Roberto de Almei 2007

4 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Uma nova "arquitetura" diplomática? - interpretações divergentes sobre a política externa do 2006

5 Almeida, Paulo Roberto de, 1949-. ap org. Livro Relações Brasil-Estados Unidos : assimetrias e convergências / Paulo Roberto de Almeida, Rube 2006

6 Almeida, Paulo Roberto de, 1949-. org. Livro Relações Brasil - Estados Unidos : assimetrias e convergências / Paulo Roberto de Almeida, Ru 2006

7 Almeida, Paulo Roberto de. Artigo de revista As relações entre o Brasil e os Estados Unidos em perspectiva histórica / Paulo Roberto de Al 2005

8 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Relações internacionais e política externa do Brasil : história e sociologia da diplomacia b 2004

9 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Uma política externa engajada : a diplomacia do governo Lula. 2004

10 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O Brasil e a construção da ordem econômica internacional contemporânea. 2004

11 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Planejamento no Brasil : memória histórica. 2004

12 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Relações internacionais e política externa do Brasil : história e sociologia da diplomacia b 2004

13 Almeida, Paulo Roberto de. Artigo de revista Os investimentos estrangeiros e a legislação comercial brasileira no século XIX : retrospecto 2003

14 Almeida, Paulo Roberto de, Livro A grande mudança : consequências econômicas da transição política no Brasil / Paulo Robert 2003

15 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista A política internacional do partido dos trabalhadores : da fundação à diplomacia do Governo 2003

16 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O Brasil e os blocos regionais : soberania e interdependência. 2003

17 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de jornal O consenso de Washington e o Brasil. 2003

18 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista A evolução do Mercosul : Mercosul : antecedentes, desenvolvimento e crise : uma avaliação an 2002

19 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Os primeiros anos do século XXI : o Brasil e as relações internacionais comtemporâneas / Pau 2002

20 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Sinais trocados na Alca. 2002

21 Barbosa, Rubens Antonio. org. ap Livro O Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000 / 2002

22 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Ricos e arrogantes. 2001

23 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Formação da diplomacia econômica no Brasil : as relações econômicas internacionais no Imp 2001

24 Almeida, Paulo Roberto de, Capítulo de livro Trajetória do Mercosul em sua primeira década (1991-2001): uma avaliação política a partir 2001

25 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista A economia internacional no século XX : um ensaio de síntese. 2001

26 Almeida, Paulo Roberto de, 1949-. ap Livro O Lugar da América do Sul na nova ordem mundial / Paulo Roberto Almeida ... [et al.] ; Marcos C 2001

27 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O Brasil e os primeiros 500 anos de globalização capitalista. 2000

28 Almeida, Paulo Roberto de. Artigo de revista Dez anos de Mercosul: uma visão brasileira / Paulo Roberto de Almeida. 2000

29 Pannunzio, Antonio Carlos. Deputado federal. Livro O Brasil no cenário internacional / Antonio Carlos Pannunzio... [et al]. -- 2000

30 Almeida, Paulo Roberto de, 1949-. ap Livro O Mercosul no Limiar do Século XXI / Paulo Roberto de Almeida ... [et al.] ; Marcos Costa Lima, 2000

31 Almeida, Paulo Roberto de, Livro O Brasil e o multilateralismo econômico / Paulo Roberto de Almeida. -- 1999

32 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Velhos e novos manifestos : o socialismo na era da globalização / Paulo Roberto de Almeida. -- 1999

33 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista A formação da diplomacia econômica do Brasil. 1999

34 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Brasileiros na guerra civil espanhola : combatentes na luta contra o fascismo. 1999

35 Almeida, Paulo Roberto de, Livro O estudo das relações internacionais do Brasil / Paulo Roberto de Almeida. -- 1999

36 Chaloult, Yves. org Livro Mercosul, Nafta e Alca : a dimensão social / Yves Chaloult, Paulo Roberto de Almeida, organizad 1999

37 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Mercosul : fundamentos e perspectivas / Paulo Roberto de Almeida. -- 1998

38 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Manifesto do partido comunista : atualizado para o século XXI. 1998

39 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Mercosul : fundamentos e perspectivas / Paulo Roberto de Almeida. -- 1998

40 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Brasil y el futuro del Mercosur : dilemas y opciones. 1998

41 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Relações internacionais e política externa do Brasil : dos descobrimentos à globalização / 1998

42 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Estrutura institucional das relações econômicas internacionais do Brasil : acordos e organiza 1997

43 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O legado do barão : Rio Branco e a moderna diplomacia brasileira. 1996

44 lmeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista A economia da política externa : a ordem internacional e o progresso da nação. 1996

45 Almeida, Paulo Roberto de, Capítulo de livro A recuperação da história diplomática. 1996

46 lmeida, Paulo Roberto de, Artigo de jornal A agenda internacional em 1995. 1995

47 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de jornal No limiar do novo governo. 1994

48 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O Brasil e o Mercosul em face do Nafta. 1994

49 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Mercosul e União Européia : vidas paralelas? 1994

51 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Os estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos : a produção brasilianista no pós-Segunda Guerra 1994

52 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O fim de Bretton Woods? a larga marcha da Organização Mundial do Comércio. 1994

53 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de jornal Congresso não pode esquecer a integração. 1993

54 Almeida, Paulo Roberto de, Livro O Mercosul no contexto regional e internacional / Paulo Roberto de Almeida. -- 1993

55 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de jornal Mercosul sera institucionalizado em 1995. 1993

56 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O Mercosul dos professores e operários. 1993

57 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de jornal Mercosul ainda e uma entidade entre governos. 1993

58 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Dois anos de processo negociador no Mercosul : caminhos e instrumentos da integração. 1993

59 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista A institucionalidade futura do Mercosul : primeiras aproximações. 1993

60 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Estudos de relações internacionais do Brasil : etapas da produção historiográfica brasileir 1993

61 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista O Mercosul no contexto regional e internacional. 1993

62 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista A propriedade intelectual na política exterior e nos processos de integração econômica. 1993

63 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Solução de controvérsias no Mercosul : comentários ao Protocolo de Brasília. 1992

64 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Estatuto das empresas binacionais Brasil - Argentina. 1992

65 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Solução de controvérsias no Mercosul : o Protocolo de Brasília ao Tratado de Assunção. 1992

66 Almeida, Paulo Roberto de, 1949-. ap Livro Mercosul : textos básicos / Paulo Roberto de Almeida, coord. -- 1992

67 Almeida, Paulo Roberto de, 1949-. ap Livro Mercosul : legislação e textos básicos / Paulo Roberto de Almeida, coord. -- 1992

68 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Propriedade intelectual : os novos desafios para a América Latina. 1991

69 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista De Brettpm Woods a Brettpm Woods : a longa marcha da URSS de volta ao FMI. 1991

70 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Relações internacionais do Brasil : introdução metodológica a um estudo global. 1991

71 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista 1492 e o nascimento da moderna diplomacia. 1991

72 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Geostratégia do Atlântico Sul : uma visão do sul. 1989

73 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista As relações internacionais na ordem constitucional. 1989

74 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Retorno ao futuro. 1988

75 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Neo-detente e perestroika : agendas para o futuro. 1988

76 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de jornal As relações internacionais do Brasil na nova constituição. 1988

77 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Geoestratégia do Atlântico Sul : uma visão do sul. 1987

78 Almeida, Paulo Roberto de, Livro Partidos políticos e política externa / Paulo Roberto de Almeida. -- 1986

79 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Relações exteriores e constituição / Paulo Roberto de Almeida. -- 1986

80 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Uma interpretação econômica da constituição brasileira (a representação dos interesses so 1986

81 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Partidos políticos e política externa. 1986

82 Almeida, Paulo Roberto de, Artigo de revista Partidos políticos e política externa. 1986

1680) Livros Paulo R Almeida na Biblioteca do Itamaraty


Pesquisando um outro livro na biblioteca do MRE, esta noite, resolvi ver quantos títulos sob o meu nome existiam naquele acervo.
Descobri 74, exatamente, mas todas as categorias confundidas: livros próprios (várias edições ou exemplares dos mesmos), editados, colaborações a livros coletivos e teses e dissertações, entre outros.
Tentei organizar um pouco racionalmente, e deu nisto:

Biblioteca do MRE
Livros de Paulo Roberto de Almeida
Pesquisa em 13 de Janeiro de 2010


Termo Pesquisado: "Almeida, Paulo Roberto de, Autor Diplomata, 1949-"
Número de Registros Encontrados: 74

Livros Próprios:

Brasil e o multilateralismo econômico, O / 1999 - Livros - Acervo 302
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O Brasil e o multilateralismo econômico. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999. 328 p. ISBN 85-7348-093-9
Número de Chamada: 339.5(81) A447b

Brasil e o multilateralismo econômico, O / 1999 - Livros - Acervo 27567
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O Brasil e o multilateralismo econômico. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999. 328 p. (Coleção Direito e Comércio Internacional ) ISBN 85-7348-093-9
Número de Chamada: 382.14 A447bm

Estudo das relações internacionais : um diálogo entre a diplomacia e a academia, O - [2. ed.] / 2006 - Livros - Acervo 3981
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O estudo das relações internacionais: um diálogo entre a diplomacia e a academia. [2. ed.] Brasília: LGE, 2006. 385 p. ISBN 8586022233
Número de Chamada: 327(81) A447es 2. ed.

Estudo das relações internacionais do Brasil, O / 1999 - Livros - Acervo 1201
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O estudo das relações internacionais do Brasil. São Paulo: Unimarco, 1999. 299 p. ISBN 85-86022-23-3
Número de Chamada: 327(81)(09) A447e

Estudo das relações internacionais, O / 1999 - Livros - Acervo 3980
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O estudo das relações internacionais. São Paulo: Unimarco, 1999. 299 p. ISBN 8586022233
Número de Chamada: 327(81) A447

Formação da diplomacia econômica no brasil : as relações econômicas internacionais no Império / 1997 - Livros - Acervo 99150
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no brasil: as relações econômicas internacionais no Império. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 1997. 2 v. ISBN 85-7359-210-9
Número de Chamada: XIII,01,009-010

Grande mudança : conseqüências econômicas da transição política no Brasil, A / 2003 - Livros - Acervo 1419

ALMEIDA, Paulo Roberto de. A Grande mudança: conseqüências econômicas da transição política no Brasil. São Paulo: Códex, 2003. 199 p. ISBN 85-7594-005-8
Número de Chamada: 32(81) A447a
Formação da diplomacia econômica no Brasil : as relações econômicas internacionais no Império / 1998 - Livros - Acervo 1287

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império. Brasília 1998. 468 p.
Número de Chamada: 339.9(81) A447f
Formação da diplomacia econômica no Brasil : as relações econômicas internacionais no Império / 1998 - Livros - Acervo 16899

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império. Brasília: Edição do Autor, 1998. 468 p.
Número de Chamada: 330.322.14(81) A447fd

Formação da diplomacia econômica no brasil : as relações econômicas internacionais no império / 2001 - Livros - Acervo 1288
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no brasil: as relações econômicas internacionais no império. São Paulo: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. 675 p. ISBN 8573592109
Número de Chamada: 339.9(81) A447f

Formação da diplomacia econômica no brasil : as relações econômicas internacionais no Império / 2001 - Livros - Acervo 50227
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no brasil: as relações econômicas internacionais no Império. São Paulo: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. 675 p. ISBN 85-7359-210-9
Número de Chamada: SERE 341.7:339.9(81) A447fd

Formação da diplomacia econômica no brasil : as relações econômicas internacionais no Império / 2001 - Livros - Acervo 88780
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no brasil: as relações econômicas internacionais no Império. São Paulo: Brasília: Senac, Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. 675 p. ISBN 85-7359-210-9
Número de Chamada: XLI,05,032

Formação da diplomacia econômica no Brasil : relações econômicas internacionais no império - 2. ed. / 2005 - Livros - Acervo 22744
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no Brasil: relações econômicas internacionais no império. 2. ed. São Paulo: Senac, Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. 675 p. ISBN 85-7359-210-9
Número de Chamada: 327 A447fd 2. ed.

Formação da diplomacia econômica no Brasil : relações econômicas internacionais no império / 2001 - Livros - Acervo 3316
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Formação da diplomacia econômica no Brasil: relações econômicas internacionais no império. São Paulo: Senac, Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. 675 p. ISBN 8573592109
Número de Chamada: 327 A447fd

Mercosul no contexto regional e internacional, O / 1993 - Livros - Acervo 19966
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O mercosul no contexto regional e internacional. São Paulo: Aduaneiras, 1993. 204 p.
Número de Chamada: 339.923(8) A447mc

Mercosul no contexto regional e internacional, O / 1993 - Livros - Acervo 50205
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O mercosul no contexto regional e internacional. São Paulo: Aduaneiras, 1993. 204 p. ISBN 857129098-9
Número de Chamada: SERE 339.923(8) A447mc

Mercosul no contexto regional e internacional, O / 1993 - Livros - Acervo 83843
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O Mercosul no contexto regional e internacional. São Paulo: Aduaneiras, 1993. 204 p. ISBN 8571290989
Número de Chamada: 339.923(8) A447m

Moderno Príncipe : Maquiavel revisitado, O / 2007 - Livros - Acervo 51385
ALMEIDA, Paulo Roberto de. O moderno Príncipe: Maquiavel revisitado. Brasília: Edição do Autor, 2007. 166 p.
Número de Chamada: 32 A447m

Velhos e novos manifestos : o socialismo na era da globalização / 1999 - Livros - Acervo 3101
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Velhos e novos manifestos: o socialismo na era da globalização. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999. 95 p. ISBN 85-7444
Número de Chamada: 321.74 A447vn

Vivendo com livros / 1994 - Livros - Acervo 11595
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Vivendo com livros. Paris: Maíra, 1994. 406 p.
Número de Chamada: 327 A447vl
Mercosud : un marché commun pour l'Amérique du Sud, Le / 2000 - Livros - Acervo 20262
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Le mercosud: un marché commun pour l'Amérique du Sud. Paris: Harmattan, 2000. 158 p. (Recherches Amériques Latines, série Brésil ) ISBN 2-7384-9350-5
Número de Chamada: 337.91(8) A447me
Mercosul : fundamentos e perspectivas - 2 ed. / 1998 - Livros - Acervo 2019

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: fundamentos e perspectivas. 2 ed. São Paulo: LTr, 1998. 159 p. ISBN 85-7322-548-3
Número de Chamada: 339.92(8) A447m
Mercosul : fundamentos e perspectivas / 1998 - Livros - Acervo 19874

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: fundamentos e perspectivas. São Paulo: LTr, 1998. 159 p.
Número de Chamada: 337.91(7/8) A447mf
Mercosul : fundamentos e perspectivas / 1998 - Livros - Acervo 91814

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: fundamentos e perspectivas. Brasília: Grande Oriente do Brasil, 1998. 96 p.
Número de Chamada: CSFGB 337.91(8) A447m
Primeiros anos do século XXI : o Brasil e as relações internacionais contemporâneas, Os / 2002 - Livros - Acervo 2493

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Os Primeiros anos do século XXI: o Brasil e as relações internacionais contemporâneas. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 283 p. ISBN 85-219-0435-5
Número de Chamada: 327"20" A447o
Primeiros anos do século xxi : o Brasil e as relaçoes internacionais contemporâneas, Os / 2002 - Livros - Acervo 4014

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Os primeiros anos do século xxi: o Brasil e as relaçoes internacionais contemporâneas. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 283 p. ISBN 8521904355
Número de Chamada: 327 A447
Relações internacionais e política externa do Brasil : dos descobrimentos à globalização / 1998 - Livros - Acervo 88075

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: dos descobrimentos à globalização. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. 359 p. (Coleção relações internacionais e integração ) ISBN 85-7025-455-5
Número de Chamada: XLI,04,026
Relações internacionais e política externa do Brasil : história e sociologia da diplomacia brasileira - 2 ed. / 2004 - Livros - Acervo 2643

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: história e sociologia da diplomacia brasileira. 2 ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. 438 p. (Coleção relações internacionais e integração ) ISBN 85-7025-738-4
Número de Chamada: 327(81)(09) A447r
Relações internacionais e política externa do Brasil : história e sociologia da diplomacia brasileira - 2. ed. / 2004 - Livros - Acervo 13811

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: história e sociologia da diplomacia brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. 438 p. (Coleção relações internacionais e integração ) ISBN 8570257384
Número de Chamada: 327(81) A447ri 2. ed.
Relações internacionais e política externa do Brasil : dos descobrimentos à globalização / 1994 - Livros - Acervo 14997

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: dos descobrimentos à globalização. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1994. 359 p. (Coleção relações internacionais e integração ) ISBN 8570257384
Número de Chamada: 327(81)"1500/1998" A447ri
Relações internacionais e política externa do Brasil : dos descobrimentos à globalização / 1998 - Livros - Acervo 2642

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: dos descobrimentos à globalização. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. 359 p. (Coleção relações internacionais e integração ) ISBN 85-7025-455-5
Número de Chamada: 327(81)(09) A447r


Teses próprias:
Classes sociales et pouvoir politique au Bresil : une étude sur les fondements méthodologiques et empiriques de la Révolution Bourgeoise / 1984 - Livros - Acervo 11228
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Classes sociales et pouvoir politique au Bresil: une étude sur les fondements méthodologiques et empiriques de la Révolution Bourgeoise. Bruxelles: Université Libre de Bruxelles, 1984. 2 v.
Número de Chamada: 323.32(81) A447cs

Livros Editados:

Actos diplomáticos do Brasil / 1997 - Livros - Acervo 102589
OLIVEIRA, José Manoel Cardoso de; ALMEIDA, Paulo Roberto de. Actos diplomáticos do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1997. 2 v. (Coleção memória brasileira ; n.4)
Número de Chamada: 230,03,035-036

Actos diplomáticos do Brasil : tratados do período colonial e vários documentos desde 1943 / 1997 - Livros - Acervo 13856
OLIVEIRA, José Manoel Cardoso de; ALMEIDA, Paulo Roberto de. Actos diplomáticos do Brasil: tratados do período colonial e vários documentos desde 1943. Brasília: Senado Federal, 1997. 2 v. (Coleção memória brasileira )
Número de Chamada: 341.24(81) O48

Brasil dos brasilianistas : um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000, O / 2002 - Livros - Acervo 16873
BARBOSA, Rubens Antonio; EAKIN, Marshall C.; ALMEIDA, Paulo Roberto de. O Brasil dos brasilianistas: um guia dos estudos sobre o Brasil nos Estados Unidos, 1945-2000. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 512 p. ISBN 852190441X
Número de Chamada: 94 (81) B823b

Mercosul : legislação e textos básicos - 2. ed / 1996 - Livros - Acervo 3590
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: legislação e textos básicos. 2. ed Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 1996. 234 p
Número de Chamada: 339.92(8) M556me 2. ed.
Mercosul : legislação e textos básicos / 1992 - Livros - Acervo 3588

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: legislação e textos básicos. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 1992. 116 p
Número de Chamada: 339.92(8) M556me
Nos Estados Unidos: impressões políticas e sociais / 2009 - Livros - Acervo 82004

LIMA, Oliveira; ALMEIDA, Paulo Roberto de; PATRIOTA, Margarida. Nos Estados Unidos: impressões políticas e sociais. Brasília: Senado Federal, 2009. 421 p. (Edições do Senado Federal; 121.)
Número de Chamada: 323(73) L732n
Relações Brasil-Estados Unidos : assimetrias e convergências / 2006 - Livros - Acervo 17708

ALMEIDA, Paulo Roberto de; BARBOSA, Rubens Antonio. Relações Brasil-Estados Unidos: assimetrias e convergências. São Paulo: Saraiva, 2006. 297 p. ISBN 850205385X
Número de Chamada: 327(81:73) R382rb

Mercosul : textos básicos - Livros - Acervo 20067
MERCOSUL: textos básicos. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, [1992]. 166 p. (Coleção Integração Regional ; 1)
Número de Chamada: 339.923(8) M556mt

Mercosul : textos básicos - 2. ed. / 1992 - Livros - Acervo 2023
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: textos básicos. 2. ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 1992. 166 p. (Coleção Integração Regional )
Número de Chamada: 339.92(8) M556 2. ed.

Mercosul : textos básicos / 1992 - Livros - Acervo 44003
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Mercosul: textos básicos. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 1992. 166 p. (Coleção Integração Regional ; 1)
Número de Chamada: R 339.923(8) M556mt

Participação em Livros:

Brasil no cenário internacional, O / 2000 - Livros - Acervo 49252
PANNUNZIO, Antonio Carlos; SATO, Eiiti; ALMEIDA, Paulo Roberto de; GONÇALVES, Reinaldo; LOHBAUER, Christian. O Brasil no cenário internacional. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2000. 96 p. (Cadernos Adenauer ; 2) ISBN 85-85535-94-6
Número de Chamada: 327(81) P187bc

Brasil, União Européia, América do Sul: anos 2010-2020 / 2009 - Livros - Acervo 79173
MARTINS, Estevão C. de Rezende; SARAIVA, Miriam Gomes; ALMEIDA, Paulo Roberto de. Brasil, União Européia, América do Sul: anos 2010-2020. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2009. 267 p. ISBN 9788575041383
Número de Chamada: 327(81+4+8) B823u

Governança global / 2008 - Livros - Acervo 65370
ROBERTS, Adam; ALMEIDA, Paulo Roberto de. Governança global. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2008. 219 p. (Cadernos Adenauer ; IX3) ISBN 9788575041369
Número de Chamada: 327 G721gg

International security: a European-South American dialogue / 2008 - Livros - Acervo 55524
HOFMEISTER, Wilhelm; ALMEIDA, Paulo Roberto de. International security: a European-South American dialogue. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer, 2008. 181 p. ISBN 9788575041253
Número de Chamada: 341.67(063) I61se

Lugar da América do Sul na nova ordem mundial, O / 2001 - Livros - Acervo 55613
ALMEIDA, Paulo Roberto de; LIMA, Marcos Costa. O lugar da América do Sul na nova ordem mundial. São Paulo: Cortez, 2001. 471 p. ISBN 8524908246
Número de Chamada: 339.923(8) L951as

Potência Brasil : gás natural, energia limpa para um futuro sustentável / 2008 - Livros - Acervo 55840
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Potência Brasil: gás natural, energia limpa para um futuro sustentável. Porto Alegre: Laser Press Comunicação, 2008. 143 p. ISBN 9788561450014
Número de Chamada: 53.981(81) P861

Powers and principles: international leadership in a shrinking world / c2009 - Livros - Acervo 73113
SCHIFFER, Michael; SHORR, David; ALMEIDA, Paulo Roberto de. Powers and principles: international leadership in a shrinking world. Lanham,: Great Britain, c2009. 367 p. ISBN 9780739135433
Número de Chamada: 327 P888p

Relações internacionais contemporâneas : da construção do mundo liberal à globalização, de 1815 a nossos dias / 1997 - Livros - Acervo 3834
ALMEIDA, Paulo Roberto de; DÖPCKE, Wolfgang; SARAIVA, José Flávio Sombra. Relações internacionais contemporâneas: da construção do mundo liberal à globalização, de 1815 a nossos dias. Brasília: Paralelo 15, 1997. 397 p. (Relações internacionais ) ISBN 8586315052
Número de Chamada: 327 R382

Relações internacionais contemporâneas: da construção do mundo liberal à globalização : de 1815 a nossos dias / 1997 - Livros - Acervo 2634
ALMEIDA, Paulo Roberto de; DÖPCKE, Wolfgang; SARAIVA, José Flávio Sombra. Relações internacionais contemporâneas: da construção do mundo liberal à globalização: de 1815 a nossos dias. Brasília: Paralelo 15, 1997. 398 p. (Relações internacionais ) ISBN 85-86315-05-2
Número de Chamada: 327"19" S343r

Segurança Internacional: Um diálogo Europa-América do Sul / 2008 - Livros - Acervo 55674
CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA INTERNACIONAL DO FORTE DE COPACABANA. 4 : 2007 :. Rio de Janeiro; ALMEIDA, Paulo Roberto de; HOFMEISTER, Wilhelm. Segurança Internacional: Um diálogo Europa-América do Sul. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2008. 181 p. ISBN 978.85.75041260
Número de Chamada: 341.67(063) C748si

Tempo negro, temperatura sufocante: Estado e sociedade no Brasil do AI-5 / 2008 - Livros - Acervo 55758
MUNTEAL FILHO, Oswaldo; FREIXO, Adriano de; FREITAS, Jacqueline Ventapane; ALMEIDA, Paulo Roberto de. Tempo negro, temperatura sufocante: Estado e sociedade no Brasil do AI-5. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Contraponto, 2008. 394 p. ISBN 9788578660024
Número de Chamada: 342.76(81) T288ts

Orientação de teses e dissertações Rio Branco:

"Novo mundo surgindo" : a contribuição da teoria das representações sociais ao debate sobre a sociedade civil global / 2004 - Livros - Acervo 105718
SINEDINO, Giorgio; ALMEIDA, Paulo Roberto de. "Novo mundo surgindo": a contribuição da teoria das representações sociais ao debate sobre a sociedade civil global. 2004. 76 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco (Mestrado em diplomacia), Brasília, 2004
Número de Chamada: MON 347.471 S616n 2004
Incorporação das normas do MERCOSUL ao direito brasileiro : a segurança jurídica regional em construção, A / 2005 - Livros - Acervo 105020
TRINDADE, Otávio Augusto Drummond Cançado. A incorporação das normas do MERCOSUL ao direito brasileiro: a segurança jurídica regional em construção. 2005. 155 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco, (Mestrado em Diplomacia), Brasília, 2005
Número de Chamada: MON 339.923(8) T833i 2005
Subsídios no comércio internacional e o contencioso Brasil - Canadá sobre jatos regionais, Os / 2004 - Livros - Acervo 105169
BRAGA, Antonio Cury Gonçalves. Os subsídios no comércio internacional e o contencioso Brasil - Canadá sobre jatos regionais. 2004. 93 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco (Mestrado em diplomacia), Brasília, 2004
Número de Chamada: MON 339.5(81:71) B813s 2004
Lado oculto da integração : o que fazer com os não-competitivos? : desemprego, comércio internacional e políticas sociais de ajuste ao comércio em processos de integração econômica, O / 2004 - Livros - Acervo 105164
GERPE, Mari Carmen Rial. O lado oculto da integração: o que fazer com os não-competitivos? : desemprego, comércio internacional e políticas sociais de ajuste ao comércio em processos de integração econ. 2004. 84 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco (Mestrado em diplomacia), Brasília, 2004
Número de Chamada: MON 332.135 G377l 2004
Convergência macroeconômica Brasil-Argentina : regimes alternativos e fragilidade externa, A / 2005 - Livros - Acervo 3881
ENGE, Leonardo de Almeida Carneiro; ALMEIDA, Paulo Roberto de. A convergência macroeconômica Brasil-Argentina: regimes alternativos e fragilidade externa. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. 164 p. (Coleção Rio Branco ) ISBN 8576310481
Número de Chamada: 330.101.541 E57
Diplomacia e o empresariado : análise da interlocução entre a comunidade empresarial brasileira e a Direção-Geral de Promoção Comercial/Itamaraty, A / 2004 - Dissertações - Acervo 921
MESQUITA, Thais Valério de; ALMEIDA, Paulo Roberto de. A Diplomacia e o empresariado: análise da interlocução entre a comunidade empresarial brasileira e a Direção-Geral de Promoção Comercial/Itamaraty. 2004. 118 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco (Mestrado em diplomacia), Brasília, 2004
Número de Chamada: MON 341.7(81) M582d 2004
Experiência argentina no Centro Internacional para a Resolução de Controvérsias sobre investimentos : implicações para o Mercosul e lições para o Brasil, A / 2006 - Livros - Acervo 104844
MACHADO, Luis Fernando Corrêa da Silva. A experiência argentina no Centro Internacional para a Resolução de Controvérsias sobre investimentos: implicações para o Mercosul e lições para o Brasil. 2006. 216 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco (Mestrado em Diplomacia), 2006
Número de Chamada: MON 339.727.24 M149e 2006
Fluxos globais de tecnologia, aprendizado tecnológico e a inserção internacional das economias em desenvolvimento : uma abordagem evolucionista / 2005 - Dissertações - Acervo 1280
SPERANZA, Nicola. Fluxos globais de tecnologia, aprendizado tecnológico e a inserção internacional das economias em desenvolvimento: uma abordagem evolucionista. Brasília, 2005. 104 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco (Mestrado em Diplomacia), Brasília, 2005
Número de Chamada: MON 5/6 S749f 2005
Diplomacia financeira : contribuições para o conceito e reflexões sobre o caso brasileiro / 2004 - Dissertações - Acervo 924
MARFIL, Luiz Augusto Ferreira; ALMEIDA, Paulo Roberto de. Diplomacia financeira: contribuições para o conceito e reflexões sobre o caso brasileiro. 2004. 204 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Rio Branco (Mestrado em Diplomacia), Brasília, 2004
Número de Chamada: MON 327(81) M326d 2004
Mudança do perfil institucional da OCDE e a crescente participação brasileira de 1993 a 2004 : novos enfoques no relacionamento mútuo, A / 2005 - Livros - Acervo 2103
ANTUNES, Felipe Carlos. A Mudança do perfil institucional da OCDE e a crescente participação brasileira de 1993 a 2004: novos enfoques no relacionamento mútuo. 2005. 106 p. Dissertação (Mestrado) -Instituto Rio Branco (Mestrado em Diplomacia), Brasília, 2005
Número de Chamada: MON 327(043.3) A636m 2005

Outros:

Globalizando : ensaios sobre a globalização e a antiglobalização / 2009 - Livros - Acervo 56724
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Globalizando: ensaios sobre a globalização e a antiglobalização. Brasília: Edição do Autor, 2009. 269 p.
Número de Chamada: 339.9 A447g
Oliveira Lima e a diplomacia brasileira no início da República: um intelectual com idéias fora do lugar ou com propostas fora de época? / 2004 - Livros - Acervo 82048
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Oliveira Lima e a diplomacia brasileira no início da República: um intelectual com idéias fora do lugar ou com propostas fora de época?. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2004. p.121-137
Número de Chamada: 929(Lima, O.) A447o
Parlamento e política externa : ensaios sobre o sistema político e as relações internacionais / 1996 - Livros - Acervo 18800
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Parlamento e política externa: ensaios sobre o sistema político e as relações internacionais. Brasília: [s.n.], 1996. 278 p.
Número de Chamada: 327(81) A447pp
Política da política externa. Os partidos políticos nas relações internacionais do Brasil : 1930-1990, A / 1993 - Livros - Acervo 50943
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A política da política externa. Os partidos políticos nas relações internacionais do Brasil: 1930-1990. Brasília: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 1993. 85 f.
Número de Chamada: SERE 327:329(81) A447pp
Política externa e relações internacionais do Brasil : uma seleção de leituras / 1996 - Livros - Acervo 2419
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Política externa e relações internacionais do Brasil: uma seleção de leituras. Brasília 1996. 241 f.
Número de Chamada: 327(81) A447p
Política externa e relações internacionais do Brasil : uma seleção de leituras / 1996 - Livros - Acervo 4599
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Política externa e relações internacionais do Brasil: uma seleção de leituras. Brasília: O Autor, 1996. 241 f.
Número de Chamada: 327(81) A447p
Partidos políticos e política externa / 1986 - Livros - Acervo 14989
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Partidos políticos e política externa. Brasília: Senado Federal, 1986. 43 p.
Número de Chamada: FOL 329 A447p
Partidos políticos e política externa / 1986 - Livros - Acervo 92483
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Partidos políticos e política externa. Brasília: Senado Federal, 1986. 43 p.
Número de Chamada: CSFGB 329 A447p
Política da política externa : os partidos políticos nas relações internacionais do Brasil, 1930-1990, A / 1993 - Livros - Acervo 18667
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A política da política externa: os partidos políticos nas relações internacionais do Brasil, 1930-1990. Brasília: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 1993. 85 f.
Número de Chamada: 327(81)(09) A447pp
Política da política externa : os partidos políticos nas relações internacionais, 1930-1990, A / 1993 - Livros - Acervo 2385
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A Política da política externa: os partidos políticos nas relações internacionais, 1930-1990. Brasília: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 1993. 85 p.
Número de Chamada: 327:329(81) A447p

1679) Caças versus Programa da Fome: escolha suas preferências

Parece que em 2003 o dinheiro dos aviões militares serviu para comprar feijão. Ao menos é o que eu deduzo destas palavras...

Lula sinaliza que concluirá ainda neste ano compra de aviões-caça
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília, 13.01.2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou na noite desta quarta-feira que deixará para seu sucessor resolver sobre a compra de 36 aviões-caças para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira). O presidente afirmou que a demora para em fechar a negociação é porque o negócio leva em consideração a soberania nacional e não apenas o preço das aeronaves.

"Pode ser esse ano, obviamente que não posso deixar [para o próximo governo]. O governo passado já deixou para mim. Quando entrei em 2003 tinha que tomar essa decisão, mas acontece que eu tinha que escolher ou combater a fome ou comprar avião e eu preferi combater a fome no país. Por isso, que não dei prioridade", disse.

O presidente rebateu as críticas de que o governo estaria optando pela aeronave francesa, que é considerada a proposta mais cara. "Essa questão do caça não é uma questão comercial comum, não é um acordo eminentemente econômico, vou comprar um porque é mais barato, estamos tentando mostrar para a sociedade brasileira que estamos discutindo a soberania do nosso país, inclusive a tecnológica. Obviamente, que entra a questão do custo e as propostas estão colocadas em cima da mesa e o ministro [Nelson] Jobim [Defesa] tem a determinação de fazer as discussões com quem deva fazer até que a gente construa uma coisa que vai caminhar para os finalmente", afirmou.

A Aeronáutica entregou na semana passada o relatório final com avaliação técnica e manteve o ranking antecipado pela Folha para a compra dos 36 caças por até R$ 10 bilhões: o Gripen NG em primeiro lugar, o F-18 da Boeing norte-americana, em segundo, e o Rafale, da Dassault francesa, em terceiro. O francês é o preferido de Jobim e de Lula, que defendem negócio com a França porque o país é seu "parceiro estratégico", com o qual assinou grande acordo militar em 2009.

Lula disse ainda que está preocupado em fazer o melhor negócio porque o país alcançou outro patamar. "Mas agora o Brasil ganhou outro perfil. Além da Amazônia poderosa, com relevância no mundo pela questão climática, temos a nossa amazônia azul: são 8.000 quilômetros de costa marítima e ainda com o pré-sal lá dentro. Portanto, aumenta muito a nossa responsabilidade para cuidar dos interesses nacionais. Agora, queremos nos transformar em uma nação grande economicamente, tecnologicamente e em uma nação que tenha no âmbito da defesa o tamanho da própria importância da nação brasileira. É assim que a gente vai agir", disse.

O presidente reafirmou que ele dará a palavra final, mas sugeriu que pode ouvir o Conselho de Defesa nacional e o Congresso. "Vou contar uma coisa: o único que ficou em silêncio até a gora foi eu. E fiquei em silêncio porque sou eu quem tenho o poder de decidir e quem tem esse poder tem mais responsabilidade, não fala o que quer, fala o que pode. Portanto, disse hoje ao ministro da Defesa que ele vai apresentar um relatório e que a partir disso tomarei a iniciativa de convocar o Conselho de Defesa, poderei tomar a iniciativa de provocar um debate no Congresso Nacional", afirmou.