O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Síntese Histórica do Instituto Histórico e Geográfico do DF

Síntese Histórica do Instituto Histórico e Geográfico do DF:

Sucedendo o Instituto Histórico e Geográfico de Brasília (8/12/1960) O IHG-DF foi fundado pelo Ministro Saulo Diniz em 3 de junho de 1964. 

Com sede à SEP/Sul Entre Quadras 703/903, Conjunto C, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal consta de instalações próprias projetadas pelo arquiteto Milton Ramos. 

É uma entidade promotora de cultura e ativadora da pesquisa especializada em Histó- ria e Geografia do Distrito Federal, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública nos termos da Lei no 2.233/98 do Governo do Distrito Federal tem por finalidade:

Estudar, divulgar e estimular o conhecimento da História e da Geografia, especialmente do Distrito Federal;

Coletar material e documentos que testemunhem os primórdios e a evolução da Capital Federal, mantendo-os em exposição permanente, ou por ocasião de eventos comemorativos de suas efemérides;

Promover conferências, seminários, simpósios, congressos, cursos, campanhas, ciclos de estudos, pesquisas, exposições e outros eventos vinculados às atividades da instituição;

Cultuar a memória dos grandes vultos da História de Brasília e do Brasil;

Prestar assistência de natureza didática e pedagógica ao educando.

Aprimorar técnicas diversas, por meio da troca de saberes tradicionais e da criação de tecnologia alternativa, visando uma prática de preservação dos fatos históricos e geográficos de Brasília e do Brasil.


As visitas às instalações do IHG-DF, de alunos, professores e visitantes são orientadas e atendidas pelos professores disponibilizados pela Secretaria de Educação do DF. 

As atividades desenvolvidas são:

Aulas expositivas sobre as primeiras manifestações favoráveis à interiorização da Capital do Brasil, discussões e debates na imprensa e no parlamento brasileiro, no período que antecedeu à mudança da capital para o planalto central; as missões com finalidade de reconhecer e demarcar o local da instalação da Nova Capital; o processo de construção e inauguração de Brasília; o processo de consolidação de Brasília como capital federal;

Explicações sobre fatos e mapas históricos e geográficos relacionados à História de Brasília e sobre exposições de caráter geográfico, geológico e histórico;

Projeção de filmes e fitas de vídeos sobre diversos aspectos da história, geografia e vida no Distrito Federal.


Para a realização destas atividades, o IHG-DF mantém:

Um Museu de Brasília, que mostra em exposição permanente de fotografias, recortes de jornais e outros materiais, a História da Capital, desde as primeiras ideias de interiorização. A obra e a vida do fundador da nossa cidade, Juscelino Kubitschek, e ainda o registro das palestras, conferências e sessões memorialistas realizadas em sua sede em fitas-cassete, vídeos e fotografias.

Uma exposição sobre a década de 50, que compõe o quadro da História daquele período.

Uma biblioteca que proporciona aos usuários do IHG-DF, oportunidade de aprender a História e a Geografia local e geral como outros assuntos de interesse histórico e pedagógico.

O acervo museológico dispõe ainda de peças de inestimável valor histórico como, por exemplo: a primeira estação de rádio usada em Brasília para comunicar-se com o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro; a cadeira onde se sentou o Presidente Juscelino Kubitschek na 1a Missa oficial realizada aqui, antes da inauguração da cidade, no dia 3 de maio de 1957; o jepp Maracangalha que serviu Bernardo Sayão e Juscelino Kubitschek nas visitas às obras durante a construção da cidade; um baú de madeira que pertenceu à Missão Cruls (1892); a cadeira de barbeiro usada por JK desde o Rio de Janeiro até a Fazendinha JK, em Luziânia; a lápide em mármore que cobria a 1a sepultura do Presidente Juscelino Kubitschek no cemitério Campo da Esperança; e mais, livros, documentos e tantos outros objetos que são o testemunho da história de Brasília.

Seu quadro social compõe-se de 120 sócios acadêmicos oriundos das mais seletas camadas culturais de nossa sociedade e de outras cidades, contando ainda com mais de uma centena de sócios correspondentes em quase todos os Estados do Brasil.

Nenhum comentário: