O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

O baixo desempenho do governo no Congresso- Ranking dos Políticos, Paulo Roberto de Almeida

Informação do Ranking do politicos sobre o desempenho medíocre do governo Lula no Parlamento com base em matéria de jornal:

“ A governabilidade do presidente Lula em seu terceiro mandato enfrenta desafios na Câmara dos Deputados. Segundo um levantamento do Jota, o índice de governismo – que mede a taxa média de apoio ao governo em votações nominais na Câmara – revela que o governo Lula obteve somente 69% de apoio nas votações orientadas pelo Planalto.

O percentual é inferior à média histórica de 75,8% e pior do que o desempenho de Jair Bolsonaro (79,3%), Michel Temer (77,8%) e de Dilma 1 (77,9%). Dos últimos mandatos, supera somente o segundo mandato de Dima Rousseff (67,1%), que não à toa sofreu o impeachment.

O resultado sinaliza uma relação mais frágil e complexa entre o governo e o parlamento em comparação a governos anteriores, exigindo um esforço maior de articulação política para avançar a agenda do governo.”

https://www.folhavitoria.com.br/economia/data-business/2024/10/01

===========

Comentário Paulo Roberto de Almeida:

Existem duas explicações para esse mau desempenho do governo em seus projetos enviados ao Parlamento: 1) eles são inquestionavelmente ruins ou inadequados ao país, numa avaliação racional de sua substância por parte das principais lideranças no e do Congresso; 2) os projetos sofrem a contaminação política da imensa divisão politica na casa legislativa, em função da polarização ideológica do ambiente político, dominado pelos dois extremos mais evidentes e à falta de um Centro moderado mais consistente.

Qual seria a razão mais provável? 

Paulo Roberto de Almeida



Nenhum comentário: