O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

(interrompido desde maio de 2024)

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Bertrand Russell, o mais importante pacifista e humanista do século XX: livros Por que os homens vão à guerra, Por que não sou cristão

Por que os homens vão à guerra, por Bertrand Russell

Bertrand Arthur William Russell (1872-1970) foi um dos mais importantes filósofos do Reino Unido

Bertrand Russell, Por que os homens vão à guerra, publicada pela Editora Unesp em 2014.

O livro contitui potente reflexão sobre os elementos que levam o homem a estados de beligerância e os níveis em que isso poderia ou deveria ser evitado, contribuindo decisivamente para a fama de Russell como crítico social e pacifista. “O princípio supremo, tanto na política quanto na vida privada, deveria ser o de promover tudo o que for criativo e, assim, diminuir os impulsos e desejos que giram em torno da posse.”

Russell discute ideias como educação, expansão dos direitos femininos e defesa do divórcio livre. Para ele, se os indivíduos fossem capazes de viver apaixonadamente, talvez pudessem conter os desejos de guerra e matança. A razão ou a repressão excessiva levaria os homens a viver de modo não natural e aumentaria ainda mais o conflito entre eles. 

As investigações do autor geraram inúmeros livros em diversas áreas que lhe renderam vários prêmios, com destaque para o Prêmio Nobel de Literatura, em 1950, "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento". Russell faleceu em 2 de fevereiro de 1970, aos 97 anos.  

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.- 

 



POR QUE NÃO SOU CRISTÃO

Bertrand Russell

 

 PRÊMIO NOBEL 1950

"O mais poderoso e espirituoso infiel desde Voltaire, que aguça a compreensão dos humanos tanto sobre a crença quanto sobre a descrença." (The Spectador)

Por que não sou cristão é um livro que coloca ao leitor questões que nunca mais poderão ser ignoradas. E que é considerado um dos mais blasfemos documentos filosóficos jamais escritos. Se a religião fornece respostas às perguntas que sempre atormentaram a humanidade – por que estamos aqui, qual a razão da vida, como devemos nos comportar –, Russell dissipa esse conforto, deixando-nos com alternativas mais perturbadoras: responsabilidade, autonomia e consciência do que fazemos.

Normalmente citado junto ao Cândido de Voltaire, à Idade da Razão, de Thomas Paine, A ultima tentação de Cristo, de Martin Scorsese, e A vida de Brian, do Monty Python, Por que não sou cristão, apesar do tom bem-humorado, coloca ao leitor questões que nunca mais poderão ser ignoradas.

POR QUE NÃO SOU CRISTÃO

Coleção L&PM E-books


Nenhum comentário: