O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Livro: O Panorama Visto em Mundorama - Paulo Roberto de Almeida (2015)


O Panorama Visto em Mundorama
Ensaios Irreverentes e Não Autorizados
 (nova versão, com Conclusão, em 7/05/2015)

Paulo Roberto de Almeida

Índice

Apresentação                        
O mundo visto no diorama de Mundorama, 11

Primeira Parte
Política externa brasileira e diplomacia companheira
1. Fim das utopias na Casa de Rio Branco? , 17
2. A política externa companheira e a diplomacia partidária, 21
3. Continuidade e mudança na política externa brasileira ,  31
4. A diplomacia brasileira numa nova conjuntura política,  37
5. O Brasil e a integração regional, da Alalc à Unasul: algum progresso? ,   41

Segunda Parte
Economia política internacional
6. Mudanças na economia mundial: perspectiva histórica de longo prazo, 55
7. Os Brics na nova conjuntura de crise econômica mundial59
8. A Guerra Fria Econômica: um cenário de transição?, 68
9. Desafios da economia brasileira na interdependência global74
10. A agenda econômica internacional: o cenário atual 80
11. Como o Brasil se insere no cenário mundial, agora e no futuro próximo?85
12. Como e qual seria uma (ou a) agenda ideal para o Brasil,  91
13. O que o Brasil deveria fazer para maximizar a “sua” agenda?, 99

Terceira Parte
Globalização, Embromação
14. A globalização e o direito comercial: uma longa evolução , 113
15. Fluxos financeiros internacionais: é racional a proposta de taxação?, 120
16. Fórum Econômico e Fórum Social: dois mundos contraditórios, 129
17. Fórum Social Mundial: uma década de embromação138
18. Triste Fim de Policarpo Social Mundial ,    149
19. A falência da assistência oficial ao desenvolvimento, 159

Quarta Parte
Política internacional, Questões estratégicas
20. A guerra de 1914-18 e o Brasil: impactos imediatos, efeitos permanentes ,  167
21. O mundo sem o Onze de Setembro: explorando hipóteses , 172
22. Wikileaks: verso e reverso ,     179
23. Wikileaks-Brasil: qual o impacto real da revelação dos documentos? , 187
24. Digressões contrarianistas sobre o desarmamento nuclear  , 197
25. Um congresso de Viena para o século 21?  ,       203
26. As ilusões perdidas do século 21 ,    210

Quinta Parte
Ideias, cultura, livros
27. A ideia do interesse nacional: onde estamos?217
28. Imperfeições dos mercados ou “perfeições” dos governos , 223
29. Miséria do Capital no século 21  ,  229
30. Reformando o sistema monetário internacional  ,  233
31. As quatro liberdades e um projeto para o Brasil , 241
32. Algumas recomendações de leituras  249
33. Estratégia diplomática: relendo Sun Tzu para fins menos belicosos , 255
34. Memória e diplomacia: o verso e o reverso , 264
35. Da democracia à ditadura: uma gradação cheia de rupturas ,     269

Conclusão                              
A diplomacia dos antigos comparada à dos modernos ,  275


Apêndices
Relação cronológica dos ensaios publicados em Mundorama , 291
Relação dos artigos publicados anteriormente em RelNet ,     298
Livros publicados pelo autor , 302
Nota sobre o autor ,  307

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Akira Iriye, 'Global Interdependence: The World after 1945' - Book review, by Ryan Irwin (H-Net)

Irwin on Iriye, 'Global Interdependence: The World after 1945'

by Seth Offenbach
Akira Iriye. Global Interdependence: The World after 1945. A History of the World Series. Cambridge: Belknap Press, 2013. 1,008 pp. $35.95 (cloth), ISBN 978-0-674-04572-9.

Reviewed by Ryan M. Irwin (SUNY Albany)
Published on H-Diplo (July, 2014)
Commissioned by Seth Offenbach

Global Interdependence begins with an evocative epitaph: “A man without bias cannot write interesting history—if, indeed, such a man exists.” The quote, which comes from Bertrand Russell’s memoirs, introduces this diverse overview of the world after 1945. As editor, Akira Iriye explains, his biases include a commitment to contributing a fresh perspective on the recent past, a desire to place this perspective in a truly global frame, and a devotion to explicating the layers of transnational history. Although these layers, which he identifies as geopolitics, economics, the environment, and cultural exchange, converged at different points after 1945, each has a distinct story and chronology, and each layer receives separate treatment in Global Interdependence’s five chapters. Readers looking for a new take on the driving force of history will have to look elsewhere; this is a tome about interactions. Transnational exchange happened “across borders, among people and their communities, ideas, and goods, to such an extent that, whether we are talking about political, economic, social, or cultural affairs, the destinies of nations, civilizations, individuals, and the natural habitat become closely linked” (p. 4). Presented with an admirable terseness, Iriye’s argument straddles the line between understatement and provocation: the world achieved interdependence after 1945.

Clocking in at over nine hundred pages, Global Interdependence can be unpacked in various ways. Like its predecessor, A World Connecting, 1870-1945 (2012), which was edited by Emily Rosenberg and published in 2012, Iriye’s volume consists of long interpretive essays that both synthesize recent scholarship and reflect the predilections of each contributor. Historians of U.S. foreign relations will recognize many of the authors—Petra Goedde, J. R. McNeill, and Thomas W. Zeiler, among others—and Global Interdependence might be read as an intervention in U.S. and the world history. That field, which barely existed a decade ago, emerged arguably from the confluence of diplomatic history with immigration and global studies during the early 2000s.[1] When viewed alongside Rosenberg’s volume, Global Interdependence provides a capacious starting point to think about this nascent historiography. The United States percolates nearly every page of Iriye’s tome, but the authors are as interested in the world as in the United States. Wilfried Loth explores the superpower contest through the prism of European unity; Zeiler illuminates how Washington shaped (and was shaped by) postwar capitalism; McNeill and Peter Engelke place this period in the context of population and energy concerns; Goedde explains the way diversity and homogenization interacted in the age of cultural globalization; and Iriye offers a précis on transnationalism. Paired with Rosenberg, Global Interdependence articulates a vision of the field that is less about the United States than about the line that defines this curious category of U.S./world. The book walks this line expertly—a challenge that has organized recent meetings of the Society for Historians of American Foreign Relations (SHAFR)—and does so in a way that showcases the field’s obvious methodological diversity.[2] The resulting narrative invites historians to rethink the context around and the significance of America’s rise to power during the twentieth century.

Yet Global Interdependence’s intellectual ambitions go beyond the United States. Iriye’s volume is the sixth book of the History of the World series, which he is assembling with Jürgen Osterhammel and publishing jointly with Harvard University Press and C. H. Beck. Beginning in prehistoric times, this multivolume project promises to articulate a genealogy of a peculiar historical subject: transnational consciousness. The journal New Global Studies has cultivated this scholarly agenda since 2007, feeding on recent writings by Christopher Bayly, Charles Bright, Michael Geyer, Bruce Mazlish, Osterhammel, and Saskia Sassen, among others, and Iriye’s book is an elaboration of this larger pedagogical endeavor.[3] World historians will not find references to peripheries, cores, orlongue durées in Global Interdependence, nor will they learn anything new about the rise and fall of great powers.[4] Iriye’s project is about connections and interactions. “We need a conceptual hold on the experience of a world that is defined by its globality,” Bright and Geyer wrote recently. It is not enough to define this effort by scale or theory; what is needed is a history that reveals why communities became interlocked and how they found meaning in that experience.[5] The History of the World series might be read as an answer to this clarion call; Iriye’s Global Interdependence undoubtedly has much to say about the history of “globality” or the horizontal planes of action that give life the globalization experience. “Post-1945 history shows numerous instances of incomprehension toward unfamiliar people and objects,” Iriye admits. But more important is the “growth of the realization that men, women, children, the spaces they inhabit, and animals, birds, fish, and plants are all interdependent beings” (p. 8). The story of this realization, unfurled here with editorial acumen, represents one way to conceptualize global history.

Each chapter provides its own twist on Iriye’s larger theme. Loth’s piece about the Cold War, for instance, is an interesting alternative to scholarship about the superpower contest in the Third World. His narrative begins and ends in Europe and explores how American-Soviet tensions interacted with the rise of an American-European duopoly and the growth of state-making experiments in Asia.[6] Zeiler’s essay is equally accessible. Starting with a nuanced portrait of U.S. power after World War II, he turns attention to political economy, showing that while the recovery of the industrialized world eroded Washington’s primacy during the Cold War, the United States never abandoned its commitment to opening economic doors around the world. This commitment has been the beating heart of modern globalization.[7] McNeill and Peter Engelke shift attention to the environment and themes of energy consumption, climate change, and population growth. We are living through the dawn of the Anthropocene era, they argue, which has seen humans supplant microbes and orbital wobbles as the principle cause of environmental change. The boldness of this claim is matched by the authors’ skepticism toward geo-engineering, giving their essay an ambiguity distinct from Global Interdependence’s other chapters.[8] On the topic of culture, Goedde and Iriye provide similar accounts about non-state activism and global consciousness. Goedde is more interested in women and local tradition than Iriye—her essay wrestles fruitfully with cultural hybridity—but her final conclusions do not depart from Iriye’s wider assessment of the post-1945 world: interdependence is too big to fail.[9] In the face of a tightening network of people, goods, and ideas, where intellectuals grope daily for a cosmopolitanism that befits our global condition, these individual chapters ultimately assemble to answer the most basic of questions: How did we get here?

A book this ambitious invites big questions and constructive criticism. Periodization, for instance, will always vex historians and Iriye’s decision to begin this story in 1945 carries baggage. On the one hand, 1945 is the obvious marker because it marks the origins of the Cold War. On the other hand, this choice masks the impact of World War II. While Rosenberg’s contributors mostly oriented their chapters backward toward the nineteenth century, treating the Second World War as an afterthought in the drama of industrialized globalization, the gaze here is cast forward toward contemporary times, leaving the most destructive conflict in human history out of focus for History of the World readers. Considering that conflict’s impact on ideas about planning and citizenship, this is no small oversight.[10] One might counter that the arrival of the atomic bomb operated as a cross-cultural “reset” button, but nuclear questions are at Global Interdependence’s periphery and few of its chapters would be less cohesive if they covered World War II itself. There is even an argument for beginning in 1914. The First Great War not only repudiated European norms about civilization, but also marked New York’s arrival as the industrial world’s preeminent financial center. By 1916 America was the largest economy on the planet, and even after Woodrow Wilson’s downfall in 1919, the United States continued to influence how countries came to terms with the vagaries of modern life.[11] Beyond facilitating a comparison of the 1920s and 1990s, a history that moved forward from 1914 might better illuminate the strange careers of import-substituting industrialization, global governance, and postcolonial nationalism.[12] What are the trade-offs of dating globality’s triumph to 1945?

Essay selection is also a topic that invites scholarly debate. Iriye provides an excellent balance here with two chapters about diplomacy and economics, another two essays about interactions and consciousness, and a middle piece on the environment. One critique of A World Connecting was that the essays were inadequately integrated, and a comparable argument can be made of Global Interdependence.[13] The contributors occasionally talk past each other and their overlaps—which are especially evident in the final two chapters—can be frustrating when read in light of the book’s omissions. China, for instance, is everywhere and nowhere. Although Beijing shaped relations between the United States and Soviet Union and eventually altered the geography of capitalism, the country does not receive the same treatment as Europe and North America, the lodestars of Loth’s and Zeiler’s chapters respectively.[14] Similarly, the information revolution is omnipresent yet opaque. The contributors are interested in technology but ignore “big science,” or the story of how public money fused with private research after the 1940s.[15] Change did not just happen, and while treating this marriage as a lubricant of transnationalism may reflect how people experienced new technology, it also diminishes the political history of invention and diffusion. Likewise, Global Interdependence handles decolonization perfunctorily. Whereas Rosenberg’s A World Connecting provided separate essays on statehood and imperialism, empire’s end is subsumed here by the dramatic growth of globalization and the arrival of transnational consciousness.[16] Essay selection is almost too easy to critique in a project with this many moving parts, but each of these jabs points toward open-ended questions: Where does power reside in the modern world? How should global historians balance causation and description? As narrators, where should we plant our feet—and who are “we”?

Finally, there is bias. Russell would surely have thoughts about the above questions and he would be fascinated by Iriye’s answers. Iriye has done much to historicize the global community and his biases are more interesting than he suggests on Global Interdependence’s opening pages. There is a Kantianism to his scholarship since the mid-1990s, rooted in a deep, sophisticated interest in the connective tissue of world affairs. Having spent three decades writing about war and conflict—namely, the American-Japanese antagonism during the early twentieth century—Iriye’s turn toward transnational history hints at a cosmopolitanism that is both placid and cavernous.[17] Global Interdependencepushes readers to think about themselves in the widest possible frame, urging scholars and laypeople alike to recognize the essential commonality of humankind—and realize the relevance of a history of global interdependence. This sentiment finds expression throughout the current volume, especially as the contributors move from the historical past to the political present.[18] It also contrasts with the recent proliferation of scholarship about inequality, violence, and imperialism.[19] Indeed, in Iriye’s concluding chapter one can hear echoes of earlier refrains about the world’s flatness, which will surely frustrate readers who have joined Thomas Piketty’s bandwagon or find intellectual sustenance on the pages of n+1 and Jacobin.[20] My students are certainly angrier than Iriye, even if they disagree about where to direct their frustration. Most of them have part-time jobs and outsized loans; they come to the State University of New York with limited resources and heightened anxieties, and tend to take their cultural cues from either Bill O’Reilly or Jon Stewart. Comparable questions inform their interest in and awareness of global interdependence: Will they be better off than their parents? What will technology change? Can this planet sustain itself?[21] All of which raises the specter of politics: In the face of these questions, is Iriye’s cosmopolitanism too synonymous with the universalism of a bygone age? Have past experiments with the Outline of History—predicated on the conviction that transnationalism would cultivate habits coexistence and prevent the recrudescence of “great” wars—already revealed the shortcomings in the pedagogical enterprise that animates History of the World?[22]

Iriye has earned his answers to these questions. Born in Tokyo on the eve of World War II, he entered academia at the Cold War’s highpoint and he has spent a lifetime reflecting on the themes of Global Interdependence. The book, and the series to which it belongs, is admirable and impressive. It challenges U.S./world and global historians in equal measure, nudging them to see globalization as a historical object that unifies the disparate insights of political, social, and cultural history. The individual chapters are excellent. But do not open these pages expecting a compelling critique of power. Iriye’s call to arms is subtle, mature, and elitist: we are one. The question remains, is that enough?

Notes

[1]. For representative examples of this confluence, see Matthew Connelly, A Diplomatic Revolution: Algeria’s Fight for Independence and the Origin of the Post-Cold War Era (New York: Oxford University Press, 2002); Mai M. Ngai,Impossible Subjects: Illegal Aliens and the Making of Modern America (Princeton: Princeton University Press, 2004); and Akira Iriye, Global Community: The Role of International Organizations in the Making of the Contemporary World (Berkeley: University of California Press, 2002). Recent historiographical reviews include Thomas W. Zeiler, “The Diplomatic Bandwagon: A State of the Field,” Journal of American History 95, no. 4 (March 2009): 1053-1073; Erez Manela, “The United States in the World,” in American History Now, ed. Eric Foner and Lisa McGirr (Philadelphia: Temple University Press, 2011), 201-220; Thomas Borstelmann, “A Worldly Tale: Global Influences on the Historiography of U.S. Foreign Relations, in America in the World: The Historiography of American Foreign Relations since 1941, 2nd ed., ed. Frank Costigliola and Michael J. Hogan (Cambridge: Cambridge University Press, 2014), 338-360.

[2]. For a conversation about the field, see Matthew Connelly, Robert J. McMahon, Katherine A. S. Sibley, Thomas Borstelmann, Nathan Citino, and Kristin Hoganson, “SHAFR in the World,” Passport: The Society for Historians of American Foreign Relations Review 42, no. 2 (September 2011): 4-16.

[3]. For a conversation about the field, see C. A. Bayly, Sven Beckert, Matthew Connelly, Isabel Hofmeyr, Wendy Kozol, and Patricia Seed, “AHR Conversation: On Transnational History,” American Historical Review 111, no. 5 (December 2006): 1440-1464. Representative scholarship includes C. A. Bayly, The Birth of the Modern World, 1780-1914: Global Connections and Comparisons (Oxford: Blackwell, 2004); Bruce Mazlish, The New Global History (New York: Routledge, 2006); Jürgen  Osterhammel, The Transformation of the World: A Global History of the Nineteenth Century, trans. Patrick Camiller (Princeton: Princeton University Press, 2014); and Saskia Sassen, Territory, Authority, Rights: From Medieval to Global Assemblage (Princeton: Princeton University Press, 2006).

[4]. For older variations on global history, see Immanuel Wallerstein, The Modern World-System, 4 vols. (Berkeley: University of California Press, 1974-2011); Fernand Braudel, On History, trans. Sarah Matthews (Chicago: University of Chicago Press, 1980); and Paul Kennedy, The Rise and Fall of Great Powers:Economic Change and Military Conflict from 1500 to 2000 (New York: Vintage, 1989).

[5]. Charles Bright and Michael Geyer, “Benchmarks of Globalization: The Global Condition, 1850-2010,” in A Companion to World History, ed. Douglas Northrop (Oxford: Wiley-Blackwell, 2012), 286.

[6]. For an alternative approach, see Odd Arne Westad, The Global Cold War:Third World Interventions and the Making of Our Times (Cambridge: Cambridge University Press, 2005); and Odd Arne Westad, ed., Brothers in Arms: The Rise and Fall of the Sino-Soviet Alliance, 1945-1963 (Stanford: Stanford University Press, 1998).

[7]. The chapter complements Zeiler’s impressive work on the General Agreement on Tariffs and Trade (GATT), as well as Alfred E. Eckes Jr. and Thomas W. Zeiler, Globalization and the American Century (Cambridge: Cambridge University Press, 2003).

[8]. The chapter enhances arguments in J. R. McNeill, Something New under the Sun: An Environmental History of the Twentieth Century (New York: Penguin, 2000).

[9]. Useful reflections on hybridity include Homi K. Bhabha, The Location of Culture, 2nd ed. (London: Routledge, 2004).

[10]. Some relevant work includes Christopher Bayly and Tim Harper, Forgotten Armies: Britain’s Asian Empire and the War with Japan (New York: Penguin, 2005); Christopher Bayly and Tim Harper, Forgotten Wars: Freedom and Revolution in Southeast Asia (Cambridge: Harvard University Press, 2007); Frederick Cooper, Decolonization and African Society: The Labor Question in French and British Africa (Cambridge: Cambridge University Press, 1996); David Edgerton, Warfare State: Britain 1920-1970 (Cambridge: Cambridge University Press, 2005); and James T. Sparrow, Warfare State: World War II Americans and the Age of Big Government (New York: Oxford University Press, 2011).

[11]. Adam Tooze, The Deluge: The Great War and the Remaking of Global Order(New York: Penguin, 2014).

[12]. Some relevant reflections include Cemil Aydin, The Politics of Anti-Westernism: Visions of World Order in Pan-Islamic and Pan-Asian Thought (New York: Columbia University Press, 2007); Sugata Bose, His Majesty’s Opponent: Subhas Chandra Bose and India’s Struggle against Empire (Cambridge: Harvard University Press, 2011); Patricia Clavin, Securing the World Economy: The Reinvention of the League of Nations, 1920-1946 (New York: Oxford University Press, 2013); Daniel Gorman, The Emergence of International Society in the 1920s (Cambridge: Cambridge University Press, 2012); Minkah Makalani, In the Cause of Freedom: Radical Black Internationalism from Harlem to London, 1917-1939 (Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2011); Mark Mazower,Governing the World: The History of an Idea (New York: Penguin, 2012); Glenda Sluga, Internationalism in the Age of Nationalism (Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2013); and John Waterbury, “The Long Gestation and Brief Triumph of Import-Substituting Industrialization,” World Development 27, no. 2 (1999): 323-341.

[13]. Donna R. Gabbacia, review of A World Connecting, ed. Emily Rosenberg, H-Diplo Roundtable Review 14, no. 40 (July 2013): 20.

[14]. Overviews of China’s journey include Odd Arne Westad, Restless Empire:China and the World since 1750 (New York: Basic Books, 2012); and Jonathan Spence, The Search for Modern China, 3rd ed. (New York: W. W. Norton, 2012). China’s return to global prominence can be seen fruitfully in the context of R. Bin Wong, China Transformed: Historical Change and the Limits of European Experience (Ithaca: Cornell University Press, 1997); and Kenneth Pomeranz, The Great Divergence: China, Europe, and the Making of the Modern World Economy(Princeton: Princeton University Press, 2000).

[15]. David Reynolds, “Science, Technology, and the Cold War,” in The Cambridge History of the Cold War, vol. 3, ed. Melvyn Leffler and Odd Arne Westad (Cambridge: Cambridge University Press, 2010), 378; and David Edgerton, The Shock of the Old: Technology and Global History since 1900 (New York: Oxford University Press, 2006).

[16]. Charles S. Maier, “Leviathan 2.0: Inventing Modern Statehood,” in World Connecting: 1870-1945 (Cambridge: Harvard University Press, 2012), 29-284; and Tony Ballantyne and Antoinette Burton, “Empires and the Reach of the Global,” in ibid., 285-434.

[17]. Some his early scholarship includes After Imperialism: The Search for a New Order in the Far East, 1921–1931 (Cambridge: Harvard University Press, 1965);Pacific Estrangement: Japanese and American Expansion, 1897-1911 (Cambridge: Harvard University Press, 1972); and Power and Culture: The Japanese-American War, 1941-1945 (Cambridge: Harvard University Press, 1981). His more recent scholarship includes “The Internationalization of History,” American Historical Review 94, no. 1 (February 1989): 1-10; Cultural Internationalism and World Order(Baltimore: John Hopkins University Press, 1997); Global Community; and, with Petra Goedde, “Introduction: Human Rights as History,” in The Human Rights Revolution: An International History, ed. Akira Iriye, Petra Goedde, and William Hitchcock (New York: Oxford University Press, 2012), 3-24. Some wider reflections about cosmopolitanism include Kwame Anthony Appiah,Cosmopolitanism: Ethics in a World of Strangers (New York: Penguin, 2006); Pheng Cheah and Bruce Robbins, eds., Cosmopolitics: Thinking and Feeling beyond the Nation (Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998); and Immanuel Kant, Kant: Political Writings, 2nd ed., ed. Hans Reiss, trans. H. B. Nisbet (Cambridge: Cambridge University Press, 1991), 1-53.

[18]. Loth, “Equations of Power,” 197-199; and Zeiler, “Opening Doors,” 352-361.

[19]. This literature has been eclectic, having grown in the shadow of America’s imperial wars in Afghanistan and Iraq. Some representative scholarship includes Michael Hardt and Antonio Negri, Empire (Cambridge: Harvard University Press, 2000); Craig Calhoun, Frederick Cooper, and Kevin W. Moore, eds., Lessons of Empire: Imperial Histories and American Power (New York: New Press, 2006); Martti Koskenniemi, The Gentle Civilizer of Nations: The Rise and Fall of International Law, 1870-1960 (Cambridge: Cambridge University Press, 2001); Charles S. Maier, Among Empires: American Ascendancy and Its Predecessors(Cambridge: Harvard University Press, 2006); and Mark Mazower, No Enchanted Palace: The End of Empire and the Ideological Origins of the United Nations(Princeton: Princeton University Press, 2009). For a relevant historiography review, see Paul Kramer, “Power and Connection: Imperial Histories of the United States in the World,” American Historical Review 116, no. 5 (December 2011): 1348-1391.

[20]. Thomas L. Friedman, The World Is Flat: A Brief History of the Twenty-First Century (New York: Farrar, Straus and Giroux, 2005); and Thomas Piketty, Capital in the Twenty-First Century (Cambridge: Harvard University Press, 2014). For a critique of Piketty, see Chris Giles, “Piketty Findings Undercut by Errors,”Financial Times (March 2014), http://www.ft.com/intl/cms/s/2/e1f343ca-e281-11e3-89fd-00144feabdc0.html#axzz33ixedkJL. For a thoughtful assessment of millennial Marxism, see Timothy Shenk, “Thomas Piketty and Millennial Marxists on the Scourge of Inequality,” The Nation (May 2014),http://www.thenation.com/ article/179337/thomas-piketty-and-millennial-marxists-scourge-inequality?

[21]. Relevant commentary includes “The Onrushing Wave,” The Economist(January 2014), http://www.economist.com/news/briefing/ 21594264-previous-technological-innovation-has-always-delivered-more-long-run-employment-not-less; Tyler Cowen, “The Robots Are Here,” Politico Magazine (November 2013),http://www.politico.com/magazine/story/ 2013/11/the-robots-are-here-98995.html#.U4_CpV60b1p; Dereck Thompson, “What Jobs Will the Robots Take?” The Atlantic (January 2014),http://www.theatlantic.com/business/archive/ 2014/01/what-jobs-will-the-robots-take/283239; Elizabeth Kolbert, The Sixth Extinction: An Unnatural History(New York: Henry Holt, 2014); and “A Sensitive Matter,” The Economist (March 2013), http://www.economist.com/news/science-and-technology/21574461-climate-may-be-heating-up-le....

[22]. The reference is to H. G. Wells, The Outline of History: Being a Plain History of Life and Mankind (New York: Macmillan, 1920).

Printable Version: http://www.h-net.org/reviews/showpdf.php?id=40873

Citation: Ryan M. Irwin. Review of Iriye, Akira, Global Interdependence: The World after 1945. H-Diplo, H-Net Reviews. July, 2014.
URL: http://www.h-net.org/reviews/showrev.php?id=40873

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 United States License.

O Brasil e a agenda economica internacional, 4: o que fazer para maximizar as oportunidades? - Paulo Roberto de Almeida (Mundorama)



O Brasil e a agenda econômica internacional: o que o Brasil deveria fazer para maximizar a “sua” agenda? , por Paulo Roberto de Almeida

Mundorama, 6/05/2015


2dk8RYu

Rate This


Perguntas de uma investigação tentativa
Nos últimos 80 anos, ou seja, desde os anos 1930, o Brasil deixou de ser um país “essencialmente agrícola”, como então se dizia, para engajar um dos mais bem sucedidos processos de industrialização da América Latina, e do conjunto de países em desenvolvimento. Com a aceleração do crescimento, sobretudo a partir dos anos 1950 e nos anos 1970, diminuiu a distância econômica, tecnológica e de nível de renda, entre o Brasil e os EUA, embora em escala bem modesta: de apenas um décimo da renda per capita dos americanos, no início do século 20, os brasileiros alcançaram um patamar de quase 30% do PIB per capita dos EUA em torno de 1980. Infelizmente, muito desse esforço se perdeu, nos anos de crise econômica, de hiperinflação e de desequilíbrios externos. Atualmente, mesmo depois de ter conseguido estabilizar a economia – ainda que caindo novamente numa fase de crescimento medíocre, que não se sabe até quando irá – a distância que nos separa dos níveis de bem-estar na América do Norte continua muito alta: cerca de um quinto, apenas, da renda per capita daquela região, com uma distância similar, talvez maior, em termos de produtividade total de fatores, devido ao péssimo desempenho educacional, como revelado pelos indicadores setoriais.
O que falta ao Brasil fazer para que ele possa realizar todo o seu potencial? Existiriam barreiras ao seu progresso que estariam ligadas ao sistema internacional? O comércio mundial por acaso tem sido um fator negativo no desempenho econômico do país? O acesso a tecnologias de ponta tem sido cerceado por razões políticas, ligadas a algum “projeto secreto” de países avançados de limitar nossos avanços nessa área, como acreditam alguns, ou estariam eles “chutando a escada” que poderia nos levar a níveis mais elevados de desenvolvimento material? O Brasil se sente prejudicado por não integrar o chamado “inner core”, o círculo restrito de potências que possui poder de decisão sobre a agenda da maior parte das instituições econômicas mais relevantes do multilateralismo contemporâneo? Em resumo: quão relevante é a agenda econômica internacional para os objetivos prioritários de desenvolvimento do Brasil?
Uma recapitulação sumária da história econômica contemporânea
O ano de 1929 representa um marco na história econômica mundial, não tanto pela queda dos valores dos ativos negociados em bolsa e nos mercados de bens reais (um fenômeno já conhecido em ciclos anteriores), quanto pelo que representou de implementação de medidas equivocadas pelos governos nacionais, na tentativa de cada um se resguardar dos efeitos mais perniciosos da degringolada e de buscar “empurrar a crise para o seu vizinho” (beggar-thy-neighbour), como se dizia então. De fato, a começar pelo Congresso americano, que aprovou um aumento nas tarifas de importação, passando pelos demais governos, que desvincularam suas respectivas moedas do padrão ouro, como forma de desvalorizá-las, e assim ganhar alguma vantagem competitiva, a atitude mais comum foi a de tentar isolar cada um dos países dos efeitos eventualmente nefastos que estavam em curso em praticamente todos eles. O resultado de todas essas políticas erradas foi que, em lugar de uma simples crise de mercados, o que se teve foi uma depressão geral que se estendeu durante anos a fio, carregando para baixo todos os indicadores econômicos e sociais.
As lideranças mais esclarecidas dos Estados Unidos aprenderam a lição e, em plena guerra, começaram a traçar planos para uma reorganização da ordem econômica mundial, baseada no multilateralismo, na não-discriminação, no acesso igualitário aos mercados, na reciprocidade de tratamento e em diversas outras cláusulas que deveriam ser fundadas na cooperação e na coordenação de políticas. Daí nasceram Bretton Woods e os princípios do sistema multilateral de comércio, por meio século regido unicamente por um acordo provisório, o Gatt, que foi sendo mantido, até passar a ser administrado pela OMC, o terceiro pé do sistema concebido em 1944 para regular cooperativamente as relações econômicas internacionais. De certa forma, o tripé resultou bem sucedido, levando a economia mundial a patamares jamais conhecidos de crescimento e de prosperidade, até que os choques do petróleo dos anos 1970 e os abusos cometidos pelos governos nos terrenos fiscal e monetário levaram às crises de estagflação – algo não previsto nos modelos keynesianos – e a uma profunda revisão das políticas econômicas. Os vinte anos seguintes foram de profundos ajustes nessas políticas, tanto nas economias avançadas, quanto nos países em desenvolvimento, processo que ficou conhecido no jornalismo superficial como sendo dominado pelo “neoliberalismo”, e que de fato implicou, em todos esses países, a revisão dos mecanismos de intervenção dos Estados na vida econômica, geralmente num sentido redutor e privatizador.
Combinada à crise final e derrocada dos sistemas socialistas, o mundo entrou no que foi chamado de terceira onda de globalização – sendo as duas anteriores a dos descobrimentos do século 16, que unificaram o mundo pela primeira vez, e a da segunda revolução industrial, no final do século 19, quando intercâmbios de todos os tipos se expandiram enormemente – caracterizada pela integração progressiva de todos os mercados, em escala nunca vista até então. O Brasil também enfrentou as duas crises do petróleo, e depois uma ainda mais grave, derivada do seu endividamento excessivo, provocado justamente pela tentativa de continuar seguindo o mesmo modelo de expansão exagerada da economia, sem fazer os ajustes requeridos pela nova situação. O resultado foi a aceleração da inflação, a moratória sobre os pagamentos externos, e uma queda geral nos indicadores de crescimento e de emprego, a chamada “década perdida” dos anos 1980, que na verdade estendeu-se até meados da década seguinte.
Feita a estabilização, pelo Plano Real, o Brasil começou novamente a trilhar o caminho das políticas econômicas responsáveis, embora sem resolver adequadamente o problema das despesas públicas, sempre em excesso em relação ao nível de receitas. A solução veio pela manutenção de uma taxa de juros muito elevada, de forma a permitir o financiamento público. A desconfiança quanto à capacidade do governo em honrar seus compromissos, aliada a uma nova onda de crises financeiras – iniciada pelo México, em 1994, prolongada na Ásia, a partir de 1997, e culminando na moratória da Rússia, em agosto de 1998 – engolfou novamente o Brasil em sérios desequilíbrios de balanço de pagamentos, o que o obrigou a negociar acordos emergenciais de empréstimo junto às instituições de Bretton Woods e outros credores institucionais. A crise ainda voltou a se manifestar no momento da derrocada argentina, no final de 2001, e quando das eleições presidenciais de 2002, quando os valores dos títulos brasileiros negociados internacionalmente chegaram a seus níveis mais baixos, e o dólar ascendeu a alturas inéditas. Os desafios eram importantes, mas eles foram sendo vencidos.
O governo empreendeu, durante essa fase de desequilíbrios, diversas reformas importantes nas políticas econômicas, o que preparou o país para uma nova etapa de crescimento econômico. A começar pela adoção da flutuação cambial e do regime de metas de inflação, complementada, logo em seguida, pela Lei de Responsabilidade Fiscal – que deveria impedir os dirigentes políticos de assumirem despesas sem indicar precisamente as fontes de receitas – e pelo compromisso assumido no orçamento de se liberar todo ano um superávit fiscal (para o pagamento dos juros da dívida pública), essas medidas deveriam manter o Brasil no caminho da estabilidade e das políticas econômicas responsáveis, condição de qualquer processo sustentado de crescimento econômico. O chamado tripé macroeconômico – flutuação cambial, metas de inflação e responsabilidade fiscal – foi de certa forma preservado durante a primeira metade da década do novo milênio, mas importantes reformas estruturais em regimes regulatórios e na modernização da infraestrutura deixaram de ser empreendidas, em favor de uma nova política de redistribuição de rendas que ultrapassou em muito as possibilidades de sua sustentação, por não ter correspondência com o ritmo de crescimento da economia e os seus níveis, medíocres de produtividade. Em feliz coincidência, o Brasil beneficiou-se de um crescimento inédito na economia mundial, em especial em países emergentes.
No bojo de uma nova crise financeira internacional, iniciada em 2007 nos sistemas imobiliário e bancário dos Estados Unidos, e disseminada internacionalmente a partir de 2008 e 2009, o Brasil reagiu de forma adequada, tanto porque vinha de uma fase de crescimento satisfatório, puxado pela demanda voraz da China por seus produtos de exportação: foi uma época em que a tonelada de soja chegou a valer 600 dólares, e a de minério de ferro quase 200. Depois de uma mini-recessão em 2009, o crescimento em 2010 registrou uma taxa praticamente “chinesa”: mais de 7%, inclusive com uma diminuição notável do desemprego. Infelizmente, a nova administração que teve início em 2011 atuou de forma totalmente irresponsável, como se pretendesse destruir os fundamentos do tripé econômico, e de certa maneira conseguiu: manipulando câmbio e juros, expandindo o crédito e aumentando de forma exagerada as despesas – pois que partindo de um diagnóstico errado de que o crescimento econômico deveria ser puxado pela demanda e não pelo investimento e pela oferta – e intervindo do modo totalmente improvisado em diversos setores da indústria, conseguiram produzir mais inflação, menos crescimento, volta do desemprego, aumento da dívida pública, déficits duplos no orçamento e nas transações externas, enfim, um desastre econômico completo.
Este era o estado lastimável da economia ao início da mesma administração, reconduzida nas eleições de outubro de 2014, mas fortemente contestada por uma oposição cívica que não aceita mais as falsas explicações do governo para o atual quadro de dificuldades de toda sorte. No início do segundo trimestre de 2015, não se tem certeza quanto à trajetória do governo atual, e do seu partido de sustentação, envolvidos nos mais clamorosos casos de corrupção jamais vistos na história do país.
O que tudo isso tem a ver com a agenda econômica internacional, é o caso de se perguntar? Em princípio muito pouco, ou nada, a despeito dos esforços das lideranças políticas, de forma canhestra, em tentar explicar o péssimo desempenho econômico por causa de uma alegada “crise internacional”, quando a maior parte dos países já enveredou novamente pela retomada do crescimento. EUA e UE, as duas economias avançadas mais atingidas pela crise, apresentam níveis razoáveis de recuperação, e os emergentes dinâmicos continuam a exibir saudáveis taxas de crescimento econômico. Cabe examinar, então, o que o Brasil poderia fazer para maximizar a sua agenda, em face dos atuais desafios que o país enfrenta.
O que uma agenda econômica adequada poderia fazer pelo Brasil?
Não existe, obviamente, uma única agenda econômica internacional que atenda às necessidades do Brasil e aos seus requerimentos de desenvolvimento. Existe, em contrapartida, uma diversidade de agendas setoriais, de organismos multilaterais, ou de entidades regionais que podem, se combinadas, contribuir para que o Brasil tenha um mix de políticas públicas adequadas, cobrindo tanto as reformas internas quanto a sua política econômica externa. Vamos repassar, portanto, os principais requisitos de um processo sustentado de desenvolvimento econômico, com transformações estruturais e distribuição social dos benefícios do crescimento, e que cobrem cinco frentes principais: a estabilidade macroeconômica, a competitividade microeconômica, a boa governança institucional, a qualidade do capital humano e a inserção na interdependência global.
Estabilidade macroeconômica: esta é composta dos componentes usuais nessa área, mas encontráveis mais facilmente nos países de economia avançada e estabilizada: uma inflação baixa (e a média mundial das economias desenvolvidas tem se situado entre 1,5% e 2% ao ano); câmbio e juros o mais possível dentro dos níveis fixados pelos próprios mercados, e não por manipulações dos governos; equilíbrio nas contas públicas (ou um déficit orçamentário inferior a 3% do PIB) e uma dívida interna não superior a um montante que permita o seu serviço também numa faixa inferior a 3% do PIB como pagamento de juros. A fiscalidade deve incidir antes sobre o consumo do que sobre os investimentos, o trabalho ou o lucro das empresas, e mais sobre o fluxo de rendas do que sobre o patrimônio, para evitar elisão fiscal ou diversas formas de fuga de capitais. As alíquotas também precisam ser moderadas, sobretudo sobre os bens de consumo popular, inclusive para evitar fraudes fiscais e contrabando. Os diversos comitês de trabalho da OCDE possuem uma larga experiência em todas essas matérias, e uma aproximação mais estreita do Brasil a essa entidade com sede em Paris poderia contribuir enormemente para a melhoria de qualidade de suas políticas macroeconômicas. Mas tudo isso, obviamente, em circunstâncias normais, o que não parece ser o caso do Brasil atualmente, que necessita antes passar por um sério ajuste em todas as suas contas públicas, e por uma rigorosa correção de todos os equívocos cometidos por meio de políticas mal concebidas e improvisadas.
Competitividade microeconômica: está se falando aqui de políticas setoriais, e o princípio básico é melhorar o ambiente de negócios para as empresas, o que também passa pela correção de alguns atavismos governamentais, como o caráter extorsivo da política tributária. Não é preciso desfilar o imenso rol de medidas a serem tomadas, bastando, para isso, consultar um relatório anual do Banco Mundial: Doing Business. Esse estudo detalha, com rigor, todas as esquizofrenias cometidas no Brasil, que tornam a vida dos empresários um verdadeiro inferno em dose dupla, ou tripla: na constituição de empresas, sua gestão e até no seu fechamento. Basta dizer que a classificação do país no ranking geral se situa em torno de 125 entre 187 países, mas isto apenas porque o empresariado, acostumado a um ambiente de hostilidade governamental, faz milagres para garantir um mínimo de eficiência gerencial, o que reduz a componente “micro” do estudo para níveis inferiores a 90; se formos considerar, no entanto, os critérios que dependem de medidas governamentais (tributação, infraestrutura, regulação, legislação laboral, etc.), o ranking do Brasil despenca para algo acima de 150. O ideal para o Brasil seria adotar o Doing Business como benchmark absoluto em todas as áreas, e estudar o que fizeram todos os países que possuem rankings setoriais abaixo de 60, o que já seria um progresso notável para o país. Não é difícil identificar as medidas a serem implementadas; se o Brasil não tiver técnicos competentes em todas as áreas do Doing Business, o Banco Mundial pode organizar um programa em torno dele.
Cabe referir, incidentalmente, que o melhor remédio para a competitividade microeconômica é justamente a abertura à competição, o que recomenda liquidar com todos os monopólios indevidos – a começar do setor de energia e combustíveis – e com todos os carteis em determinados serviços coletivos (telefonia e telecomunicações, em geral, mas também em todos os tipos de transportes). Não é preciso dizer que compras governamentais limitadas a fornecedores nacionais, beneficiados ainda por um prêmio abusivo de sobre-preço aceitável (25%, ao que parece) são um convite aberto a práticas viciadas e sujeitas a corrupção. O nacionalismo pernicioso no setor da construção civil, mas também vigente em outras áreas (saúde e educação, por exemplo) é um dos casos mais nefastos de anti-competitividade, além de inerentemente promíscuo e corruptor.
Boa governança: este é o núcleo das reformas estruturais, e que não se limita, e nem deveria começar pela “metafísica” da reforma política, ainda que os critérios de representação eleitoral e de presença no parlamento estejam totalmente deformados no Brasil atual. Dar início a um processo de reforma política pode significar a paralisia de todas as demais reformas setoriais indispensáveis à estabilidade econômica e aos ganhos de competitividade de que o Brasil necessita: pode-se limitar o processo ao voto distrital misto e a cláusulas de barreira para a atividade parlamentar (atualmente, apenas cinco ou seis partidos ultrapassam o limite de 5% do eleitorado, e se deveria ficar por aí, sem exceções para os partidos de aluguel ou minúsculos); não é preciso dizer que nada justifica o financiamento público de partidos ou de campanhas eleitorais, uma vez que se trata de entidades de direito privado, cabendo aos militantes e apoiadores essa tarefa.
O núcleo da boa governança passa pela reforma do Estado – com uma redução radical do ogro famélico e suas centenas, ou milhares, de órgãos associados –, por uma reforma administrativa que reduza e limite severamente a estabilidade do funcionalismo (e o recurso a diferentes formas de contratação em setores abertos ao mérito individual, como na educação e na saúde, por exemplo), e por uma urgente reforma previdenciária que corrija as distorções ainda remanescentes nos tratamentos (inclusive os privilégios vinculados ao setor público). O Judiciário, extremamente moroso nos processos, precisa passar por uma reforma nos procedimentos, com vistas a agilizar o seu término, hoje se estendendo, na média, por até oito anos. A área trabalhista é a que necessita de amplas reformas, basicamente no sentido do contratualismo, da livre negociação direta e da solução de pendências por via arbitral; a justiça do trabalho é um órgão antes causador do que solucionador de conflitos e deveria simplesmente ser extinta.
A própria federação é um mito, tendo em vista a concentração de recursos na União, o que faz surgir “jabuticabas” absurdas como um “ministério das cidades” no âmbito federal. Esse estado republicano “unitário” cria distorções contínuas no plano da repartição de recursos e competências, o que obriga deputados a se converterem em vereadores federais, mendigando financiamento federal para programas paroquiais. A emenda constitucional que torna impositivo o orçamento unicamente reservado aos projetos dos parlamentares é um absurdo político de tal monta que por si só explica a “desgovernança” absoluta a que chegou o Brasil no terreno das práticas federativas: coexiste a chantagem recíproca do governo federal e dos parlamentares em torno da negociação orçamentária e da atribuição efetiva desses recursos para fins paroquiais.
Qualidade do capital humano: o Brasil é um país terrivelmente penalizado pela péssima qualidade do ensino, em todos os níveis, o que se reflete na produtividade medíocre da mão-de-obra, em geral, e nos níveis anormalmente baixos de inovação tecnológica em face do seu grau relativamente avançado de industrialização. Não é preciso dizer que em termos de cobertura da educação formal – ensino compulsório – já acumulamos um atraso quantitativo absurdo em termos de taxa de matrículas em face de países mais avançados (mais de um século de atraso, e ainda carentes nos níveis médio e superior), mas o mais grave se refere mesmo à qualidade do ensino, cujo estado deplorável se reflete de forma recorrente nos exames do PISA (programa de avaliação internacional da educação média, conduzido pela OCDE), onde invariavelmente ocupamos os últimos lugares, na companhia de países com renda per capita inferior à nossa diversas vezes. O Brasil, na verdade, não necessita de uma reforma educacional, e sim de uma revolução nesse setor, o que passa basicamente pela formação adequada de mestres nos vários níveis; atualmente, a pedagogia educacional está contaminada por uma ideologia nefasta identificada ao “patrono” da área, o deseducador Paulo Freire e seu imenso rol de bobagens pedagógicas. Enquanto o Brasil não se libertar de quimeras e adotar o critério do rendimento nos estudos básicos, com aferição rigorosa de metas e critérios de progressão no ensino, e com remuneração de professores também vinculada ao mérito e aos resultados, não haverá progresso possível. O isonomismo-igualitarismo radical pregado pelos sindicatos é especialmente nefasto na tarefa de soerguimento da qualidade dos mestres empregados no setor. A OCDE também possui excelentes estudos nessa área, e o Brasil tem aí uma excelente agenda para seguir.
Inserção na interdependência global: estamos falando aqui, basicamente, de abertura a investimentos estrangeiros e ao comércio internacional. Trata-se, como nos demais casos, de uma agenda essencialmente interna, pois que não é preciso esperar nenhuma rodada multilateral de negociações, no plano internacional ou regional, para conduzir, por decisão própria, um amplo programa de abertura econômica unilateral e uma liberalização comercial compatível com os requisitos de upgrade tecnológico, para melhorar os padrões de competitividade das empresas exportadoras brasileiras. Nem é preciso esperar por acordos de livre comércio bilaterais – se o Mercosul for reformulado – ou do bloco para tais objetivos; basta reduzir as barreiras para-tarifárias, e reduzir as alíquotas da Tarifa Externa Comum (como exceção para baixo ou decisão conjunta) para que o Brasil se aproxime, idealmente, dos coeficientes de abertura externa vigentes no resto do mundo (na média, o dobro dos praticados atualmente pelo país).
Tanto a OCDE, quanto os bancos multilaterais, assim como a própria OMC, possuem o know-how em todas essas matérias comerciais e de investimentos, e bastaria comparar, por exemplo, nosso exercício periódico de revisão da política comercial no âmbito da OMC e compará-lo, em todos os critérios, aos dos países melhor situados no grau de abertura externa. O fato é que o Brasil recuou nos últimos doze anos, tanto em matéria de protecionismo comercial – junto com a Argentina, no Mercosul, diga-se de passagem – quanto no terreno dos investimentos estrangeiros, uma vez que o partido no poder continua recusando até hoje ratificação a mais de uma dúzia de tratados bilaterais de proteção a investimentos que foram assinados pelo Brasil.
Conclusões não conclusivas: precisamos de uma agenda global para avançar?
Do rol de medidas elencadas nos parágrafos precedentes, se deduz que todos os problemas do país são de origem doméstica, e que nenhum é causado por um ambiente externo negativo ou pouco cooperativo para nossos requisitos de desenvolvimento. O Brasil enfrenta aquilo que os economistas institucionalistas chamam de altos custos de transação, e estes são causados essencialmente – para não dizer deliberadamente – por um Estado disfuncional e por regras e normas totalmente prejudiciais ao funcionamento de um ambiente de negócios minimamente satisfatório para as empresas nacionais (e as estrangeiras aqui instaladas, obviamente, o que diminui a atratividade do investimento).
Custos de transação são, em princípio, aferíveis, identificáveis e quantificáveis no plano técnico, ou seja, para o estabelecimento de um diagnóstico seguro, para em seguida merecer um conjunto de prescrições corretivas que deveriam colocar o país no caminho do crescimento sustentado e sustentável. Se o Brasil conseguir cumprir, por exemplo, pelo menos a metade do rol de recomendações constantes do Doing Business já terá feito enormes progressos nesse caminho. Mas muito mais é possível fazer num plano estritamente técnico de políticas setoriais recomendáveis, inclusive a decisão de não ter nenhuma política setorial, em certos casos: na área industrial, por exemplo, em lugar de estímulos generosos – via BNDES – ou de proteção tarifária absurda para as empresas instaladas no Brasil, se poderia começar por uma regulação liberalizadora e pela baixa geral da absurda carga fiscal a elas impostas, para que o ambiente se tornasse mais respirável e mais propenso à reconquista da competitividade externa. Não existem obstáculos culturais nessa área, apenas comportamentos atávicos e antiquados.
Existem, sim, idiossincrasias nacionais que serão mais difíceis de serem contornadas, e elas têm a ver com o atavismo estatal profundamente entranhado nos mais diversos estratos sociais do país: tanto trabalhadores quanto capitalistas pedem, esperam, imploram, todos os dias, por “políticas públicas” em uma área qualquer, em todas elas aliás, e tudo precisa ser constitucionalizado, ou tornado obrigatório, para que algo se faça, como se um fiat legislativo fosse capaz de resolver problemas estruturais. Essa cultura nefasta do estatismo, junto com seu irmão siamês, o nacionalismo rústico, constituem poderosos fatores de atrasos materiais, quando não são viseiras mentais a impedir soluções pelo lado dos mercados livres, da abertura econômica de modo geral.
Alguns simples exemplos devem bastar. Por que a Anvisa precisa proibir as farmácias de vender chiclete? Seria ele um perigo tão grande à saúde pública? Por que a Ancine tem de regular cotas mínimas para exibição de filmes nacionais? Seria para elevar a qualidade da filmografia à disposição do público? Por que pena de prisão para carona remunerada? A ANTT pretende proibir cidadãos de disporem de seus carros livremente, ou está defendendo carteis de transportadores mancomunados a políticos? Por que os motéis são obrigados a fornecer camisinhas aos seus clientes? Por que o cidadão comum é cotidianamente enganado pela mentira dos “dez vezes sem juros”, quando todas as lojas escondem o custo do financiamento no crediário? Enfim, haveria uma infinidade de exemplos absurdos que apenas comprovaria que o Brasil não é um país normal, definitivamente.
Um grande esforço de transformação, inclusive mental, precisaria ser feito, para aproximá-lo, um pouco que fosse, dos padrões de liberdades econômicas vigentes na maioria dos países. Aliás, uma consulta ao relatório anual das liberdades econômicas no mundo (http://www.freetheworld.com/) revelaria quão atrasados estamos nesses quesitos: chegamos a perder inclusive da China comunista em diversos requisitos setoriais – embora não o geral – de liberdades empresariais. O país não apenas se situa em posições humilhantes em diversos rankings econômicos internacionais, como vem recuando ano após ano nos de competitividade microeconômica e nos de liberdades econômicas de modo geral. Não apenas nossa desigualdade distributiva apresenta níveis africanos no coeficiente de Gini, mas os níveis de corrupção são também africanos, num país que tem uma renda per capita superior à média daquele continente. Existe algo de muito errado no Brasil, como comprovam todos os indicadores comparativos no plano mundial. Na maior parte deles, uma simples consulta aos relatórios produzidos por essas entidades oficiais e privadas nos indicaria o caminho para melhorar nossos índices.
Mais uma vez se constata que as reformas dos problemas internos passam por soluções absolutamente domésticas, ainda que elas possam ser guiadas por métodos e prescrições retirados das experiências nacionais de outros países, e que conformam um roteiro de boas práticas à disposição de qualquer administração engajada nos princípios e metas da boa governança. O que existe, finalmente, de internacional, na ampla gama de medidas que tornariam o Brasil um país melhor para si mesmo e para a comunidade internacional? Talvez começar por uma política externa promotora das democracias e dos direitos humanos, e não defensora de ditaduras e de regimes deploráveis nesses dois quesitos; já seria um progresso enorme em relação ao que assistimos nos últimos doze ou treze anos.
Em síntese, nossa agenda para avançar nas reformas pode até ser global, ou internacional, mas apenas nos princípios e nas orientações básicas, uma vez que o mundo abunda em exemplos positivos e negativos de governança, o que se reflete claramente em todos os indicadores de qualidade de vida. Sem ser um desastre completo em todos os quesitos, o Brasil deixa claramente a desejar – até recuando – em vários deles, e os diagnósticos não são difíceis eles também se encontram em todos esses relatórios, à disposição de qualquer administração esclarecida, aberta, e disposta a empreender reformas (partimos do princípio evidente que todos os países necessitam de reformas, o tempo todo). Poderá o Brasil empreendê-las?
Um simples julgamento de circunstância, com base no exame da situação em abril de 2015, indica claramente que não. O Brasil se arrasta penosamente no caminho de um sério ajuste em suas contas públicas, o que constitui uma condição preliminar, e indispensável, a qualquer processo de reformas estruturais e institucionais. Se e quando ele for bem sucedido na tarefa preliminar, e dependendo da qualidade de suas lideranças políticas, ele poderá começar a discutir o conjunto de reformas aqui elencadas. Antes disso, parece utópico ou simplesmente inútil. Oitenta anos atrás, o escritor, folclorista e musicólogo Mário de Andrade já tinha chegado a uma conclusão relativamente frustrante para os nossos brios: “progredir, progredimos um tiquinho, que o progresso também é uma fatalidade” (poema “O Poeta Come Amendoim”, 1924). Se nada for feito, em tempo hábil, vamos continuar, no futuro previsível, progredindo um tiquinho, por saltos e recuos, como no espaço das duas últimas décadas.
Pode-se fazer melhor? Certamente, mas isso depende de estadistas…
Leia os demais artigos da série: 
Paulo Roberto de Almeida é diplomata e professor do Centro Universitário de Brasília – Uniceub (@pauloalmeida53).