O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Relatorios do Ministerio dos Negocios Estrangeiros e das Relacoes Exteriores, 1830-1960

Todos os relatórios do velho ministério dos Negócios Estrangeiros, do Império, desde 1830, e do Ministério das Relações Exteriores, da República, até 1960, encontram-se digitalizados e disponíveis no quadro do Projeto LAMP (Latin American Microform Project), do Center for Research Libraries (CRL), no seguinte endereço:

http://www.crl.edu/brazil/ministerial/rela%C3%A7oes_exteriores

A consulta é um tanto lenta, página a página em formato TIFF, online, mas pode-se achar a íntegra de todos os relatórios.

Exemplo de um índice relativo ao ano de 1890, trazendo os resultados da primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, de 1889 a 1890, enquanto o Brasil deixava de ser uma monarquia e passava a ser uma república:

INDICE

PAG.

Conferencia dos Estados independentes da America em Washington

6  União monetaria7  União aduaneira8  Direito de porto10  Systema metrico12  Emolumentos consulares12  Bancos13  Nomenclatura commum de mercadorias estrangeiras13  Estrada de ferro intercontinental14  Escriptorio commercial das Republicas Americanas16  Tratados sobre propriedade litteraria e artistica, sobre patentes deinvenção e sobre marcas de commercio e de fabricas celebrados no Congresso deMontevidéo22  Tratados de direito penal internacional firmados no Congresso deMontevidéo23  Tratados de direito civil. direito commercial e processo judicial assignadosno Congresso de Montevidéo24  Regulamentos sanitarios24  Direitos do estrangeiro25  Navegação dos rios26  Legalisação de documentos27  Bibliotheca latino-americana27  Linhas de navegação a vapor e Telegraphos27  Conquista30  Profissões liberaes30
2
PAG.

Propriedade litteraria e artistica:

  Accordo com Portugal32

União Internacional para a protecção da propriedade industrial

32

Convenção para a troca de documentos officiaes e outros

33

Convenção telegraphica Internacional

33

Convenção Internacional para a protecção dos cabos submarinos

34

Conferencia maritima Internacional em Washington

34

Congresso Internacional dos caminhos de ferro

34

Relações commerciaes com os Estados Unidos da America

35

União Internacional para a publicação das tarifas aduaneiras

35

Limites com a Republica Argentina

35

Secretaria de Estado, Corpo Diplomatico e Corpo Consular

35

Orçamento para 1891

36

Creditos

36

Nenhum comentário: