O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 3 de julho de 2008

904) Seminario sobre os 200 anos da "independência", RJ

Bem, nem todos os países, ou provavelmente nenhum, podem ainda comemorarar 200 anos de independência. O primeiro a fazê-lo, a Argentina, vai precisar esperar até 2010, para festejar 200 anos de proclamação de autonomia pela junta de Buenos Aires, processo que se consolidou bem mais tarde.
O Brasil passou a ter uma política portuguesa feita a partir do Brasil, mas não ainda autônoma. Em todo caso, a Funag do MRE convida para o seminário abaixo.
Transcrevo o convite recebido.

A Fundação Alexandre de Gusmão e o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) convidam Vossa Senhoria para participar do seminário
“200 Anos de Independência: Olhar o Futuro numa Perspectiva Sul-Americana”
que ocorrerá no dia 24 de julho de 2008, no Palácio Itamaraty Rio de Janeiro, Av. Marechal Floriano, 196 – Centro.
O seminário “200 Anos de Independência: Olhar o Futuro numa Perspectiva Sul-Americana” reunirá doze historiadores, um de cada país da região, com o propósito de promover um debate qualificado sobre a evolução histórica e perspectivas das doze nações da América do Sul.
O seminário “200 Anos de Independência: Olhar o Futuro numa Perspectiva Sul-Americana” seguirá a metodologia de uma mesa redonda, segundo o seguinte programa:
9 h – Abertura
9 h e 30 min – Debate
13 h e 30 min – Almoço
Os textos do seminário “200 Anos de Independência: Olhar o Futuro numa Perspectiva Sul-Americana” estão disponíveis no site da Fundação Alexandre de Gusmão (www.funag.gov.br).

Nenhum comentário: