O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

O livre comercio de Trump: pela via da reciprocidade mercantilista - American for Limite Government

Os partidários de Trump estão contentes com sua abordagem do livre comércio, que começou com a sua recusa do TPP, o enterro do Trans-Atlantic esquema (com a UE), a denúncia do Nafta e de acordos bilaterais de livre comércio, e que agora quer, porque quer, um acordo de livre comércio com a UE, mas à sua maneira, sem qualquer preparação, estudo, consistência, como sempre, na base de um tweet, como é o seu hábito.
Acho que vai demorar um pouco...
Paulo Roberto de Almeida 

Trump trade deal with Europe proves ‘fair and reciprocal’ lowering of trade barriers only sustainable path to free trade
July 26, 2018, Fairfax, Va.—Americans for Limited Government President Rick Manning today issued the following statement praising President Donald Trump’s trade agreement with European Commission President Jean-Claude Juncker
“The U.S-European agreement to zero out tariff and non-tariff trade barriers on non-auto industrial equipment and to lower other barriers for other products is a huge win for the Trump Trade Doctrine and the entire world. It’s proves that the President’s tough approach on tariffs will bring trade partners to the table. Moreover, the President’s determination to get a better deal for the U.S. proves that the only sustainable way to get to free trade is through the ‘fair and reciprocal’ lowering of barriers where all parties act in concert. Whereas past presidents were just fine with the U.S. lowering its barriers while the rest of the world didn’t, finally we have a leader who is fully engaged on trade and will ensure the U.S. is no longer taken advantage of.
“Finally, Trump’s agreement with the EU to reform the World Trade Organization to stop the theft of intellectual property and forced technology transfer by China is another big win for manufacturers, particularly in the technology sector, who have been raided by Chinese companies in the past. This serves notice on China that the WTO will no longer be a vehicle to enable China’s unfair trade practices. 
“Real reform at the WTO is imperative. If the WTO cannot hear trade cases when there are hundreds of billions of dollars on the line in a timely manner or address currency manipulation which is a subsidy on goods, then the U.S. will have no choice but to act. Trump’s agreement with the EU should precipitate urgently needed action to fix the WTO.  In the meantime, the U.S. could simply block Chinese imports that violate U.S. intellectual property laws or levy additional tariffs on those that utilize currency depreciation subsidies. China, which runs a huge surplus, has a lot more to lose in a trade battle than the U.S. President Trump has it exactly right to put the outmoded WTO rules on the table. It’s about time.”
Attachments:
“‘Very big day for free and fair trade’ President Trump declares as European trade concessions prove tough tariffs are working,” By Robert Romano, July 26, 2018 at http://dailytorch.com/2018/07/very-big-day-for-free-and-fair-trade-president-trump-declares-as-european-trade-concessions-prove-tough-tariffs-are-working/

A Destruição da Venezuela por Chavez, Maduro e os cubanos - Foreign Affairs

A Venezuela foi completamente destruída pela total incompetência econômica, pelo roubo deliberado, e pelo socialismo anacrônico dos bolivarianos, controlados pelos comunistas cubanos.
A economia brasileira também foi destruída, embora não completamente, pela incompetência econômica, pelo estatismo idiota, pela corrupção gigantesca dos lulopetistas, interessados tanto no enriquecimento pessoal quanto em sustentar seus mestres cubanos.
Ambos países sofrem de inépcia e corrupção, embora no caso do Brasil também exista o patrimonialismo dos mandarins do Estado.
Vai ser duro reconstruir, mas pelo menos não chegamos perto da tragédia venezuelana.
Paulo Roberto de Almeida

Foreign Policy, Washington DC – 26.7.2018
How Venezuela Struck It Poor
The tragic — and totally avoidable — self-destruction of one of the world’s richest oil economies.
Keith Johnson

In the spring of 1959, at a secretive meeting at a yacht club in Cairo, Venezuela’s then-minister of mines and hydrocarbons, Juan Pablo Pérez Alfonso, hatched a plan to give big oil-producing countries more control over their black gold — and a greater share of the wealth it promised to createA year later, his scheme would be formally christened the Organization of the Petroleum Exporting Countries, or OPEC. Venezuela, which sits atop what are arguably the biggest petroleum reserves in the world, was the only non-Middle Eastern country to be included — a testament to its importance to the global oil business.
Venezuela was considered rich in the early 1960s: It produced more than 10 percent of the world’s crude and had a per capita GDP many times bigger than that of its neighbors Brazil and Colombia — and not far behind that of the United States. At the time, Venezuela was eager to diversify beyond just oil and avoid the so-called resource curse, a common phenomenon in which easy money from commodities such as oil and gold leads governments to neglect other productive parts of their economies. But by the 1970s, Venezuela was riding a spike in oil prices to what looked like a never-ending economic bonanza. Complemented by years of stable democracy, it seemed a model country in an otherwise often troubled region.
Such success makes the sorry state of Venezuela’s oil industry today, not to mention that of the country at large, all the more surprising — and tragic. The same state that, six decades ago, dreamed up the idea of a cartel of oil exporters now must import petroleum to meet its needs. Crude production has tanked, hitting a 28-year low last fall when it dipped under 2 million barrels a day. “I don’t think we’ve ever seen a collapse of that magnitude [anywhere] without a war, without sanctions,” said Francisco Monaldi, a Latin America expert at Rice University’s Baker Institute for Public Policy.
Venezuela has not, of course, fought a war in recent years. But the combination of plummeting oil revenues and years of government mismanagement has virtually killed off the country’s economy, sparking a humanitarian crisis that threatens to engulf the region. Caracas refuses to track inflation (or at least publish its findings), but the National Assembly calculates the annual rate to be more than 4,000 percent, and the International Monetary Fund predicts it could hit 13,000 percent this year. Given how much prices have already risen since January, the real number could be 10 times higher.
Venezuela’s murder rate, meanwhile, now surpasses that of Honduras and El Salvador, which formerly had the world’s highest levels, according to the Venezuelan Violence Observatory. Blackouts are a near-daily occurrence, and many people live without running water. According to media reports, schoolchildren and oil workers have begun passing out from hunger, and sick Venezuelans have scoured veterinary offices for medicine. Malaria, measles, and diphtheria have returned with a vengeance, and the millions of Venezuelans fleeing the country — more than 4 million, according to the International Crisis Group — are spreading the diseases across the region, as well as straining resources and goodwill.
What explains the country’s precipitous decline from being one of Latin America’s richest and most stable states? Mark Green, the head of the U.S. Agency for International Development, blames President Nicolás Maduro — who, in May, won another six-year term in elections widely denounced as fraudulent — and his “delusional” policies. But while there’s no question Maduro is partially culpable, to fully understand how a country blessed with the world’s biggest oil endowment could end up so crushingly poor requires going much further back. The fuse for the bomb that is now blowing up Venezuela’s oil industry — and the country along with it — was deliberately lit and fanned by Maduro’s predecessor and mentor, the strongman Hugo Chávez, not long after he swept into power in the late 1990s.
The decline and fall of Venezuela’s oil industry essentially begins with its nationalization in 1976, a time of booming crude prices and rising resource nationalism. President Carlos Andrés Pérez sought a much greater role for the state over the economy and especially wanted to use the country’s fast-growing oil wealth to turbocharge development. That year, to gain full national control over the oil fields, Caracas banished foreign oil firms and created a new, state-run oil monopoly called Petróleos de Venezuela (PDVSA). The moves marked the capstone to Pérez Alfonso’s decades-long dream of Venezuela grabbing full control of its destiny. It was also the logical outcome of the widely held belief that the country’s oil, discovered in 1922 on the shores of Lake Maracaibo, was national patrimony.
At first, Venezuela’s state-owned oil company stood out from peers such as Petróleos Mexicanos in many ways. A large number of its executives, for example, had previously worked for foreign companies in the country and imbued the new firm with a business-oriented outlook and a high degree of professionalism. PDVSA had a lean workforce, an efficient cost structure, and a global outlook: A decade after its creation, the company acquired half of Citgo, the big U.S. refiner, and stakes in a pair of European refineries.
Yet none of these assets proved much help when a global oil glut in the mid-1980s depressed prices and hammered the national economy. OPEC members struggled to prop up prices by cutting back output. By the middle of the decade, Venezuelan production had fallen below 2 million barrels a day, or about 50 percent less than during the heyday right before nationalization.
When oil is cheap, it becomes very tempting for countries to pump more crude — even if that extra production ends up keeping prices low. And so, to right the reeling Venezuelan economy in the early 1990s, the government sought to reopen the oil industry to international companies. The outsiders would be especially useful in accessing Venezuela’s mother lode, the Orinoco heavy oil belt, which holds more than a trillion barrels of tarlike bitumen. Unlike regular light crude oil, which can be pumped straight out of the ground and sold as is, heavy oil is more difficult to extract and then needs to be upgraded to something resembling liquid oil before sale. Doing all that takes the kind of cash and sophisticated know-how PDVSA lacked at the time.
By the mid-1990s, international firms, including Chevron and ConocoPhillips, had moved back into the country and were hard at work unlocking Venezuela’s massive heavy oil deposits. But in 1998, the price of oil collapsed again, dipping to $10 a barrel. The impact on Venezuela — which, like many oil-rich countries, had never managed to diversify its economy despite a bout of reform efforts in the 1970s — was severe, given that petroleum exports then represented about one-third of the state’s revenues. Then along came Chávez, a former army lieutenant colonel who’d served time in prison for an abortive coup attempt in 1992. He won the 1998 presidential election on the promise to reshape and restore Venezuela’s reeling economy.
Among his first targets: the technocrats at PDVSA, especially the company’s deeply knowledgeable then-chairman and CEO, Luis Giusti, who’d led the drive to reopen the country’s oil sector. “Chávez saw Giusti as a potential rival. In fact, Chávez used the slogan ‘PDVSA is part of a state within a state,’” said Juan Fernández, a former PDVSA manager who would also fall afoul of the strongman. Giusti, alarmed by Chávez’s plans for the oil company, resigned just as he took office in early 1999; he was then replaced by a revolving cast of political appointees. The departure of Giusti, who’d spent three decades in the Venezuelan oil business and had won international plaudits for overhauling and modernizing the state-run firm since taking over in 1994, would prove to be bad news for PDVSA’s fortunes.
Chávez’s goal was to exert control of PDVSA and maximize its revenue, which he needed to fund his socialist agenda. But achieving the latter required cooperating with the rest of OPEC, which, as in the 1980s, wanted to cut production in order to raise prices. The problem for Chávez was that many of the PDVSA’s then-managers wanted to increaseproduction, by continuing the development of Venezuela’s technically challenging heavy oil fields. To do so, they needed to reinvest more of the company’s earnings rather than hand them all over to the government. So the managers had to go.
Unfortunately for Venezuela, Chávez — like many of the people he appointed to run PDVSA — knew nothing about the business that was so central to the country’s prosperity. “He was ignorant about everything to do with oil, everything to do with geology, engineering, the economics of oil,” said Pedro Burelli, a former PDVSA board member who left the company when Chávez took power. “His was a completely encyclopedic ignorance.”
But Chávez wasn’t the type to let that stop him. In 2001, the former paratrooper pushed through a new energy law that jacked up the royalties foreign oil firms would have to pay the government. It also mandated that PDVSA would lead all new oil exploration and production; foreign firms could only hold minority stakes in whatever partnerships they struck with the national company.

Para acessar a íntegra:

This article originally appeared in the July 2018 issue of Foreign Policy magazine.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Gustavo Franco vs Roberto Gianetti: debate sobre politicas económicas

Creio que Gustavo Franco, como sempre, foi primoroso: elegante, sem deixar de ser impiedoso, explícito, sem deixar de ser irônico.
Cada parágrafo de seu artigo vale por uma aula de história econômica, de economia política, aliás de puro bom senso e adesão à realidade...
Paulo Roberto de Almeida 
(cliquem para ler melhor)

Portal da Capes: biblioteca virtual

BIBLIOTECA VIRTUAL

Capes disponibiliza plataforma científica com mais de 60 milhões de registros

Ferramenta Scopus inclui cerca de 130 mil livros, além de periódicos revisados, publicações e artigos de editoras internacionais
publicado03/08/2017 10h29última modificação23/12/2017 10h53
Tweet
Compartilhar no Google+
Compartilhar no LinkedIn
Portal disponibiliza acesso à ciência internacional
Visitantes encontram no acervo a plataforma multidisciplinar Scopus - Foto: Arquivo/ Agência Brasil
O acervo da biblioteca virtual do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza a plataforma Scopus. O ambiente abrange pesquisas e trabalhos científicos.
A Scopus trata das Ciências Sociais, Exatas, Humanas e Biológicas, com resumos e citações de diversos tipos de arquivos. O conteúdo inclui cerca de 130 mil livros (10 mil títulos incluídos por ano), e mais de 60 milhões de registros, que incluem periódicos revisados, publicações comerciais e articles-in-press de editoras internacionais, como Cambridge University Press, Springer Nature e Wiley.
Mais de quatro mil publicações de acesso aberto, anais de conferências, páginas da web com conteúdos científicos e patentes de escritórios podem ser encontrados na plataforma.
O usuário pode ainda utilizar ferramentas de apoio à análise de resultados (bibliometria), como identificação de autores e filiações, análise de citações, análise de publicações e índice H. Atualizada diariamente, a plataforma conta com recursos que auxiliam o pesquisador nas buscas, tais como criação de alertas e listas para armazenar documentos durante a sessão de busca.
A área de Materiais didáticos do Portal de Periódicos abriga dois documentos sobre a Scopus para que os usuários esclareçam dúvidas. Os arquivos oferecem informações sobre tipos de busca, forma de selecionar alertas e feeds, opções de exportação dos resultados, quantidade e tipos de publicações disponíveis, diferenciais do conteúdo, entre outros pontos.
Para explorar os recursos da plataforma Scopus, acesse a opção Buscar base do Portal de Periódicos.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes

Academia.edu distingue o trabalho da semana

Academia.edu

Your Weekly Analytics Snapshot

Graph of views
  profile views
  paper views

View Your Analytics

View Analytics

 

Last week you received:

  83 New Readers

  11 New Profile Visitors

  40 New Search Terms

Your Top Paper

40 Views
View Your Analytics

terça-feira, 24 de julho de 2018

Minireflexao sobre o momento presente: a importancia da educacao - Paulo Roberto de Almeida

Minireflexão sobre o momento presente: a importância da educação

Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: minireflexão; finalidade: importância da educação]

Refletindo sobre o cenário atual do Brasil, reafirmo minha velha crença na validade das ideias, dos valores e dos princípios, para a correção dos imensos desajustes do Brasil atual, que podem ser atribuídos a uma única causa: a mediocridade das nossas elites, sendo que as atuais são ineptas e corruptas. Chegamos a essa situação deplorável, de termos elites ineptas e corruptas no comando do país, por uma razão principal: nossas profundas deficiências educacionais, do pré-primário ao pós-doc.
Portanto, a tarefa máxima, a única, principal, prioritária, de qualquer governo, é a educação de qualidade. Se o próximo presidente puder escolher cinco prioridades de governo, eu já indico quais seriam as minhas cinco: 1) educação; 2) educação; 3) educação; 4) educação; e 5) educação.
Apenas a falta de educação explica que o povo brasileiro tenha permitido a deterioração de nossas instituições, que elites ineptas e corruptas tenham ascendido ao poder e passado a assaltar o país da forma como o fizeram, nos últimos 15 anos. 
A educação de qualidade é a única forma de o Brasil alçar-se da crise atual, da mediocridade da nossa política, e de alcançar uma nova etapa de seu processo de desenvolvimento.
Acredito poder participar desse processo, sendo um bom profissional e um bom mestre, em todas as minhas frentes de trabalho.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 24 de julho de 2018

Stefan Zweig: Castellio contra Calvino. Conciencia contra violencia

Estive lendo este livro de Stefan Zweig, até selecionei um trecho que traduzi do espanhol. Ver ao final.
Ele foi escrito três anos depois do seu Erasmo, logo a início do regime hitlerista.
Nota-se, no trecho que traduzi e transcrevi, abaixo, o protesto de um escritor contra todas as ditaduras.
No mesmo ano de publicação deste livro, em 1936, Zweig vinha pela primeira vez ao Brasil, de passagem para Buenos Aires, onde se realizaria o congresso internacional do Pen Club, durante o qual foi muito pressionado para assumir uma atitude mais firme contra Hitler, mas ele se recusou.
O episódio foi retratado no filme, que recomendo, "Adeus à Europa", e de fato Zweig estava vendo o seu continente afundar em ditaduras e regimes fascistas.
No Brasil, deixou inconcluso seu livro sobre Montaigne, e, prontas, as memórias da belle époque, O Mundo de Ontem", publicadas postumamente. Seu Erasmo é um monumento. Mas nem sempre ele fala só de heróis (como esses, mais Fernão de Magalhães ), pode também tratar de calhordas, como Joseph Fouché, um grande livro, uma grande biografia.  Recomendo, também, a biografia de Stefan Zweig por Alberto Dines, um dos maiores jornalistas brasileiros, recentemente falecido.
Paulo Roberto de Almeida 

Stefan Zweig: Castellio contra Calvino. Conciencia contra violencia

Publicado por 

¿Qué puede llevar a toda una ciudad como Ginebra, con una larga tradición democrática, con unos ciudadanos acostumbrados a regirse por sus propias leyes, elegidas por orgulloso referéndum a mano alzada, a doblegarse ante la voluntad de un solo hombre, extranjero para más inri? No hablo de una sumisión forzada por la derrota militar sino de una docilidad voluntaria, propiciada primero por la inseguridad y luego apuntalada por el miedo. Hablo del férreo gobierno que instauró Calvino y que llevó a la ciudad suiza a un puritanismo modélico, a un extremo rigorismo que cumpliese con las severísimas exigencias del maestro, y a la persecución implecable del disidente, lo que condujo a la primera quema de un hereje de la fe reformada, Miguel Servet, y al acoso de uno de los mayores humanistas de la época: Sebastian Castellio.
Son admirables la inteligencia y determinación de Calvino a la hora de hacerse con el poder en Ginebra. Genial manipulador y estratega, sabe cómo contaminar la autoridad civil con la religiosa para hacerse dueño de ambas. Su raíz puritana pronto se deja sentir en todos los aspectos de la vida cotidiana: se prohíben las conversaciones ligeras, los libros que no sean obras piadosas (y, dentro de estas, solo las autorizadas por Calvino), los peinados demasiado largos, las ropas vistosas, los bailes, las fiestas, los juegos… Todo signo de alegría y de vida es suprimido. El control de los ciudadanos —¿mejor decir fieles?— alcanza niveles de virtuosismo gracias a una amplia red de delatores y espías que informan puntualmente de cualquier desviación de la doctrina. La diplomacia ginebrina da fiel noticia al maestro Calvino de las convulsiones en el extranjero.
A este espíritu fanático e intransigente se opuso, obligado por las circunstancias y por la firmeza de sus creencias, otro espíritu simétricamente opuesto. Sebastian Castellio era un erudito al que apasionó la polémica que levantó Lutero en toda Europa acerca de la libre interpretación de la Escritura. La inteligencia abierta y tolerante de Castellio enseguida fue ganada para la causa protestante, dedicandose nada menos que a una nueva traducción de la Biblia al francés y al latín. Buscando un lugar donde imprimir la primera parte de su trabajo, se alejó del ambiente francés, hostil a los protestantes, y fue a dar en ese bastión del reformismo llamado Ginebra. Por si fuera poco, Castellio y Calvino habían coincidido brevemente de estudiantes, cuando este último era un ferviente partidario de la libertad de conciencia, por lo que el humanista confiaba en disponer con presteza del imprimátur. Cuál no sería su sorpresa cuando Calvino contestó a sus requerimientos pretendiendo introducir cambios en su traducción de la Biblia. Y es que la traducción de Castellio reconocía su ignorancia en algunos puntos oscuros del texto sagrado, puntos que Calvino ya había zanjado conforme a su propia doctrina. Se inició así un cruce de escritos polémicos entre ambos (mejor dicho: entre Castellio y los subordinados de Calvino, pues este prefería delegar estas escaramuzas) que concluyeron en la pérdida del trabajo de Castellio y en su expulsión de Ginebra.
Castellio pasó muchas penalidades a partir de entonces. Tuvo que aceptar infinidad de trabajos para mantener a su familia, además de robarle horas al sueño para continuar su traducción de la Biblia y redactar una gran variedad de escritos. Desde su enfrentamiento con Calvino se mantuvo en un prudente segundo plano, trabajando sin llamar la atención. Obtuvo un puesto en la Universidad de Basilea, comunidad donde era querido y considerado. Y así podría haber seguido sine die apaciblemente si un hecho tremendo no lo hubiese obligado a empuñar la pluma de nuevo: la quema en la hoguera de Miguel Servet. Servet, un aragonés inquieto y provocador, cometió el mismo error que Castellio: recurrió a Calvino esperando encontrar un interlocutor para sus ideas teológicas y se topó con un furibundo déspota que no toleraba ni la más mínima discrepancia.
Los capítulos que Zweig consagra a Servet destacan con un relumbre especial debido a, por un lado, la extraña personalidad del aragonés y, por otro, a su espantoso final. Servet es presentado como un personaje deDostoyevski: brillante y contradictorio, astuto y temerario. El encontronazo con la pétrea autoridad de Calvino lo lleva al suplicio primero y luego a la quema pública, en unas páginas vívidas y conmovedoras que dejan huella en la memoria. Este horror en medio del oasis de libertad que había pretendido ser la Reforma empujó a Castellio a empuñar la pluma en defensa de la libertad de culto, argumentando que las cuestiones de fe corresponde a Dios dirimirlas, no a los hombres. La oposición del humanista enfureció a Calvino, quien puso en marcha toda su máquina propagandística para desacreditar a su enemigo y desautorizarle ante sus paisanos. Las calumnias constantes y la aparición de un libelo infamante hacen que Castellio se lance de nuevo, de mala gana, a la polémica, redactando un elocuente Contra libellum Calvini (el panfleto acusador venía firmado por uno de los secuaces del maestro pero Castellio sabía muy bien quién era el verdadero autor), un monumento de honestidad, rigor y tolerancia, una implacable demolición de las acusaciones y, a la vez, una llamada a la tolerancia. Llamada que Calvino respondió de la única manera que sabía: redoblando sus ataques. Indagó la vida entera de Castellio, sus amigos, su pasado y le saltó delante, como una liebre, un indicio que podía llevar al humanista a ser acusado de herejía: cundió la sospecha de que un discreto y generoso noble muerto hacía un tiempo podía haber sido en realidad David de Joris, un anabaptista fugado de Holanda hacía años. Dicho noble había sido amigo y contertulio de Castellio. Pero cuando la acusación parecía tomar cuerpo, Castellio murió a causa de su debilitado físico a los 48 años.
Sobre el trasfondo siempre apasionante de las controversias religiosas suscitadas por la Reforma, varias aspectos sobresalen en este duelo entre Castellio y Calvino. En primer lugar, llama la atención la pusilanimidad de los ciudadanos suizos, quienes ceden sin demasiada resistencia a las presiones de un carácter autoritario: acatando, los ginebrinos, los puritanos requerimientos de Calvino y, los ciudadanos de Basilea, cediendo a las calumnias contra un profesor de su Universidad cuyo comportamiento no había sido sino ejemplar. Parece que siglos de tradición democrática no proveen en absoluto de coraje y preocupación por el prójimo. Destaca también, como he dicho, la figura de Servet, siempre al borde la perdición, guiado por algún demonio interior que le hacía mirar fijamente a la nada. Repelente y fascinante, con algo más de esto último, se me antoja el retrato de Calvino. A pesar de su fanatismo y de su indiferencia ante el dolor ajeno, uno no puede dejar de admirar su inteligencia fría y precisa, su ambición desmesurada que sale a la luz tal vez por una casualidad (Zweig insiste en las dudas de Calvino antes de ir a Ginebra, solo resueltas por la insistencia de Farel), su logro de esculpir una ciudad entera a su imagen y semejanza. En cuanto al apacible y tenaz Castellio, el biógrafo le dedica las líneas más cálidas del libro para resaltar su inteligencia, su sabiduría y, sobre todo, su respeto a los demás que le llevó a practicar y defender hasta el final la tolerancia hacia las creencias de los demás.
=================
[Tradução livre do espanhol: Paulo Roberto de Almeida ]
(...)
Nenhum povo, nenhuma época, nenhum homem de pensamento escapa de ter de delimitar uma ou outra vez liberdade e autoridade, pois a primeira não é possível sem a segunda, já que nesse caso, se converte em caos, nem a segunda sem a primeira, pois então se converte em tirania. Não há dúvida de que no fundo da natureza humana existe um poderoso impulso de autodissolução na coletividade. Nossa ilusão ancestral, de se que poderia forjar um determinado sistema religioso, nacional ou social que a brindaria toda a humanidade paz e a ordem definitivas, é indestrutível. O Grande Inquisidor de Dostoievski demonstra a cruel dialética que, no fundo, a maioria dos homens teme a própria liberdade e que, de fato, ante a inesgotável variedade de problemas, ante a complexidade e responsabilidade da vida, a grande massa anseia pela mecanização do mundo através de uma ordem determinante, definitiva e válida para todos, que os livre de ter de pensar. Essa nostalgia messiânica por uma existência livre de problemas constitui o verdadeiro fermento que aplaina o caminho para todos os profetas sociais e religiosos. Quando os ideais de uma geração perderam seu ardor, suas cores, um homem com poder de sugestão não necessita mais nada a não ser levantar-se e declarar que ele, e apenas ele, encontrou ou descobriu a nova fórmula, para que o suposto redentor do povo ou do mundo adquira a confiança de milhares e milhares de pessoas. Uma nova ideologia – e esse é certamente o seu sentido metafísico – estabelece sempre em primeiro lugar um novo idealismo sobre a terra, pois qualquer um que ofereça aos homens uma nova ilusão de unidade e pureza apela às suas forças mais sagradas; sua disposição ao sacrifício, seu entusiasmo. Milhões e milhões, como se fossem vítimas de um feitiço, estão dispostos a deixar-se arrastar, fecundar, inclusive violentar. E quanto mais exija deles o mensageiro da promessa de turno, tanto mais eles se entregarão a ele. Para comprazê-lo, tão somente para se deixar guiar sem resistência, renunciam ao que até a véspera constituía a sua maior alegria, a liberdade. A velha ruere in servitium[desejo de servidão] de Tácito se cumpre uma e outra vez, quando, em fogoso ato de solidariedade, os povos se precipitam voluntariamente na escravidão, e enaltecem o chicote com que se lhes golpeia.
Para qualquer homem de pensamento não deixa de haver algo comovedor no fato de que seja sempre uma ideia, a mais imaterial das forças que existem na terra, que leve a cabo um milagre de sugestão tão inverossímil em nosso velho, sensato e mecanizado mundo. Com facilidade se cai assim na tentação de admirar e enaltecer esses iluminados, porque a partir do espírito são capazes de transformar a matéria obtusa. Mas fatalmente, esses idealistas e utopistas, justo depois de sua vitória, se revelam os piores traidores do espírito, pois o poder desemboca na onipotência, e a vitória no abuso dela mesma. E, em lugar de conformar-se com ter convencido de seu delírio pessoal a tantos homens, até o ponto em que eles ficam dispostos alegremente a viver e inclusive morrer por ele, todos esses conquistadores caem na tentação de transformar a maioria em totalidade, e de querer obrigar inclusive aqueles que não fazem parte de nenhum partido a partilhar de seu dogma. Não se satisfazem apenas com seus adeptos, com seus sequazes, com seus escravos espirituais, com os eternos colaboradores de qualquer movimento. Não. Também querem que os que são livres, os poucos independentes, os glorifiquem e sejam seus vassalos e, para impor o seu dogma exclusivo, por ordem do governo estigmatizam qualquer diferença de opinião, qualificando-a de delito. Essa maldição de todas as doutrinas religiosas e políticas que degeneram em tirania quando se transformam em ditaduras se renova constantemente. A partir do momento em que um clérigo não confia no poder inerente à sua verdade, mas que recorre à força bruta, declara guerra à liberdade humana. Não importa de que ideia se trata: todas e cada uma delas, desde o momento em que recorrem ao terror para uniformizar e regulamentar as opiniões alheias, deixam o terreno do ideal para entrar no da brutalidade. Até a mais legítima das verdades, se é imposta aos demais por meio da violência, se converte em um pecado contra o espírito. 
Mas o espírito se comporta de um modo enigmático. Invisível e impalpável como o ar, parece adaptar-se facilmente a todas as formas e a qualquer fórmula. E isso leva sempre as naturezas despóticas ao delírio de acreditar que se pode submetê-lo por completo, fechá-lo e encerrá-lo docilmente. No entanto, com cada repressão aumenta sua capacidade de reação, e precisamente quando é subjugado e comprimido se converte em um material incendiário, em um explosivo. Toda repressão conduz cedo ou tarde à revolta, pois a independência da humanidade, no largo prazo, resulta – eterno consolo esse! – indestrutível. Nunca até aqui foi possível impor de modo ditatorial uma única religião, uma única filosofia, uma única forma de ver o mundo a toda a terra, pois o espírito sempre saberá resistir a qualquer servidão, sempre se negará a pensar de uma forma que lhe seja prescrita, a que o convertam em algo vazio e insípido, a deixar-se restringir e unificar. Que banal e vão resulta por isso todo esforço de querer reduzir a sublime variedade da existência a um denominador comum, assim como dividir de modo maniqueísta a humanidade em bons e maus, piedosos e hereges, em obedientes e em hostis ao Estado, baseando-se em um princípio imposto apenas e tão somente pela lei do mais forte. Sempre haverá espíritos independentes que se levantem contra semelhantes violações da liberdade do ser humano: os objetores de consciência, os que decididamente se insubordinam ante qualquer coação exercida sobre a consciência. Nenhuma época conseguiu ser tão bárbara, nenhuma tirania tão sistemática como para que alguns indivíduos não lograssem escapar à violência exercida sobre as massas e defender o direito a uma opinião pessoal em face dos violentos monomaníacos e de sua verdade única. 
Também no século XVI, exaltado como o nosso por suas ideologias violentas, conheceu tais indivíduos livres e incorruptíveis. Lendo as cartas dos humanistas daqueles tempos, se sente fraternalmente a sua dor profunda pelos transtornos causados pelo poder. Comovidos, experimentamos a aversão de suas almas em face das proclamações estúpidas que os dogmáticos gritam no mercado, pregando a todos e a cada um o mesmo: “O que ensinamos é o certo, o que não é falso!” Que grande espanto sacode os serenos cidadãos do mundo à vista desses reformadores desumanos da humanidade que, proclamando com espuma na boca suas brutais ortodoxias, irromperam em seu universo, um universo que acredita na beleza. Que profunda repugnância sente em face de todos esses Savonarolas, John Knox e Calvinos que querem destruir a beleza que existe no mundo, e converter a terra em um seminário de moralidade. Com trágica clarividência, todos esses homens sábios e humanitários reconhecem o mal que esses fanáticos furibundos haverão de trazer à Europa. Por trás de suas palavras raivosas já escutam o fragor das batalhas. E naquele ódio pressentem a futura e terrível guerra. E, mesmo conscientes da verdade, esses humanistas não se atrevem a lutar por ela. Na vida, os destinos estão quase sempre separados: os que compreendem não são os executivos, e os que atuam não compreendem. Todos esses trágicos e aflitos humanistas se escrevem uns aos outros cartas comovedoras plenas de gênio, se lamentam a portas fechadas em seus gabinetes de estudo, mas nenhum deles sai a público para fazer face ao Anticristo. De vez em quando, Erasmo, a partir da sombra, se atreve a lançar um par de flechas. Rabelais, em meio a risos ferozes e oculto pela vestimenta de bufão, reparte algumas chicotadas. Montaigne, esse nobre e sábio filósofo, encontra em seus ensaios as mais eloquentes palavras. Mas nenhum deles trata de intervir seriamente, nem impedir pelo menos uma única dessas infames perseguições e execuções. Contra os furiosos, reconhecem esses homens do mundo, prudentes portanto, o sábio não deve lutar. O melhor, nessas épocas, é refugiar-se na sombra para evitar ser preso e imolado ele mesmo. 

Cartorialismo brasileiro: a maior jaboticaba nacional - Rubens Barbosa

CARTÓRIOS: UMA DAS JABOTICABAS NACIONAIS
 Rubens Barbosa
O Estado de S. Paulo. 24/07/2018

Em Portugal, nos idos de 1512-21, nas Ordenações Manuelinas, privilégios, foro privilegiado, direitos adquiridos, entre outras estripolias burocráticas, os cartórios foram minuciosamente regulados. Herdeiros do período colonial, ainda estamos, em 2018, discutindo como dar cabo do foro privilegiado e reduzir privilégios. O corporativismo que conquistou tantas vantagens e exceções está longe de ter o seu poder afetado. O valor probante dos escritos dos atos notariais e registrais é a cada dia ampliado com a inclusão de novas áreas e o correspondente aumento da receita dos cartórios.
A simplificação e a redução da burocracia que tanto emperra a vida das pessoas e das empresas devem ser ampliadas dentro de uma visão mais abrangente de reforma do Estado. A revista Interesse Nacional, em uma última edição, publica excelente artigo de Daniel Bogéa em que defende a construção de uma política permanente de desburocratização que tenha o cidadão como alvo número um e assuma como princípio-guia a confiança nas relações Estado-sociedade. Nesse sentido resgata o Projeto Cidadão executado nos idos dos anos 80, por Hélio Beltrão, mas que gradualmente foi sendo esquecido para prejuízo de todos. O então Ministério da Desburocratização fez um levantamento das questões de natureza burocrática que afetavam e ainda hoje afetam o dia a dia do cidadão comum, desde o seu nascimento até a sua morte. Não se levou em conta se esses problemas são do governo federal, estadual ou municipal, do executivo ou do judiciário. Essas disfunções muitas vezes acabam tendo de ser resolvidas em uma das instituições corporativas que cada dia ganham mais força. Os atos notariais existem de uma forma ou de outra em todos os países, porém cartórios, com atribuições que só fazem crescer, são mais uma das jabuticabas brasileiras. Em nenhum país do mundo, tanto poder de interferir na vida das pessoas e das empresas é exercido por um órgão privado.
Até o ano passado existiam 11.946 cartórios extrajudiciais, crescimento de 11,7% em relação a 2016, com o faturamento de R$ 15,76 bilhões. Se fosse uma empresa seria a 29a. maior empresa do país. 73% dos cartórios de protestos de títulos faturaram mais de R$ 110 milhões em 2017. E o maior deles, localizado na Paraíba, faturou R$ 256 milhões no segundo semestre do ano passado.
Muitas atribuições do judiciário, passaram a ser executadas pelos cartórios, como na área de registro civil: fazer correção de nome, correção de erros de grafia, reconhecimento de paternidade, registros de nascimento por técnicas de reprodução assistida, barriga de aluguel, maternidade e paternidade sócio-afetiva.
Reconhecimento de assinaturas, autenticação de cópias, reconhecimento de filhos, testamento e divórcio e registro de imóveis implicam em perda de tempo e custo para os cidadãos. A situação é tão absurda que, em certos casos, se requer a certificação de um cartório por outro.
Nos últimos anos, nossos cartórios ganharam competências. A partir de 2007, Inventários, partilha, separação consensual e divórcio consensual foram entrando no menu. A cobrança extrajudicial e protesto de certidões de dívida ativa da União, dos Estados e do Distrito Federal, dos municípios, de autarquias e fundações públicas começaram a ser feitas a partir de 2012. A regularização de imóveis por usucapião, entrou em 2015. E desde 2016, o apostilamento que legaliza documentos e o reconhecimento de documentos brasileiros no exterior passaram a engrossar a renda de seus donos. E, para somar, em janeiro de 2018 os cartórios de registro civil foram autorizados a fazer solicitação e entrega de documentos como passaporte, RG, documento nacional de identificação, CNHs, carteira de trabalho e título de eleitor.
Por pressão dos cartórios, que recebem R$ 4 bilhões por esses serviços, a iniciativa do governo de criar um registro nacional de duplicatas não avançou. O registro eletrônico previsto na lei mudaria a maneira de cobrar dívidas e poderia reduzir o custo para os tomadores de empréstimos. Segundo dados do Banco Central, em março, o desconto de duplicatas movimentava R$ 60 bilhões em operações de crédito no país. O projeto de lei criaria a obrigatoriedade desses títulos serem registrados em certificadoras autorizadas pelo Banco Central.
O projeto de lei que cria o cadastro positivo, por meio do qual o Brasil passará a ter uma legislação de compartilhamento de informações que contribuirá para o aumento da concorrência na concessão de crédito para pessoas físicas e pequenas empresas também enfrenta restrições dos cartórios.
O Senador Ricardo Ferraço apresentou projeto de emenda constitucional transferindo as prerrogativas dos cartórios para o poder público local. A força e a influência dos cartórios, demonstrados no eficiente lobby junto ao governo e junto ao Congresso, não deveriam ser obstáculo para o exame do Projeto Cidadão e sua aplicação pelo próximo governo. A pessoa física e as empresas não podem continuar à mercê de uma máquina burocrática que representa custo e perda de produtividade.
É urgente uma política efetiva de desburocratização no Brasil, levando-se em conta suas dificuldades culturais, suas dimensões continentais e sua história político-social. Deveria ser definida como meta principal o interesse do cidadão, do contribuinte e usuário de serviços públicos, e não apenas o interesse da própria administração. É necessário que seja reconhecido o caráter político do empreendimento, o que demanda vontade e ação da cúpula dos três Poderes. 
Chegou a hora de ser executada, de maneira vigorosa, uma política para reduzir a crescente burocracia que afeta a vida de todos.

Rubens Barbosa, presidente o Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE).