O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Colegio Loyola de BH: uma experiencia internacionalista

Tive o prazer, e o privilégio, de participar, na sexta-feira 9/12/2011, da abertura do quinto exercício de simulações de negociações internacionais mantido pelo Colégio Loyola de Belo Horizonte, um dos mais prestigiosos, senão o melhor, dos estabelecimentos de ensino da capital mineira, mais conhecido sob o diminutivo de LoyolaMun.
Na ocasião, pronunciei uma palestra de abertura dessa simulação -- inclusive no terreno histórico -- e depois mantive um diálogo com os estudantes, na biblioteca do Colégio, quando também lancei dois dos meus mais recentes livros: Relações Internacionais e Política Externa do Brasil e Globalizando.
Foi uma excelente oportunidade para conversar com jovens, e tentar responder algumas de suas perguntas sobre temas internacionais e da carreira diplomática.

Gostaria, neste momento, de agradecer ao organizador do evento, aluno de último ano Bruno Vaz, bem como à Juliana Senna e Ana Carolina, e ao professor Cícero Silva, pela gentileza da acolhida com que fui brindado.
No diálogo com os estudantes pude, parcialmente ao menos, responder perguntas do João Pedro, Pedro Nogueira, Isabela, Gabriel, Ana Flávia, Gabriel (outro Gabriel) e Lorena, e espero ter podido satisfazer parte de sua curiosidade.
Em todo caso, continuo à disposição dos alunos, e outros curiosos também, no que se refere a essas questões que possam ter relação com minhas competências intelectuais.
O agradecimento a todos,
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: