O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Carga Fiscal no Brasil: 35,16% do PIB (e crescendo) - J.R.Afonso, K.Castro

Um dos maiores especialistas em contas públicas no Brasil, com um colega, faz um levantamento preciso da carga fiscal no Brasil, como abaixo:


Uma metodologia mais ampla do que a adotada pela RFB para identificação das receitas governamentais que constituem tributos foi aplicada por José R.Afonso e Kleber Castro, com apoio de outros colaboradores, para calcular a carga tributária brasileira global de 2010 (inclui, por exemplo, participações governamentais em petróleo, classificadas como contribuições econômicas pelo Tesouro Nacional). A arrecadação global foi apurada em R$ 1.292 milhões, equivalente a 35.16% do PIB, com variação de 0.4 pontos em relação ao ano anterior. Na divisão federativa, depois de computada a repartição compulsória de receitas, coube 57% à União, 23.7% aos Estados e 18.3% aos Municípios. 
Ver PDF anexo.

Nenhum comentário: