Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Trapalhadas automobilisticas do governo: promete, ameaca e nao cumpre
Que o governo seja incompetente para fazer obras em benefício da população, isso já é sobejamente conhecido, e não deveria nos surpreender.
Ele é simplesmente incapaz até de gastar o dinheiro que arranca de nossos bolsos e do caixa das empresas. Incompetência típica de Guinness, ou de Prêmio Nobel da Incompetência, Darwin Awards, para quem sabe o que é isso...
Mas que o governo seja incompetente até para fazer o mal contra nós, isso já é novidade.
Ele não consegue nem beneficiar-se a si próprio ou aos seus amigos os capitalistas promíscuos.
Dupla vergonha: o governo não consegue nem ser protecionista, e não consegue montar um projeto de extorsão racional. Tudo é improvisado, tudo é anunciado antes dos estudos, tudo é rápido e mal feito, como na cavalaria...
Eta governicho vagabundo...
Paulo Roberto de Almeida
16/12/2011 | COMÉRCIO EXTERIOR - IPI mais alto para importados entra em vigor; preços sobem em janeiro / Martha Beck e Eliane Oliveira,
Governo ainda não tem plano para montadoras que querem fabricar no Brasil. Começa a vigorar amanhã o aumento de 30 pontos percentuais na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados. Como já havia prometido, o governo deixará de fora da sobretaxa carros que tenham, pelo menos, 65% de conteúdo nacional. Mas a equipe econômica não conseguirá cumprir a promessa de aliviar a tributação para montadoras que se comprometeram a fazer investimentos no país. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior não conseguiu chegar a um consenso sobre a forma de lidar com empresas que planejam começar a produzir no Brasil, mas ainda não se encaixam na regra. Esse mecanismo, que deveria ser publicado por meio de decreto até hoje, só deve ser editado em meados de 2012. O adiamento vai afetar JAC Motors, BMW, Chery e Suzuki, que já anunciaram planos de produção no Brasil. E as montadoras que ainda não têm fábricas no país já fizeram a conta do aumento. A Audi, por exemplo, promete subir os preços entre 10% e 15% no início de 2012, quando acabam os estoques dos veículos comprados com o imposto anterior. A chinesa JAC também vai reajustar a tabela, mas os valores não foram definidos. - O reajuste é inevitável. Vamos aumentar entre 10% e 15% os preços, dependendo do câmbio. O estoque nos garante um preço menor até o fim de dezembro - disse Leandro Radomile, diretor de marketing e vendas da Audi. Um porta-voz da JAC disse que espera a flexibilização das medidas para se instalar no país, já que é muito difícil começar a produção de um veículo de 10 mil peças com um índice de nacionalização tão alto. Técnicos dizem que regra é muito genérica O tratamento diferenciado para essas montadoras deve vir acompanhado de nova regra sobre o percentual de conteúdo nacional que precisa ser cumprido para quem já está instalado no país. Técnicos do governo informaram ao GLOBO que o percentual de 65% é uma regra genérica que precisa ser aperfeiçoada. Seria necessário, por exemplo, fixar o tipo de peça que precisa ser nacional. Esse ponto foi abordado ontem pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que disse esperar que o governo mude a fórmula de cálculo do índice, para que as autopeças nacionais ganhem mais peso: - Da forma como está, são contabilizados gastos com publicidade e comercialização. O Ministério da Fazenda informou ontem que a nova regulamentação entrará em vigor em 2013, como já havia indicado o ministro Guido Mantega. O IPI mais alto para os importados vai vigorar até o fim de 2012. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, também disse ontem, em Genebra, que o governo estuda medidas para incentivar a entrada de novas montadoras no Brasil a partir de 2013, como a redução do IPI para carros nacionais. - O IPI não será reduzido (agora). Mas talvez em 2013. Para 2013, vamos discutir um novo regime (automotivo), que será um outro capítulo ? explicou. O ministro disse que foi consultado por muitas montadoras que querem entrar no país: - Vamos colocar algumas exigências para que possam operar em igualdade de condições com as que já estão no Brasil. Vão ser medidas muito claras de incentivos tecnológicos para 2013 em diante. Não se pode obrigar a cumprir exigências de uma hora para outra. Vai ser algo gradual. Um alto funcionário do governo também disse ao GLOBO que o regime automotivo terá incentivos fiscais para os que investirem pesado em conteúdo nacional, pesquisa e inovação no Brasil, mas que não está certo se o benefício principal será um IPI menor para tais fabricantes. Global 21
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