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sexta-feira, 30 de março de 2012

Como baixar os juros no Brasil: uma solucao inovadora...(na Espanha)

Não sei se daria certo no Brasil, mas quem sabe o governo dos companheiros não organiza as companheiras -- que eles chamam de "trabalhadoras do sexo", dispondo inclusive de um código e de cadastro no MTb -- para fazer a mesma coisa no Brasil?
Será que os nossos banqueiros -- privados e estatais -- vão ser obrigados a baixar os juros por essa via?
Nunca se perde nada por tentar...
Paulo Roberto de Almeida 

COM CRISE, PROSTITUTAS DE LUXO SE RECUSAM A FAZER SEXO COM BANQUEIROS

GAROTAS DE PROGRAMA DE MADRI DIZEM QUE “GREVE” SÓ ACABARÁ QUANDO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS OFERECEREM LINHAS DE CRÉDITO MAIORES PARA FAMÍLIAS CARENTES E EMPRESAS

Madri Madrid Espanha (Foto: Shutterstock)
Prostitutas de luxo de Madri estão decretando greve de sexo aos seus clientes banqueiros, reportou nesta terça-feira (27/03) o tablóide britânico Daily Mail. Elas pedem para que os funcionários das instituições financeiras abram linhas de crédito para oferecer a famílias carentes e empresas à beira da falência.
A Espanha enfrenta atualmente uma de suas piores crises econômicas, com as taxas de desemprego atingindo 23%. Com as incertezas sobre o mercado de trabalho e pouco dinheiro circulando no país, os bancos diminuem a oferta de crédito a seus clientes.
Nós somos as únicas com capacidade real de pressionar o setor
PROSTITUTA
As garotas de programa dizem que a paralisação continuará até que os banqueiros “cumpram suas responsabilidades sociais” e comecem a oferecer empréstimos maiores à população. “Nós somos as únicas com capacidade real de pressionar o setor”, disse a principal associação de prostituição do país.
Segundo o tablóide, os banqueiros têm tentado contornar o protesto, dizendo que são arquitetos ou engenheiros às prostitutas, mas a tentativa não tem funcionado. Os executivos dos bancos até já acionaram o governo para tentar mediar o assunto.
Para a prostituta conhecida como AnaMG, a paralisação não deve durar muito. “Estamos em greve há três dias e eu não acho que eles agüentem mais tempo”, disse. Ela conta que a ideia veio de Lucia, uma das mulheres da associação, que disse que só faria sexo com o funcionário de um banco se ele concedesse um empréstimo a um conhecido.
A greve de sexo das prostitutas de Madri vem em um momento em que toda a Espanha se prepara para iniciar uma greve geral, marcada para esta quinta-feira. Os trabalhadores protestam contra o elevado grau de desemprego no país e pedem mudanças nas leis trabalhistas – que tornam mais barato para as empresas despedirem seus empregados.

Capitalismo de Estado: matizes a serem registrados

Um artigo interessante, que discute questões relevantes, já abordadas aqui, pela transcrição, por exemplo, do dossiê da revista Economist, sobre o mesmo assunto.
Paulo Roberto de Almeida 

State capitalism: Is it a rival to market capitalism?

Keith Campbel
Mining Weekly.com, 30th March 2012

Since the start of the current global economic crisis in 2008, there has been renewed interest in the concept of ‘State capitalism’, as distinct from ‘market capitalism’. (The term ‘liberal capitalism’ is shorthand for ‘liberal democracy plus market capitalism’.)
This interest is centred on China more than any other country, in part because of the country’s ability (so far) to ride out the crisis, in part because of the key role it has played in keeping the global economy running while the developed West has been stagnating and in part because China is, unlike India or Brazil or South Korea, not a democracy. This last factor creates the impression of a ‘Chinese model’ of autocracy plus State capitalism that can be compared and contrasted with the ‘Western model’ of liberal capitalism.
There has been considerable debate about the rival merits of these ‘models’ in recent times. Thus, renowned British historian Niall Ferguson, who teaches at Harvard University, in the US, had a recent article on State capitalism in the US academic journal Foreign Policy. In late January, The Economist, of London, had a cover and special report devoted to State capitalism. The topic has also been addressed in the past couple of months by The Wall Street Journal and Bloomberg Businessweek. And these are only some, albeit prominent, examples.
Definitions
However, what is meant by State capitalism?
“State capitalism is the situation where the State tries to run a business on a commercial basis,” defines Econometrix director and chief economist Azar Jammine. “China is regarded as the main example.” Ferguson, in his article, quoted (without agreeing with) global political risk consultancy Eurasia Group president Ian Bremmer, who wrote that State capitalism saw “governments use various kinds of State-owned companies to manage the exploi- tation of resources that they consider the State’s crown jewels and to create and maintain large numbers of jobs”.
The Economist says: “State capitalism . . . tries to meld the powers of the State with the powers of capitalism. It depends on government to pick winners and promote economic growth. But it also uses tools such as listing State-owned companies on the stockmarket and embracing globalisation.”
One thing State capitalism is not: it is not a synonym for resource nationalism. Resource nationalism has been defined as the control, by the country in whose territory they are located, of in-the-ground (including under- the-seabed) resources and the means of extracting and refining them. (See Mining Weekly January 26, 2007.) State capitalism and resources nationalism are thus very different things.
Another thing that State capitalism is not: it is not new. The Economist cites democratic Japan in the 1950s and Imperial Germany in the 1870s as previous cases, although “never before has it operated on such a scale and with such sophisticated tools”.
State Capitalism and Natural Resources
State-owned companies dominate the global hydrocarbons sector. National oil companies (NOCs), as they are referred to, hold a staggering 77% of the world’s oil reserves.
The biggest oil company in the world is Saudi Arabia’s Saudi Aramco, which has 280-million barrels of proven reserves and has a production capacity of 12.5-million barrels per day (although it usually keeps its production at lower levels, partly to preserve reserves and partly for politico-economic reasons). From second to tenth place (in terms or production), the remaining top ten oil com- panies are the National Iranian Oil Company, Petroleos Mexi- canos (better known as Pemex), the Iraq National Oil Company, Exxon Mobil, BP, the China National Petroleum Corporation (which has a publicly listed sub-sidiary called PetroChina), the Abu Dhabi National Oil Company, the Kuwait Petroleum Corporation and Petroleos de Venezuela (known as PDVSA). (This list was compiled by Forbes magazine in 2010.) Of these companies, only two, Exxon Mobil and BP, are not State-owned.
In the mining sector, however, the picture is very different. The world’s top three miners are all private-sector companies – BHP Billiton, Vale and Rio Tinto. While the number four company, China Shenhua, is a subsidiary of the State-owned Shenhua Group, its market capitalisation in 2010 was half that of Rio Tinto, reported PricewaterhouseCoopers in its Mine 2011 report. Fifth place was held by Xstrata, sixth by Anglo American, seventh by FreeportMcMoRan, eighth by Barrick Gold, ninth by Potash Corporation and tenth by Coal India. Of these, only Coal India is State-owned.
Of course, China as a country has very significant mineral and metal reserves. In 2008, according to thebusinessofmining.com, its share of global production was 37% for iron-ore, 39% for coal, 16% for copper and 97% for rare- earth minerals. In 2009, the country accounted for 6% of copper, 12% of gold and 25% of zinc production. But this pro- duction is spread across some 200 000 mining companies, most of them tiny. However, a small number of major mining com-panies have emerged, with the big three being China Shenhua, the Aluminium Corporation of China (usually known as Chinalco) and China Coal Energy. All are wholly or partly State-owned.
Thus, State capitalism is huge in the global oil and gas industry, but of much less significance in the mining sector. However, there is an important qualification to the latter observation. Chinese State capitalism is characterised by State-owned central holding agency, the State-Owned Assets Supervision and Administration Commission, which controls groups of vertically integrated companies (although this control is often, in practice, loose). Because they are vertically integrated, many of these companies, although their core business is not mining, are nevertheless involved in mining (to provide raw materials for their core operations or for energy to power these core operations).
Moreover, with China’s demand for almost all types of mineral, metal and hydrocarbon inputs now exceeding its domestic production, many State-owned enterprises are looking abroad for these resources. In this, they are being supported by the Chinese government, which is particularly uneasy about the country’s dependence, since 1993, on imported oil.
State-owned companies have accounted for 80% of Chinese foreign direct investment, supported by soft loans from State banks. The country’s oil com- panies have been especially active, and deals exchanging infrastructure for oil have become a common business tool for them – and for other Chinese State-owned companies seeking access to other commodities. This, of course, puts private-sector resource companies from other countries at a serious disadvantage.
State Capitalist South Africa
South Africa is a long-standing practitioner of State capitalism. The great bulk of key infrastructure, whether railways, ports, airports, electricity generation and transmission, water and sewage and broadcasting systems, is in the hands of wholly or predominantly State-owned companies. Moreover, the State is the biggest shareholder in national tele- communications giant Telkom with a 39.76% share, with the next biggest shareholder being the Public Investment Corporation – which manages public-sector pension, provident, social security, development and guardian funds – with 9.31%; the biggest private- sector shareholder is Allan Gray Investment Council, with 8.82%. So, although Telkom is not, technically, State-owned, it is certainly State-dominated.
In 2002, the government created the Petroleum, Oil and Gas Corporation of South Africa (PetroSA) as the country’s NOC. It explores for and exploits hydrocarbons both at home and abroad, and owns and operates the largest commercial gas-to-liquids refinery in the world – at Mossel Bay on the country’s south coast. At home, the company operates the FA-EM south coast gasfields and the Oribi and Oryx oilfields, while abroad it has exploration licences in Equatorial Guinea and Namibia. Although a minnow by global standards, the company’s official vision is to “be the leading African energy company”.
PetroSA also undertakes the marketing and trading of oil and petrochemicals and is involved in the development of the country’s refining and liquid fuels logistics system. To this end, the company has a $11-billion project for a refinery with a daily production capacity of 400 000 barrels, which would be sited in the Coega industrial development zone, in the Eastern Cape province. (There is also an alternative feasibility study for a smaller refinery at Coega.) If this project goes ahead, it could involve giant Chinese State-owned oil group Sinopec, with which PetroSA has a memorandum of understanding, signed in September.
BP chief economist Christof Ruehl has cast doubt on the economic logic for this project, called Mthombo by PetroSA. He has warned that Chinese policy was to have self-sufficiency in refinery capacity, which will constrain the growth of the export market, while, at home, such an extra refinery could create a surplus of petrol. PetroSA maintains that the refinery is necessary to replace ageing plants and reduce South Africa’s dependence on exports.
Further, in 2007, the South African government set up the African Exploration, Mining & Finance Corporation (AEMFC), under the Central Energy Fund (CEF), as a first step in the creation of a State-owned mining company. The company has since been awarded 27 exploration rights in South Africa and started the development of its first mine, a coal operation at Vlakfontein some 100 km east of Johannesburg, in February last year. It should start production next year, and the AEMFC hopes to be one of the country’s top five coal producers by 2020.
Earlier this month, the government approved a plan to “hive off” the AEMFC from the CEF, with the mining company to act as the core element in the State’s participation in the mining sector. Government sees the AEMFC as an essential element in its strategy to beneficiate the country’s minerals and the company has already targeted chromium, diamonds, gold, iron-ore, manganese, nickel, platinum, titanium, uranium and vanadium as well as coal.
“I think the South African government has an ideological obsession with State involvement in the economy. The South African government very strongly supports State intervention in the economy,” argues Jammine. “I think the Chinese example is a convenient excuse. Politicians refer to China to justify policy in South Africa. But they ignore the differences. There are huge differences between China and South Africa. The Chinese are seriously embarking on developing their human capital resources whereas South Africa has a dearth of skilled managers and doesn’t seem to be on the way to improving this at the moment. My biggest concern about State capitalism is that the [South African] State has thus far failed to implement projects it has planned and budgeted for. So it cannot run its own companies effectively. I have the same misgivings about the State-owned mining company.”
A New Model?
But is there such a thing as a State capitalist model? Bremmer believes so, and also believes that it is a threat to market capitalism and to democracy in the developing world. Of State capitalism he says: “The State is using markets to create wealth that can be directed as political officials see fit . . . the ultimate motive is not economic (maximising growth) but political [Bremmer’s emphasis] (maximising the State’s power and the leader-ship’s chances of survival). This is a form of capitalism but one in which the State acts as the dominant economic player and uses markets primarily for political gain.”
Ferguson, however, has a different view. “Ultimately, it is an unhelpful oversimplification to divide the world into ‘market capitalist’ and ‘State capitalist’ camps. The reality is that most countries are arranged along a spectrum where both the intent and the extent of State intervention in the economy vary. Only extreme libertarians argue that the State has no role whatsoever to play in the economy.”
Although Ferguson gives no examples, they are easy to find. In strongly free market Chile, copper mining major Codelco is still State-owned. In the US, the country’s national passenger railway company, Amtrak, is State-owned, as are various local commuter and suburban railroads. America also has State-owned electricity-generating companies, of which the most famous is the Tennessee Valley Authority (which, interestingly, is run on a not-for-profit basis).
On the other hand, it must not be forgotten that, under Mao Zedong, the Chinese economy was effectively 100% State-owned, including collectivised agriculture. Today, collectivisation has been abolished and agriculture has been semiprivatised, while the private sector now accounts for more than 60% of the country’s economic output and employs at least 80% of its workforce. Moreover, Chinese Premier Wen Jiabao recently publicly called for “more economic and political structural reform” and, although these reforms should be “step by step”, they were nevertheless an “urgent task”, otherwise the huge progress China has made over the past 30 years “may be lost”.
Meanwhile, neither of the two other emerging economic giants, Brazil and India, has shown the slightest indication of taking a State capitalist approach. In fact, in January, the Indian government approached London-listed miner Vedanta Resources to sell its stakes in two of the group’s subsidiaries, Bharat Aluminium and Hindustan Zinc, for $3.2-billion. Vedanta revealed its acceptance of the deal early this month. And, in Brazil, the current centre-left administration last month reinitiated privatisations – the antithesis of State capitalism – by concessioning two airports and a terminal at a third for a total of $14.1-billion.
“The real contest of our time is not between a State-capitalist China and a market-capitalist America, with Europe somewhere in the middle,” wrote Ferguson. “It is a contest that goes on within all three regions as we all struggle to strike the right balance between the economic institutions that generate wealth and the political institutions that regulate and redistribute it. The character of this century . . . will be determined by which political system gets that balance right.”
Edited by: Creamer Media Reporter

Estimular a economia?: corte impostos e baixe as tarifas...

Parece a solução mais racional e mais lógica, não é mesmo?
Se um governo quer estimular o consumo, fazendo com que a renda dos cidadãos tenha o maior aproveitamento possível, a solução mais eficiente seria cortar impostos e tarifas de importação, parda que os cidadãos possam dispor de mais renda pessoal para comprar os produtos.
Mas isso é na China...
Paulo Roberto de Almeida 

China cuts import duties to boost spending

By Wang Yanlin 
Shanghai Daily, 31/03/2012
IN a bid to boost imports, China is cutting duties on some products, expanding financing channels for importers and streamlining the regulatory process, the State Council announced yesterday.

It is the first time China's Cabinet has devoted a regular meeting to the issue of boosting imports, which is usually under the purview of China's Ministry of Commerce.

"As we maintain stable growth in exports, we should focus more on imports and appropriately expand the size of imports," the State Council said in a statement after a meeting chaired by Premier Wen Jiabao.

China, the world's largest exporter, will have to rely less on exports to drive its economy in coming years, when growth in major US and European markets slows.

Importing more will lift living standards and soothe China's disputes with its trade partners.

To boost imports, import duties will be cut for "some energy products, raw materials, consumer goods closely related to people's daily lives, and key items that China does not produce," the State Council statement said.

"China needs to pay more attention to imports while keeping exports stable, considering more environmental restrictions and people's higher standards of living. 

"We should make good use of imports to accelerate technological innovation, improve people's livelihoods and reduce trade conflicts."

China will optimize the structure of imports, stabilize purchases of commodities, and encourage imports of advanced machinery equipment, key parts and consumer products, the State Council said.

It did not specify whether luxury products are included in the consumer products sector. 

Last year, however, the Ministry of Commerce said the government was considering lowering the tax on luxury products in a bid to boost spending at home. 

Some other measures to bolster imports discussed during the meeting included commercial banks being encouraged to lend to importers of machinery, key parts, energy and raw materials, and insurance companies introducing more services for importers.

Customs at all levels, as well as bureaus of entry-exit inspection and quarantine, will be told to reduce red tape and move their procedures online to make the process more convenient for importers.

"The efforts are unprecedented," said Xue Jun, an analyst at CITIC Securities Co. "The government officials are taking seriously the boosting of imports."

China used to stress exports as an important source of economic growth. However, China's imports have grown strongly over the past two years when exports were affected by waning global demand amid the economic crisis.

To restructure China's economy into one driven more by consumers, China is adopting a "buy more but not sell less" tactic, which helped narrow its trade surplus by 14.5 percent in 2011 to US$155 billion.

In February, China posted a US$31.5 billion trade deficit as it sucked in commodity imports that pushed total purchases up 39.6 percent compared to a year ago, more than double the pace of export growth. 

Vice Premier Li Keqiang said earlier this month that China would import US$10 trillion worth of goods and services in the five years ending in 2015.


AAs (Anonimos Adesistas) e a esquizofrenia economica...

Um Anônimo Adesista, ou seja, alguém que tem mais vergonha de defender o governo do que de atacar este simples blogueiro -- que não tem nenhum outro poder, a não ser o do teclado e o da postagem --, enviou um comentário a propósito deste post: 



Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Tentando entender, e nao entendendo: quem entender...": 

Eu explico ao senhor: políticas de austeridade *fiscal*; políticas expansionistas *monetárias*. 
Inteligência não é o seu forte mesmo. 

Ou seja, ele não explicou absolutamente nada, mas pensa ter me dado uma lição.
Ele deve pensar, certamente, que a fiscalidade se exerce com fiscais, ou que talvez, a austeridade fiscal seja gastar menos abobrinhas, menos melancias, menos bananas.
Em outros termos, o governo gasta menos abobrinhas e, em contrapartida, como ele tem uma política expansionista monetária, como admite este AA, ele pode colocar mais dinheiro no mercado, e isso se combina perfeitamente com a austeridade fiscal.
Entenderam?
Pois é, a gente sempre aprende economia com os doutos e inteligentes que por aqui aparecem...
Paulo Roberto de Almeida 

Governo aumenta a irracionalidade e a ilegalidade da tributacao nacional...

O título do post é meu, mas eu explico logo abaixo, depois de postar a matéria. O básico é que se trata de tratamento discriminatório e injusto, irracional, e ilegal, tanto no plano interno quanto internacional.
Meus argumentos podem eventualmente ser contestados pelos técnicos do Governo, mas eu gostaria de ver esses argumentos a favor...
Paulo Roberto de Almeida  



Governo vai taxar produtos importados e reduzir impostos da indústria nacional

Raquel Landim
O Estado de S. Paulo, Sexta, 29 de Março de 2012

Os novos setores contemplados devem ser máquinas, móveis, geração e transmissão de energia, plásticos, fabricantes de ônibus, de aviões e indústria naval


SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff vai elevar a tributação sobre produtos importados ao mesmo tempo em que reduz os impostos pagos pela indústria nacional. Na terça-feira, a equipe econômica pretende anunciar a desoneração da folha de pagamento para cerca de nove setores e a criação de uma Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) adicional para as importações desses produtos.
Os setores contemplados devem ser aqueles que se reuniram recentemente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega: máquinas, móveis, geração e transmissão de energia, plásticos, fabricantes de ônibus, de aviões, indústria naval, além de calçados e têxteis, que já haviam sido beneficiados anteriormente. 
Esses setores deixam de pagar os 20% de INSS que incidem sobre os salários dos seus trabalhadores e, em troca, vão contribuir com um alíquota equivalente a cerca de 1% do faturamento bruto. A alíquota ainda não está fechada, mas a intenção do governo é adotar o mesmo porcentual para todos os setores.
A avaliação da equipe econômica é que a instituição da Cofins sobre os importados significa garantir "isonomia" para a indústria nacional. A alíquota de cerca de 1% será cobrada sobre o faturamento das empresas já acrescida de PIS/Cofins, que hoje está em 9,25%. Dessa maneira, na prática, aumentaria a Cofins paga pela indústria brasileira. Logo, a alíquota extra para o importado só compensa a diferença.
A avaliação de especialistas ouvidos pelo Estado, no entanto, é diferente: ao tributar só o importado, o governo federal estaria promovendo tratamento discriminatório, que vai contra as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC). É a mesma polêmica da alta de 30 pontos porcentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis importados.
Para tentar escapar do questionamento na OMC, o governo poderia recorrer ao esquema de elevar a Cofins para todos os produtos manufaturados e devolver o imposto à indústria nacional por meio de crédito tributário. 
Segundo um estudo que circula na administração federal, obtido pela reportagem, o governo avalia essa alternativa. Com o título de "Indústria da transformação e a concorrência externa predatória. Uma proposta de mitigação dos efeitos", o documento tem 35 páginas.
No trabalho, os técnicos do governo simularam o que ocorreria se o governo desonerasse a folha de pagamento de toda a indústria da transformação brasileira e concluíram que representaria uma perda de arrecadação de R$ 20 bilhões.
De acordo com o documento, se fosse instituída uma alíquota extra de 9% de Cofins para os produtos importados, isso significaria arrecadação extra de R$ 27,3 bilhões. O valor é mais do que suficiente para cobrir o rombo da desoneração da folha. Procurado, o Ministério da Fazenda não se pronunciou.
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Comentários PRA:
Todos os demais setores da economia nacional vão se sentir discriminados e se perguntar: "Por que só esses aí, e o meu setor não? São só eles que sentem os efeitos perversos de uma supertributação?"
De fato, reduções setoriais representa um tratamento discriminatório, desigual, iníquo, pois parece que só os que choram, os que vão a Brasília, é que conseguem algumas migalhas aparentes do governo.
De fato, essa dedução dos recolhimentos laborais do INSS contra um recolhimento do faturamento bruto vai ajudar as empresas que empregam relativamente mais capital humano do que máquinas, mas isso vai ao contrário da modernização tecnológica, pois as empresas vão evitar de se capitalizar, e aumentar sua rentabilidade no upgrade tecnológico, para não ter de pagar mais impostos.
É esse o caminho da modernização competitiva que o Brasil pretende?
Pretende ser um eterno utilizador de mão-de-obra extensiva em todos os setores?
Esse é o resultado, estrutural e de longo prazo, que nos prometem essas medidas bem intencionadas, mas como tudo em economia, sempre tem consequências pelo outro lado.
O governo está dizendo aos empresários: "Não se capitalizem, empreguem mais gente, conservem o seu pessoal, não se modernizem, senão vocês vão pagar mais impostos..."
Belo futuro temos pela frente.

Quanto à outra medida, ela não poderia ser mais inconstitucional, irracional, deletéria, estúpida e, no limite, contrária a qualquer regra do sistema multilateral de comércio.
Afinal de contas, o que um Cofins sobre as importações?
O que é o Cofins?
Literalmente se trata de uma contribuição para o financiamento da seguridade social, ou seja, como os trabalhadores são formados no que se chama (muito mal aliás) sistema nacional de educação -- teoricamente estudos básico e médio público gratuito -- e depois colocados à disposição do setor privado, no processo produtivo, se pede uma contribuição do empresário para a aposentadoria desses mesmos trabalhadores, no pressuposto de que eles tiveram uma boa educação e foram formados pelo Estado, ou seja, a coletividade, para servir a fins privados.
Não importa aqui -- e isso já representa uma irracionalidade -- que os mesmos empresários já recolhem 20% de INSS para as mesmas finalidades, e que a Cofins, portanto, é duplicada e cumulativa, o fato é que se paga duas vezes pela mesma finalidade, mas o fato relevante é que produtos que não passaram pelo processo produtivo nacional, e que NUNCA TIVERAM TRABALHADORES FORMADOS NO BRASIL, não deveriam ser submetidos a uma tributação nacional.
Ou seja, o Brasil está cobrando por um suposto benefício que JAMAIS teve uma contrapartida nacional, a menos que ele pretenda remeter o dinheiro do Cofins para os países de origem do produto, pois seria teoricamente o vínculo estrutural desse tributo.
Começa, portanto, que essa Cofins sobre importações já é uma irracionalidade, uma prepotência brasileira, uma taxa iníqua que jamais deveria ter sido criada e aplicada, não só internamente -- pois corresponde a um imposto duplicado --, mas sobretudo externamente, pois NÃO CORRESPONDE A QUALQUER CONTRAPARTIDA DO ESTADO.
Desde 2003 que a Cofins vem sendo cobrada também nas importações, e eu digo que isso é ilegal, discriminatório, injusto e contrário às obrigações internacionais do Brasil.
Agora pretendem aumentar os 8% de mais 9% de Cofins nas importações. Pois eu acho que os países do Gatt vão reclamar contra o Brasil e pedir eliminação dessa cobrança ilegal, QUE NÃO CORRESPONDE A QUALQUER regra de comércio que o Brasil tenha apresentado e consolidado no Gatt. Aliás, deveria antes passar pelo Mercosul, que é a união aduaneira através da qual -- hoje bem mais ficcional -- o Brasil consolida sua política comercial no sistema multilateral.
O Estado brasileiro é um país que já vive à margem da legalidade no plano interno e agora se prepara também para viver na ilegalidade no plano internacional.
Paulo Roberto de Almeida 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Republica Sindical Brasileira, ou Peronismo de botequim...


Nossa infinda autocracia sindical

Fernando Alves de Oliveira*
Congresso em Foco, 29/03/2012



“É triste o quadro do nosso autocrático e senil regime sindical. Quando e quem se habilitará a reformá-lo”


Em junho de 1948, após a derrubada do Estado Novo do ditador Getúlio Vargas e a redemocratização do País, e já na presidência do general Eurico Gaspar Dutra, o Brasil foi um dos signatários da Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Assinada, mas não ratificada até os dias atuais. Por quê?
Como importantes referências históricas, vale recordar que Dutra liderou o movimento de novembro de 1945 que destituiu o caudilho Vargas do poder. Em setembro de 1946, viria a ser promulgada a quinta Constituição Federativa. Restabelecido o regime democrático, Dutra foi eleito em dezembro do mesmo ano como novo presidente da República. Após cassar o Partido Comunista e romper relações diplomáticas com a União Soviética, Dutra foi o responsável pela criação do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) e de se valer do Decreto-lei 9070/46 para a regulação do direito de greve em atividades essenciais, além de outros importantes feitos para a época, no âmbito interno e externo.
Estava claro que o sindicalismo intervencionista do Estado autoritário, baseado na “Carta Del Lavoro” de Benito Mussolini, não era o modelo ideal para o Brasil da época, que começava a sair da fase eminentemente colonial e engatinhava para os avanços do parque industrial. Ademais, o país sofria as agruras econômicas advindas de um mundo saído da Segunda Guerra Mundial. Os mais perspicazes já enxergavam ali o embrião da globalização.
Então, por qual razão a Convenção 87 da OIT não foi ratificada e sempre postergada?
Ocorre que desde a promulgação da legislação sindical no glorioso primeiro de maio de 1943, concebida com sua irmã gêmea, a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei 5.452, de Vargas), os responsáveis pelo sistema sindical brasileiro insistiram em trilhar pela bitola estreita da unicidade, que veda a existência de mais de uma categoria (laboral ou econômica) em dada base territorial, além, é claro, na plácida sustentação financeira da contribuição sindical obrigatória. Como tal, garantidas a exclusividade da representação e da arrecadação compulsória, trabalhar ou não em prol da categoria laboral ou patronal representada jamais passou de mera opção de escolha.
Ora, partindo da premissa de que a Convenção 87 proclama, dentre outros tantos fundamentos de igual ou ainda maior importância “da necessidade de melhorar as condições de trabalho e a afirmação do princípio da liberdade da associação sindical”, aliadas “à liberdade de expressão e de associação, como valores basilares para o progresso constante”, tornou-se profundamente estranhável (para não dizer vergonhoso) que o Brasil nunca tivesse optado por sua formal validação. Em verdade, nosso Parlamento –onde tal documento jaz há 65 anos- nos dias atuais nem teria mais condições formais de ratificá-lo, ante o preceito constitucional capitulado no artigo 8º da Constituição Federal promulgada em outubro de 1988, que consagrou a representação sindical fincado na unicidade e manutenção da contribuição compulsória. Ter-se-ia de mudar essa prescrição constitucional. O que é impensável.
Claro está que os constituintes liderados pelo finado Ulysses Guimarães foram anfibológicos e incongruentes. Utilizaram-se do enganoso expediente formal de desatrelar o Estado do movimento sindical, mas mantiveram não só a unidade como a contribuição obrigatória (que possibilitaria que o mesmo Estado persistisse participando do rateio do bolo sindical e embolsando 20% do seu total). Conclusão: o Estado segue dando as cartas e jogando de mão na constituição dos sindicatos. Primeiro através de sucessivas Instruções Normativas, como a inicial que criou o “Cadastro Nacional das Entidades de Sindicatos”, afora outras que se sucederam, desaguando na Portaria 186/08 que regula o registro sindical. Em verdade, uma concessão oficial maquiada de antiga “carta sindical”…
Assim sendo, Executivo e Legislativo são tutores do corporativismo representado pelos interesses dos pelegos que infestam o sindicalismo nacional, e que em troca de apoio político-eleitoral, são credores do Estado da dádiva do dinheiro fácil, oriundo da contribuição sindical compulsória sustentadora de sinecuras, balcões de negócios e meio de vida. E para ficar muito bem explicitado: não só de dirigentes de entidades de empregados, como também de patrões.
Aliás, a não ratificação da citada Convenção 87 ou edição de ampla e saneadora reforma sindical derivam, ambas, da velha e surrada ausência de vontade política do Legislativo e do Executivo. Neste tema, o  honroso e tão decantado jargão de um Brasil globalizado e líder absoluto dos emergentes, que tanto orgulha o povo brasileiro, possui pouco ou nenhum valor. Para os donos do Poder, mais vale o atraso sindical de sete décadas. Afinal, se sindicalismo propositivo, de vanguarda, é prioridade nacional, ela é a menos importante do elenco das mais importantes. Então, para que correr o risco de mudar o que rende votos nas urnas, que, afinal de contas é o que vale a governos ávidos de perenidade de poder?
Já provei, em meus livros e em artigos anteriores, que o único governante que rivalizou com o Congresso pela extinção da contribuição sindical foi Fernando Collor de Mello. Baldados seus esforços. Foi derrotado por ele em duas oportunidades. E de goleada!
Dos contemporâneos, Fernando Henrique Cardoso entrou e saiu mudo na questão sindical. Já seu sucessor, vindo do meio, discursou, escreveu e assinou aquilo que seria a redenção institucional, moral e ética do sindicalismo. Ledo engano. Logrou todas as expectativas, manchando sua biografia. Sua preocupação foi com o oposto, beneficiando exclusivamente os sindicalistas, seus ex-colegas. Foi solícito em ampliar a reserva de mercado onde os sindicalistas ganham a vida e sobem degraus da escada política. Prova disso? Quase 50% dos cargos públicos e das estatais estão ocupados pela casta.
Ora, a verdadeira liberdade sindical é a representada no direito de trabalhadores e empregadores se organizarem e se constituírem sem o arbítrio do Estado, tendo como manutenção econômica uma contribuição de cunho espontâneo. Como o estatuído na Convenção 87 da OIT.
E como se prova ao longo de décadas passadas e no presente quanto à total aversão pela pluralidade sindical, também é evidente o desinteresse em abdicar da contribuição impositiva em favor das de caráter voluntário. Destarte, prevalece zero de interesse em ratificar a tal Convenção, bem como levar a cabo uma reforma sindical que tire o Brasil do malsinado atraso, que envergonha os componentes da vanguarda sindical, que lutam com denodo por transformações profiláticas e que devolvam dignidade, ética e transparência ao sistema prevalecente, regido pelo defasado e caduco modelo varguista.
Até um tempo não muito distante, a CUT, braço direito do PT, recomendava de boca cheia aos sindicatos a ela filiados para que devolvessem o dinheiro recolhido da contribuição obrigatória aos contribuintes das entidades. Como no PT o discurso costuma ser o antônimo da prática, deveria ser ela, a CUT, a primeira a dar o bom exemplo, restituindo ao ministério do Trabalho e Emprego os milhões de reais que tanto ela como as demais centrais colegas recebem desde 2008, por nímia generosidade de Lula, proveniente do rateio do bolo sindical. E o que é mais grave: sem qualquer fiscalização do Tribunal de Contas da União…
Aliás, os dirigentes de todas essas centrais também deveriam explicar não só aos trabalhadores a elas filiados, mas à sociedade brasileira, quais são os reais valores institucionais e de representação sindical de suas confederações e federações (que identicamente recebem 5% e 15%, respectivamente, do idêntico bolo sindical). Afinal, quais são, na realidade, as funções institucionais dessas federações e confederações depois do advento das centrais? Como tal, quais as justificativas merecedoras da continuidade da percepção desses obesos aportes?
E em termos de política sindical, o próprio ministério do Trabalho e Emprego virou um mero carimbo. Depois da saída de Carlos Lupi (outro defenestrado com rótulo de quem saiu, como todos os demais, “a pedido”) está sendo dirigido por um burocrata de carreira. Pelo mesmo secretário-executivo, subalterno de Lupi, que, por sua vez, ainda arvora a si o direito de participar do processo de escolha de seu sucessor, cujos critérios, naturalmente, estão longe de ser os qualificativos de mérito e competência e sim os dos conhecidos critérios de divisão do latifúndio político, tão a gosto do partido que, no passado, era histriônica e visceralmente contrário a isso tudo que hoje, no Poder, pratica com tanta desenvoltura…
Por fim, a indagação é extremamente recorrente: de qual setor de atividade são originários muitos dos partícipes do governo, instalado há 10 anos e umbilicalmente metidos no mais escabroso período da vida republicana deste país em matéria de corrupção e de seguidos escândalos?
É este o quadro  do nosso autocrático e senil regime sindical. Quando e quem se habilitará a reformá-lo?
* Consultor sindical patronal, autônomo e independente, autor dos livros O sindicalismo brasileiro clama por socorro, e S.O.S.SINDICALpt, editados pela LTr e de palestra direcionada, além de dezenas de  artigos sob o tema sindical. Acervo em http://falvesoiveira.zip.net/ e em http://falvesoliveira.blogspot (“Por um sindicalismo patronal melhor”). Contatos: falvesoli40@terra.com.br  Facebook: http://facebook.com/fernando.alvesdeoliveira3

Livros de chumbo, palavras caras...: Argentina coloca barreiras a inteligencia

A Argentina já tem resultados deploráveis em várias áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, inclusive em educação.
Com as medidas cogitadas, ela vai ficar um pouco pior.
Paulo Roberto de Almeida 

Cristina Kirchner limita a importação de livros

SYLVIA COLOMBO, DE BUENOS AIRES

Folha de S. Paulo, 29/03/2012 

Nova lei determina inspeção da quantidade de chumbo na tinta de impressão

Medida argentina impede a entrega em casa de compras feitas em sites estrangeiros, como o Amazon

Nos anos 40, seguidores de Juan Domingo Perón (1895-1974) repetiam a frase: "alpargatas, sim, livros, não", resumindo que o regime preferia ouvir os trabalhadores (que usavam esse calçado) e não os intelectuais e estudantes, que começavam a criticá-lo.
A frase está sendo lembrada agora por conta de uma nova lei protecionista do governo peronista de Cristina Kirchner, que impõe mais travas à importação de livros.
Em outubro, a Secretaria de Comércio Interior, comandada pelo kirchnerista Guillermo Moreno, determinou que importadores deveriam realizar exportações no mesmo valor das compras.
Em fevereiro, os livros foram incluídos no novo sistema de pedidos de autorização antecipada do mesmo órgão, o que começou a causar demoras na liberação.
Agora, o governo determina que toda obra que chega deve passar por inspeção para avaliar a quantidade de chumbo na tinta usada na impressão. A justificativa é que se trata de medida sanitária.
Fica estabelecido que, no caso de compra pela Amazon ou algum outro site estrangeiro, será necessário ir pessoalmente ao aeroporto, pagar a taxa e esperar a liberação. Não será mais possível receber os livros em casa.
A recepção da medida foi negativa. Várias editoras, como a Oxford e a Santillana, reclamaram. Livreiros e clientes já acusam a falta de livros técnicos, didáticos e infantis nas prateleiras.
INTELECTUAIS
Os intelectuais do grupo Plataforma 2012, do qual fazem parte Beatriz Sarlo, soltou nota de repúdio. Dizem que a medida "afeta o desenvolvimento da ciência e da cultura argentinas. Não só atentam contra o livre direito à informação como significam um triste e perigoso avanço sobre a liberdade das crenças, opiniões e pensamento".
Nas redes sociais, o assunto foi "trending topic" por dois dias, com o "hashtag": "#liberenloslibros".
As pequenas editoras também reclamaram. "Se essa medida fosse acompanhada de outras para apoiar a produção local, como subsídios para traduções e para impressão em gráficas locais, entenderíamos. Mas é apenas uma proibição", disse à Folha Damián Tabarovsky, editor da Mar Dulce, de poesia.
Ele acrescenta que, ao contrário de estimular, a medida pode inibir seus pares. "O custo da impressão está aumentando porque as gráficas estão lotadas para atender as grandes editoras. Nós vamos pagar o preço", conclui.
A indústria de livros na Argentina corresponde a 1% do PIB. As importações em 2011 somaram US$ 131 milhões, e as exportações, US$ 49 milhões. Entre os países que mais exportam para a Argentina estão Colômbia, China, Uruguai e Espanha.