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Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

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sexta-feira, 5 de maio de 2017

Stefan Zweig - Adeus Europa: um filme de Maria Schrader

Pretendo assistir, nesta sexta-feira, com Carmen Lícia Palazzo, a este filme:

Stefan Zweig - Adeus Europa
Trailer legendado neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=UF-yz9MC4rg

Direção: 
Gênero Drama
Nacionalidades Áustria, Alemanha, França

SINOPSE:

Em 1936 o escritor austríaco, de origem judaica, Stefan Zweig (Josef Hader) foge do nazismo na Europa e vai para a América do Sul. Passando pelo Rio de Janeiro, Bahia, Buenos Aires, Nova York e Petrópolis, e apaixonado pelo Brasil, Stefan começa a escrever um livro sobre a nova terra. Ele se instala em Petrópolis, a cidade imperial, para escrever. Mas, ao mesmo tempo, ele fica atormentado com o crescimento da intolerância, barbárie e autoritarismo na Europa.
 

Stefan Zweig - Adeus, Europa

Título original:
Stefan Zweig: Farewell to Europe
De:
Maria Schrader
Com:
Tómas Lemarquis, Barbara Sukowa, Josef Hader
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
ALE/FRA/Áustria, 2016, Cores, 106 min.
Nascido em Viena (Áustria), a 28 de Novembro de 1881, numa abastada família judaica, Stefan Zweig era, nos anos 1920 e 30, um dos mais populares autores europeus. Escreveu sobre a vida e obra de muitos escritores – Dickens, Tolstói, Dostoiévski, Hölderlin, Nietzsche, Balzac, Stendhal, entre outros –, mas também se interessou por figuras históricas como Maria Stuart, rainha da Escócia, ou o navegador português Fernão de Magalhães. Quando, em 1933, Hitler chega ao poder na Alemanha, a influência dos nazis rapidamente se faz sentir na Áustria. Em Fevereiro de 1934, a polícia faz buscas em casa de Zweig. A circunstância persuade o escritor a partir para Londres com Lotte Altmann, a mulher. Quando rebenta a II Grande Guerra e os nazis invadem França, o casal deixa definitivamente a Europa e parte para os EUA. Em 1941, mudam novamente de país, desta vez para o Brasil, instalando-se em Petrópolis, Rio de Janeiro. A 23 de Fevereiro de 1942, deprimido com o crescimento da intolerância e do autoritarismo na Europa e sem qualquer esperança no futuro da Humanidade, Stefan Zweig despede-se com estas palavras: "Envio saudações a todos os meus amigos: que eles possam viver para ver a aurora após esta longa noite. Eu, que sou demasiado impaciente, vou à frente". Zweig e Lotte foram encontrados mortos na tarde do dia seguinte, deitados lado a lado. Tinham ingerido uma dose fatal de barbitúricos. A notícia do suicídio de ambos chocou o mundo.
Parcialmente rodado em Portugal, um "biopic" realizado por Maria Schrader ("Liebesleben"), segundo um argumento seu e de Jan Schomburg. Josef Hader, Aenne Schwarz, Tómas Lemarquis e Barbara Sukowa dão vida aos personagens.

Brazil: the Next OECD Member? - Deborah Farias (Rising Powers Project)


Brazil: the Next OECD Member?


Rising Powers Project 

 


http://risingpowersproject.com/brazil-next-oecd-member/

According to recent reports, there are serious ongoing talks of Brazil requesting full membership to the OECD in the next couple of weeks. If this process does indeed go through, the country would be the largest emerging economy in the Organization, and the third in Latin America, following Mexico and Chile. This would also make Brazil the first of the OECD’s “Key Partners” – the others being China, India, South Africa, and Indonesia – to take the leap from the “Enhanced Engagement” programme to a full membership status.
It is tempting to frame this (potential) change as directly linked to President Michel Temer’s reformist agenda and foreign policy detachment from former leftist Presidents Luis Inácio ‘Lula’ da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2016) South-South oriented discourses. While there is certainly a relationship between these governments and Brazil’s links to the OECD, there is a bit more complexity and nuance to be taken into consideration.
In 1991, an exploratory mission expressed the country’s interest in fostering pathways for collaboration with the Organization. In the mid-90s, the country became an official observing member, and while the possibility of an eventual membership was contemplated by some in the Brazilian government, the idea did not gain traction. Still, since 1999, Brazil became regularly invited to every OECD Ministerial-level meeting.
By 2007, during President Lula’s tenure, the dynamic between Brazil and the OECD was much different than the idea of a “developing” country craving legitimacy in the international system by joining the “Clube dos Ricos” – the “Rich [countries] Club” – as many in Brazil still refer the Organization. This time, it was the OECD who was seeking to maintain its own global relevance by inviting large emerging countries – called “Key Partners – to strengthen their links with the Organization and facilitate their eventual membership. As stated in the OECD’s Annual Report 2008, the decision reflected “a recognition that the economic and political map of the planet has changed, and that progress on major challenges will only be achieved by intensifying co-operation among the world’s major economic players.”1
In 2007, there was again some speculation whether Brazil would move forward to a full membership, but the government did not appear to be interested in this direction at that moment. One of the public concerns expressed by then Foreign Relations Minister Celso Amorim was if Brazil would have to pull out of the G77 – a move Mexico had done when it became an OECD member in 1994. While there is some truth to the idea that joining the OECD could hurt Brazil’s image as a Southern “leader”, it appears that concrete policy considerations were more on the minds of decision-makers: a full membership would require legislative changes over Brazil’s sharing of banking information and transfer pricing regimes.
As the years progressed, there was a growing density in the relationship between the Brazilian bureaucracy and its counterparts in a series of OECD commissions. This culminated in yet another milestone, when in 2015 (under President Rousseff), a new cooperation agreement was signed. The OECD-Brazil Programme of Work established a series of projects and studies aimed at structuring even more bilateral links. In the words of then Foreign Relations Minister, Mauro Vieira, “the Brazil-OECD Programme of Work will enable the implementation of different initiatives in 2016-2017, in consonance with our own development strategy geared to improved outcomes in terms of economic growth, social inclusion and sustainability.”2
Therefore, prior to Michel Temer becoming president last August, following 13 years of left-leaning presidencies, Brazil was already an Adherent to close to 30 OECD legal instruments3, and had an associate (full rights) status to nine programmes and committees, as well as a long list of participant status in various other OECD bodies and activities. Current Finance Minister Henrique Meirelles, who a couple of weeks ago explicitly declared his favourable position over Brazil’s full OECD membership, was President of the country’s Central Bank during President Lula’s entire eight-year tenure. So, while President Temer and his team can be actively pushing forward on a speedy full membership of Brazil to the OECD, the move should not be hastily characterized as a complete rupture in the country’s relationship with the organization vis-à-vis the two previous presidencies. While the push for full membership would be a new policy indeed, such action needs to be contextualized: it would be a new chapter within an ongoing process of approximation with the OECD, which had important steps undertaken during President Lula and Rousseff’s tenures.
Finally, even if symbolically ‘odd’, Brazilian foreign policy could still cling to a ‘South’ or ‘developing’ discourse. There would be no reason to assume it would leave the G77. After all, Chile, which joined the Organization in 2010, has remained a member of the ‘Southern’ organization. It would also not automatically force a change to Brazil’s South-South Cooperation approach to development assistance nor its standing as a being a recipient of assistance: not all OECD members are members of its Development Assistance Committee (DAC), and countries who are DAC member can still be recipients of Official Development Assistance (ODA). And even in the WTO, Brazil could still remain as under the “developing country” status, since this positioning is based on self-identification, and other OECD members like Mexico and Chile have remained under this status.
In the next weeks, it will become clearer if the current administration will indeed push forward on the full membership move, and what would be the domestic and international reactions. It is unclear if such membership would have any impact on Brazil’s standing with other BRICS countries, the G20, or other global governance arrangements. Such move would also pose interesting questions on whether other “Key Partner” countries would also consider following suit, and if so, how it would deeply challenge the idea of OECD countries being a proxy for ‘developed countries’. Interesting times…

Notes

1 OECD Annual Report 2008, page 74. https://www.oecd.org/newsroom/40556222.pdf
2 OECD’s Active with Brazil brochure http://www.oecd.org/brazil/Brazil%20brochureWEB.pdf

O Homem que Pensou o Brasil: agradecimentos aos que foram ao lançamento dia 17 de abril

Sem poder fazê-lo pessoalmente, gostaria de agradecer por esta via a todos os velhos e novos amigos, aos curiosos intelectuais, interessados no personagem, tutti quanti compareceram à Livraria Argumento na noite do dia 17 de abril, no exato centenário do nascimento de Roberto Campos, para receber (aliás contra pagamento, mas neste caso vale a máxima de Milton Friedman) o livro O Homem que Pensou o Brasil (convite reproduzido abaixo).

Transcrevo, in fine, os nomes, tal como registrados nas papeletas de compra, de cada um que acolhi pessoalmente na mesa do lançamento, e desde já me desculpo por alguma omissão ou deslize de notação, involuntários, assim como me desculpo pelas palavras rápidas, necessariamente repetivas, nas várias dezenas de dedicaces que tive de fazer naquela noite. Ainda tive de fazer várias outras (embora não registradas), no dia seguinte, no seminário do Palácio do Itamaraty, um evento descontraído (ok, um ou outro entrevero conceitual), que serviu sobretudo de ambiente para um divertissement intelectual, com a presença de tão distinguidos palestrantes e participantes na ocasião. Desculpo-me por qualquer defeito na organização dos trabalhos, apenas a mim atribuível, mas agradeço, uma vez mais o carinho do reconhecimento e a gentileza do comparecimento, a um ou outro evento, ambos podendo ser considerados um sucesso total, pelo personagem, pela presença de muitos amigos, pelos que trabalharam na montagem do seminário.

AUTORES: don't panikiert! Eu tenho livros para encaminhar a cada um de vocês, mas estava esperando a redação de uma carta bem cuidada, explicando todo o processo de elaboração, confecção editorial, revisão e as escolhas que tive de fazer ao longo de um processo trabalhoso (mas plenamente satisfatório no plano intelectual) e, sobretudo, expedito, dada a pressa para a impressão a tempo do centenário. Vai chegar, prometo, antes do Papai Noel...
Muito grato pela compreensão, e pelo dispêndio adicional de um exemplar antecipado.
O abraço a todos, do
Paulo Roberto de Almeida

PS.: A lista dos "ratos de livraria", mesmo num dia chuvoso, como foi o 17 de abril: 


Arminio Fraga
Nelson Paes Leme
Guilherme Parreiras Aorta
Gustavo Farias
Pedro Correa do Lago
Renato Fragelli
Lauro Cotta
Ernane Galveas (representado)
Vinicius Figueiredo
João Dionísio Amoedo
Adriano Pires
Roberto Abdenur
Marcílio Marques Moreira
Hugo Pacheco
Rodrigo Maia
Bernardo Bruno Marque, Samuel, Helena, Nicolas
Claudia Campos
Araken Hipolito da Costa
Thomas and Cintia
Sandra Rios
Carlos Arthur Ortenblad Jr.
Mac Margolis
Guilherme Fiuza
Mônica e Theo
Paulo Herivan
Victor Hugo Ribeiro dos Santos
Ricardo Cançado
Adriana de Queiroz
Israel Beloch
Embaixador Eduardo dos Santos
Virginia e Pedro
Milton Cabral
Rubem de Freitas Novaes
Regina
Daniel Sá-Earp
Gustavo Franco
Valderez Fraga
Ricardo Velez Rodriguez
Roberto Macedo
Paulo Rabello de Castro
Luís Chaves
Ricardo Pereira
Rodrigo Sias
Haroldo Bezerra
Ilan Cuperstein
Alexandre Moreli
Roberto Castello Blanco
Francisco Villela
Tulio Arvelo Duran
Bernardo Cabral
Stelio Amarante
Marcos Travassos
Ricardo Cabral
Luis Alberto Machado

Até a próxima...
Paulo Roberto de Almeida

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Peron, o primeiro e unico, o demagogo, e suas contrafacoes - Cesar Maia

Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, usa as informações disponíveis, e uma recente entrevista a um jornal brasileiro do filho de Tomas Eloy Martinez, que fez um documentário a partir da entrevista gravada que seu pai fez com Perón, exilado em Madrid, antes de retornar à Argentina, para tecer algumas considerações e selecionar alguns trechos dos dizeres de Perón naquela gravação.
Perón foi o homem, o demagogo político, o populista econômico, o líder carismático, essencialmente fascista, que afundou a Argentina, que construiu uma "decadência programada", se ouso dizer, e os argentinos continuam até hoje reféns de um cadáver insepulto, o de Perón e o de sua esposa mítica e mistificada.
Perón foi o líder destruidor que construiu uma única coisa: a República Sindical, mas o fez com uma doutrina justificadora, embora mentirosa: o Justicialismo, que aliás rima com fascismo. A República Sindical destruiu a Argentina, como ela está destruindo o Brasil, com seu patrimonialismo de tipo gangsterista, com seu corporativismo prebendalista, fisiológico, nepotista, rentista, expropriatório, concentrador, até mafioso.
A grande diferença entre a "nossa" República Sindical -- tentada em 1963-64, e desmantelada pelos militares, mas renascida com as hostes lulopetistas e cutistas de 2003 em diante -- e a dos hermanos é que a essa "nossa" não tem nenhuma doutrina, nenhuma conceituação política, mas pura demagogia e puro oportunismo, quando não roubalheira desenfreada. Trata-se de um peronismo de botequim, uma contrafação do original, um rentismo sem qualquer sentido nacional, atividades quadrilheiras no mais alto grau.
Vejamos aqui uma das avaliações finais de Cesar Maia sobre o resultado do peronismo:
"Erro maior dos peronistas: a Volta de Perón em 1973 não foi para construir um futuro, mas para repetir o passado, dos anos de glória entre 1946 e 1955."
No nosso caso, a contrafação também tentou repetir a era Geisel, aquela que, em meio aos grandes projetos de desenvolvimento econômico, acabou por ser um processo amplamente fracassado, aumentando a inflação e a dívida externa, sendo diretamente responsável pelas década e meia perdida, em sua sequência. O lulopetismo, geiseliano em intenção, mas corrupto por vocação e fundamentalmente inepto, levou o Brasil à Grande Destruição que atravessamos atualmente, à margem de (e sem qualquer conexão com) qualquer conjuntura externa de crise ou recessão.
Transcrevo abaixo a coluna de Cesar Maia desta quinta-feira, 4 de maio de 2017.
Paulo Roberto de Almeida 

PERÓN, NA ÉPOCA, COM 75 ANOS! ENTREVISTA: ENSINAMENTOS QUE SERVEM AOS NOSSOS POLÍTICOS DE HOJE!

1. O consagrado escritor argentino Tomás Eloy Martínez, em 1970, com 36 anos, conseguiu que Perón -75 anos e já com 15 anos de exílio- concedesse em sua casa em Madrid (Puerta de Hierro) uma entrevista gravada. Foram 4 dias de gravações. Em base a essa entrevista, Eloy Martinez escreveu dezenas e dezenas de artigos e dois livros de grande sucesso: Santa Evita e A Novela de Perón.

2. Essas fitas, mantidas em caixas, ficaram guardadas até agora. Nos últimos meses foram transformadas em filme e documentário. Dias atrás, antecipando o lançamento, foram divulgadas 5 partes deste documentário, que vão desde a sua infância até sua morte. As respostas de Perón a Eloy Martinez são comentadas por politólogos, historiadores, políticos sêniores e até publicitários.

3. Deveriam ser vistas e revistas por nossos políticos de hoje, pois contêm experiências acumuladas até a sua maturidade. Seguem trechos que este Ex-Blog selecionou.

4. “O líder, primeiro, se faz ver, para que o conheçam. Depois se faz obedecer espontânea e naturalmente para passar a ser percebido como infalível. O que conduz deve ser percebido como infalível. Isso tudo é uma arte.

5. Não sou um político: sou um condutor. Carisma é o produto de um processo técnico de condução.

6. Condução é unificar as ideias dispersas em direção a um objetivo que conhece o condutor.

7. Ao se chegar ao poder se tem 2 objetivos: fazer a felicidade do Povo e a grandeza da Nação. Se se excede em um, se sacrifica o outro. Deve-se conseguir um equilíbrio entre os dois.

8. A política deve ser pendular entre o sindicalismo que está sempre a direita e a esquerda que está na política.

9. A Condução política é sui generis. As pessoas estão acostumadas à gestão da ordem (que de fato é uma gestão militar). Mas em política jamais existe ordem. Há que se preparar e se acostumar a gerir a desordem.

10. A política não pode ser um corpo rígido. Tem que ser flexível.

11. Fui criado com os animais; adoro os animais. Na política há 10% de idealistas e 90% de opiniões dispersas. Estes 10% são como os cães (tenho 4) e 90% como os gatos. Os cães são fiéis e acompanham silenciosamente. Os gatos são dispersos. Saem para caçar à noite. Quando são contrariados preferem ficar num canto e até se ocultar. Mas quando se veem cercados, reagem atacando. São felinos. 

12. Estar longe dos fatos é melhor que se estar perto. De longe se vê a totalidade.

13. Comentários finais. Perón sempre teve o controle do movimento peronista. Só perdeu o controle quando voltou do exílio ao governo em 1973. / Erro maior dos peronistas: a Volta de Perón em 1973 não foi para construir um futuro, mas para repetir o passado, dos anos de glória entre 1946 e 1955.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Consul de Israel no Rio escreve sobre a independência do país - Osias Wurman

O brilho de Israel
 “Um abismo separa a qualidade de vida e a contribuição para o bem da Humanidade, produzidas pelos israelenses, quando comparadas com todos os países limítrofes”

POR OSIAS WURMAN
 O Globo, 3/05/2017

Este mês comemoramos a Independência do Estado de Israel. Passaram-se 69 anos, desde a concretização de um sonho milenar judaico, da criação do moderno Estado judeu.
O pai do sionismo político, Theodor Herzl, jornalista austríaco que, em 1897, presidiu o primeiro Congresso Sionista Mundial, em Basileia, Suíça, fez uma declaração aos participantes que ficou, até hoje, como uma mensagem de fé sobre a volta dos judeus a Sion: “Se quiserem, não será uma lenda”.
Jamais poderemos esquecer o papel fundamental do Brasil na Assembleia Geral da ONU, presidida pelo embaixador Oswaldo Aranha, quando foi aprovada a “Partilha da Palestina”.
A criação de Israel chegou atrasada pelo menos uma década. Tivesse existido um Estado judeu nos anos 30, e o Holocausto não teria acontecido. Dois terços dos judeus europeus não teriam sido assassinados, num total de seis milhões de pessoas inocentes, sendo 1,5 milhão de crianças.
Mas teriam sido os palestinos, que habitavam muitas das terras destinadas pela ONU ao Estado judeu, obrigados a sair de suas propriedades para dar lugar aos que chegavam? Certamente que não, e foram cerca de 650 mil os que se retiraram, atendendo ao chamamento dos governantes árabes para que viessem engrossar as forças que iriam invadir o novo Estado e “afogar os judeus no Mediterrâneo”.
Também não foram responsáveis pelos acontecimentos os 850 mil judeus que viviam, há séculos, nos países árabes da região, e que foram expulsos com apenas a roupa do corpo (violência promovida como retaliação após a criação do Estado de Israel).
Passadas quase sete décadas de existência, e o povo de Israel ainda não alcançou o seu mais desejado triunfo: viver em paz com seus primos e vizinhos.
O Estado judeu é hoje um país moderno, democrático e inovador. Um verdadeiro abismo separa a qualidade de vida e a contribuição para o bem da Humanidade, produzidas pelos israelenses, quando comparadas com todos os países limítrofes.
Das inovações tecnológicas às conquistas científicas, que vão desde o invento do pendrive até a dessalinização da água do mar para consumo doméstico, Israel tem se firmado como potencial produtor de qualidade de vida e avanços científicos em termos internacionais.
Nos últimos nove anos, fato que a mídia não divulgou, a ONG israelense Innovation Africa (www.innoafrica.org) transferiu tecnologia para uso da energia solar, construção de escolas e centros médicos, além de instalar equipamento para o bombeamento de água. Cem cidades, em sete países africanos, têm instalada a energia solar israelense e um milhão de pessoas têm acesso à água potável, graças aos técnicos de Israel.
Vale lembrar que 12 israelenses receberam o Prêmio Nobel nos mais diversos campos da ciência e cultura.
Mas Israel pagou um alto preço em vidas humanas, nestes 69 anos, na defesa de sua existência. Foram cerca de 23.500 mortos em guerras ou atentados terroristas.
Hoje, a resposta às Cruzadas, à Inquisição, aos pogroms, ao Holocausto e a tantos massacres a que o povo judeu resistiu, em mais de 3.800 anos de existência, é o brilho de um Estado judeu, que tem 20% de sua população constituídos de cidadãos árabes-israelenses que estudam em universidades públicas, têm direito ao voto, trabalham em hospitais públicos, têm 13 deputados árabes no Parlamento (Knesset), e é um farol de democracia no Oriente Médio, rotulando-se como a “nação da inovação”.

Osias Wurman é cônsul honorário de Israel no Rio

Nicolau Maquiavel, ou Niccolò Machiavelli, nascido em 3 de maio de 1469,


Nesta Data

Nasce Nicolau Maquiavel

 Considerado o "gênio do mal da política", Maquiavel, na verdade foi um patriota, que apenas queria libertar a sua Itália dos invasores estrangeiros e dos príncipes oligarcas, como tentei explicar em meu livro "O moderno Príncipe: Maquiavel revisitado".

Paulo Roberto de Almeida

 

No dia 3 de maio de 1469, nasce Nicolau Maquiavel, pensador político italiano autor de 'O Príncipe'

Nasce Nicolau Maquiavel
Maquiavel começou sua carreira política no governo da república de Florença (Foto: Reprodução/Internet)
O termo ‘maquiavélico’ é ligado a pessoas inescrupulosas que fazem de tudo para 
alcançar seus objetivos. A palavra é referência ao nome de Nicolau Maquiavel, 
um político e estudioso italiano que nasceu no dia 3 de maio de 1469.
A mais famosa obra de Maquiavel foi “O Príncipe” e foi por ela que nasceu 
o adjetivo. Em seu texto, Maquiavel inovou no estudo político ao tratar a 
ética como um item separado, abandonando a antiga concepção de política.
Nascido em Florença em uma família decadente e antiga da Itália, Maquiavel 
recebeu educação clássica. Seu primeiro trabalho com política foi no governo 
da República de Florença. Fez visitas diplomáticas à França e à Alemanha.
Foi exilado de seu país em 1513, quando a família Médici retornou ao poder. 
Nos oito anos que se seguiram, praticamente concluiu a sua mais famosa obra, 
publicada apenas 19 anos depois.
Voltou a Florença em 1520, quando conseguiu resolver suas diferenças com 
Lourenço de Médici, tornando-se historiador oficial da cidade-estado. 
Desenvolveu outras obras literárias e teatrais que não se relacionavam com 
seu pensamento político. Maquiavel morreu no dia 21 de junho de 1527.

Rebeliao Taiping: a mais terrivel guerra civil da historia - Stephen R. Platt

Today's selection -- from Autumn in the Heavenly Kingdom by Stephen R. Platt. Taking place at the same time as the American Civil War, the Sepoy Mutiny in India, and the Italian Risorgimento, the Chinese civil war known as the Taiping Rebellion was the bloodiest and most horrifying war of that era. It stemmed, ultimately, from the desperate poverty of millions of Chinese under the rule of the Qing dynasty Manchus, and dwarfed those other conflicts with over twenty million deaths:

"The war that engulfed China from 1851 to 1864 was not only the most destructive war of the nineteenth century, but likely the bloodiest civil war of all time. Known in English as the Taiping Rebellion, it pitted the Chinese rebels of the Taiping Heavenly Kingdom against the waning authority of the two-hundred-year-old Qing dynasty of the Manchus, and in its brutal fourteen-year course at least twenty million people lost their lives to war­fare and its attendant horrors of famine and pestilence. In terms of the U.S. Civil War, with which it coincided in its final years, the death toll of the Chinese civil war was at least thirty times as high. ...


Battle of Anqing (1861)
"These characters [in this war] range from a Taiping prime minister who spoke En­glish, preached Christianity, and dreamed of a China with free trade and railroads and newspapers; to the American mercenaries lured to Shanghai by the rewards of fighting in the Chinese war; to the Western diplomats and missionaries whose attempts to make sense of the strange foreign world around them wound up shaping that world in permanent ways. On the dynasty's side, the [main] character is Zeng Guofan, the general who rose from a poor farm­ing background to command a personal army every bit as vast, loyal, and ruthless as the army commanded by his counterpart, Ulysses S. Grant, in the United States, and whose power by the end of the war made even Grant look like a lieutenant in comparison. He is one of the most popular historical figures in China today, with dozens of books on his life and let­ters readily available. ...


Zeng Guofan
 
"[As just one example of the horrors, in] 
1860, ["the Loyal King"] Li Xiucheng arriving at Hangzhou without warning on March 11. The attack [on Hangzhou] would have been a complete surprise if Li's goal had been simply to invade the city, but he intended instead to terrorize it. ... Hell unleashed itself in the besieged city as its untrained militia defend­ers broke ranks and desperately looted the homes of their neighbors before running from the Loyal King's onslaught. The leaders of the civil gov­ernment abandoned their offices, some leading their bodyguard detach­ments in ransacking the city's richest homes before making their escape as well, leaving no command in place whatsoever. As Li Xiucheng's small force fought its way through the breach in the city wall, local citizens did battle in the streets with the looters who were supposed to be defending them, compounding the war dead with the lynched, the mangled, and the burned. Fires raged. The city's women, following generations of moral instruction on how to behave in times of chaos, began putting themselves to death -- tens of thousands of them by the end. Like other Confucian governments before it, the Qing dynasty had celebrated female suicide as the pinnacle of virtue, and it ramped up its honors for women's suicide in the course of the civil war, Female suicide became a kind of perverse defensive measure against the rebels. Fearing rape and murder when the Taiping entered the city, the women of Hangzhou acted as they had been taught: they hanged themselves, poisoned themselves, stabbed themselves with knives, and threw themselves into wells to drown. ...


"[In another example, British missionaries were dispatched from Shanghai to seek an audience with the Taiping leaders in Nanjing]. These missionaries had long welcomed the destruction of the civil war, because they saw God's hand at work in the Taiping armies. 'Prophecy has said, "I will shake the nations,"' wrote [missionary Joseph] Edkins a few months before his trip to Suzhou, 'and in China there has commenced an era of change, when multitudes are suffering present calamities for the ultimate good of the whole nation?' But it was one thing to reflect on such calamities from the relative safety of Shanghai, another to enter their midst. As the boat edged deeper into the war zone, the heady optimism of the missionaries ran up against countercurrents of horror. It was their fourth night, finally approaching the conquered city of Suzhou, that they would have forgot­ten if they could. For that was the night that their little boat slowed in its progress, the putrid smell of rot grew and thickened, and finally they came to a stop. Peering out into the twilight by the soft glow of their lanterns, all they could make out on the still surface of the dark water, for hundreds of yards in front of them, were the bodies of the dead -- cold, nameless, and uncountable -- that jammed the canal like so many logs. But there was no turning back. The missionaries pushed their boat forward into the grim mass, oars thudding dully in the blackness, until exhaustion finally over­came them and they had to sleep, there, in the unforgiving embrace of the multitudes."

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Autumn in the Heavenly Kingdom: China, the West, and the Epic Story of the Taiping Civil War
Publisher: Vintage
Copyright 2012 by Stephen R. Platt
Pages: xxiii-xxv, 66-67, 79-80

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f you wish to read further: Buy Now