sábado, 12 de abril de 2025

Maduro segue Lula e vai a Moscou para celebração com Putin - O Antagonista

 Já temos o nome de um dos colegas de Lula, Maduro, nas "celebrações" dos 80 anos do final da "Grande Guerra Patriótica" da URSS contra a Alemanha nazista, em 8 de maio de 1945, um evento que "esquece" que foi a própria União Soviética que permitiu o início da guerra de agressão de Hitler contra a Polônia, um dos resultados do pacto Ribbentrop-Molotov de 26 de agosto de 1939, que permitiu a Hitler começar a decepar o país, que também foi atacado a leste pelos soviéticos, sendo que a URSS não teria sobrevivido à Wehrmacht sem a ajuda anglo-americana, quando Hitler decidiu invadir o país comunista.

80 anos depois da derrota nazista, é o Hitler do século XXI, Putin, que faz uma nova guerra de agressão na Europa, desta vez contra a Ucrânia, por onde começou, justamente, a guerra de agressão do Hitler do século XX contra a URSS, em junho de 1941. Lula vai estear em péssima companhia, e NÃO DEVERIA ACEITAR o convite, que envergonha o Brasil.
Paulo Roberto de Almeida

=========

Maduro segue Lula e vai a Moscou para celebração com Putin
Ditador da Venezuela viaja para Rússia em maio para participar das celebrações pelo Dia da Vitória sobre a Alemanha nazista
O Antagonista, 12/04/2025
https://oantagonista.com.br/mundo/maduro-segue-lula-e-vai-a-moscou-para-celebracao-com-putin/?utm_campaign=mkt_-_resumo_da_manha_1204&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, vai visitar Moscou em maio para participar das celebrações pelo Dia da Vitória sobre a Alemanha nazista, comemorado tradicionalmente no dia 9.
A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 11, pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
“O encontro de hoje é uma boa oportunidade para trocar impressões antes da visita do presidente Maduro, que estará conosco em 9 de maio”, afirmou Lavrov durante reunião com o chanceler venezuelano, Yván Gil, durante o Fórum Diplomático de Antália, na Turquia.
O regime venezuelano já havia informado que Maduro planeja visitar a Rússia “em breve” para assinar um acordo bilateral com Vladimir Putin.
No mês passado, Putin convidou formalmente Maduro a visitar Moscou “quando lhe for conveniente”, para firmar um tratado de parceria estratégica entre os dois países e participar da cerimônia pelos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial.
Putin foi um dos primeiros líderes a parabenizar Maduro por sua controversa reeleição nas eleições de 28 de julho de 2024 — resultado rejeitado por países ocidentais, que pediram mais transparência ao sistema eleitoral venezuelano.
Em outubro do ano passado, Maduro já havia visitado a Rússia para participar da cúpula do BRICS, realizada em Kazan. Na ocasião, a Venezuela tentou aderir ao grupo, mas teve o pedido barrado pelo Brasil, que se opôs à entrada do país como membro associado.
Lula e Putin vão matar a saudade
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Secom, confirmou que “está prevista a ida do presidente” Lula para Moscou em 8 de maio, para a comemoração do 80º aniversário do Dia da Vitória.
Será a primeira vez que um presidente brasileiro se encontrará pessoalmente com o ditador russo Vladimir Putin desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
Desde o início da guerra, o brasileiro tem dado seguidas declarações favoráveis a Putin e criticando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Quando ainda era candidato, Lula disse em entrevista para a revista Time que Zelensky “quis a guerra“. Um aperto de mão entre os dois chefes de governo quase ocorreu no ano passado, em uma reunião dos Brics em Kazan, mas Lula cancelou a viagem pouco antes por questões de saúde.
Lula assumiu a Presidência do Brasil em janeiro de 2023, quando a guerra já tinha se iniciado.
Após o início da guerra, os governantes das principais democracias do mundo congelaram as relações com Putin e apoiaram as sanções econômicas contra o país.
Putin também foi alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional, o TPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.