O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Populismo vergonhoso com o nosso dinheiro...

Recebi o que segue pela internet, e não posso atestar sobre a fiabilidade do que vai escrito. Mas é muito plausível, e até possível, que seja exatamente isso o que está ocorrendo, por isso o transcrevo aqui. Desmentidos são bem vindos, mas acredito que a discussão desse tipo de questão contribua para a elevação da consciência cidadã...
Paulo Roberto de Almeida

SER ou NÃO SER ÍNTEGRO, EIS A QUESTÃO!!

O gol que o Tostão acabou de marcar foi o maior da sua carreira. Parabéns!!!
O Presidente Lula define prêmio para jogadores que venceram a Copa do Mundo; valor pode chegar a 465 mil reais. O presidente Lula e a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil negociam aposentadoria e indenização para os atletas da seleção que ganharam Copas do Mundo.
O benefício valerá inicialmente aos ex-jogadores de 1958 e se estenderá, posteriormente, a quem atuou nos Mundiais de 1962, 1970, 1994 e 2002. Reunião na Casa Civil discutiu as cifras a serem pagas aos campeões. Inicialmente, o valor negociado para cada um gira em torno de mil salários mínimos, no caso da indenização (465 mil reais), e de dez salários mínimos (4.650 reais), o teto da Previdência, para a aposentadoria. A expectativa é que o anúncio da nova medida seja feito pelo governo na próxima semana.
O texto abaixo foi escrito por TOSTÃO, ex-jogador de futebol, comentarista esportivo, escritor e médico, e foipublicado em vários jornais do Brasil:

Tostão escreveu:-
Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.
Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.
O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época..
O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.
É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.
A vida é curta, e a dos atletas, mais ainda.
Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo. Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.
Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.
Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.
Não foi o único erro que cometi na vida. Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação.
Tostão

4 comentários:

Rafaelle Benevides disse...

Admiro o posicionamento de qualquer cidadão que, como ele que diz-se "apenas um cidadão que tenta ser justo e correto", negue-se a receber este tipo de "bonificação". Apesar de proprcionarem grande orgulho à nação, os atletas são profissionais como todos os outros e sabemos das dificuldades que estes profisiionais passam no Brasil. Mas o que seria destque mesmo nesta postagem, motivo para maior indignação, seria o descaso com o dinheiro público.

Duvidaria deste tipo de notícia apenas por ser enviada por internet em época de Copa do Mundo, afinal, muito é divulgado nesta época, mas não ficaria surpresa com este tipo de atitude do governo. Infelizmente.

Fabrício disse...

Esse e-mail já circula desde o ano passado. Recebi ainda em novembro. Apesar de parte ser atribuída a Tostão, trata-se de mais um texto apócrifo e portanto de origem duvidosa. Porém, com vistas a tanta ajuda humanitária-monetária promovida pelo atual governo de esquerda, creio ser verdade.

Clavier français! disse...

Ok, a Tostão nenhum tostão! Mas que também acabem com o salario vitalicio para todos os ex-presidentes da republica. E que também acabem o que foi, por exemplo, feito ontem (ou antes de ontem), dar a Vinicius de Moraes o cargo de "embaixador" revisando assim o valor da pensão que seus familiares recebem. Melhor ainda, poderiamos acabar com todo tipo e espécie de "pensão" a maiores de 24anos! Ora, até onde vai a imprudência desse governo eu realmente não sei, porém sei muito menos até onde vai a dignidade da insatisfação desses que, em estando no poder o partido "opositor", defenderiam até a criação de uma "bolsa-blog", para garantir a sustentabilidade financeira desses que tanto e tão bem escrevem a qualquer um!

Paulo Roberto de Almeida disse...

Todos,
Grato pelos comentários. De fato, o texto pode ser apócrifo, mais uma dessas correntes que circulam por aí de maneira anônima e que ganham vida própria. Mas toda corrente desse tipo, para ter "enduring success", como dizem os americanos, precisa ser plausível, e ter possibilidades reais de ser verdade.
Ora, essa tem, pois o próprio presidente falou em dar bolsa aos jogadores vencedores das Copas (apenas aos que triunfaram, o que significa um tapa na cara dos que lutaram mas não conseguiram), o que imediatamente fez despertar a sanha de todos os ganhadores de medalhas em todas as Olimpiadas desde a antiga Grécia.
Claro, sempre quando tem uma boquinha, espertalhões se apressam em fazer parte da festança. Não há nenhuma dúvida que, com esse Congresso que está aí, a orgia com o dinheiro público vai se estender indefinidamente.
Este é o sentido deste post, e de todos os demais neste blog: denunciar populismos, demagogias, desperdícios de dinheiro público, a mentira, a fraude, o desrespeito com os cidadãos que trabalham e pagam impostos, enfim, todas as patifarias que acontecem neste nosso Brasil.
Meso o exemplo citado pelo "Clavier français" é uma patifaria, pois não se trata exatamente de homenagear Vinicius de Moraes com o título de Embaixador, e sim de dar uma indenização generosa (retroativa, obviamente) e uma gorda pensão a duas de suas filhas, que parecem que não sabem ganhar a vida, como seu pai o fez, sem salários do Itamaraty, depois que foi afastado, talvez injustamente, mas em grande medida por passar o tempo cantando nas boates do Rio e não aparecer para trabalhar como todos os burocratas da diplomacia que finalmente somos...
Quanto ao "bolsa-blog", deixo à imaginação de seu propositor a definição dessa benesse construída sobre um dos únicos free lunchs do capitalismo...
Paulo Roberto de Almeida