O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 9 de agosto de 2014

Eleicoes 2014: programa eleitoral do PT

Documento do PT destaca crescimento, consumo e infraestrutura como prioridades

Andi, 25/07/2014
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição em 2014, divulgou esta semana o que chama de “linhas gerais do Programa de Governo” para o debate com a sociedade. Segundo o documento, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, esse trabalho será aprofundado por meio de grupos temáticos. O documento se dedica a destacar o que os autores entendem como conquistas e avanços das três administrações da coalizão liderada pelo Partido dos Trabalhadores à frente da Presidência da República.  
O crescimento econômico e as “conquistas sociais” têm grande destaque no texto. Segundo o documento, um novo Governo Dilma pretende intensificar investimentos em produção e consumo de massa e em infraestrutura, entre outros itens. Esses investimentos visam obter o que o texto chama de “competitividade produtiva”.
O documento alude a um “modelo sustentável de desenvolvimento” baseado “no aumento de investimentos na economia, inflação baixa, numa radical redução da pobreza, em redistribuição de renda e fortalecimento do consumo de massa”, sem fazer qualquer alusão à conservação dos recursos naturais como premissa desse modelo. A construção de uma “sociedade de consumo de massas” é repetida várias vezes como um objetivo político do PT.

Agronegócio e infraestrutura
O aumento da produção de grãos, um dos históricos vetores do desmatamento na Amazônia, é destacado como consequência das políticas de governo. Segundo o documento, esse aumento na produção do setor foi possível graças à expansão das “políticas de crédito e de apoio à produção” e será impulsionada pela conclusão “de obras estratégicas de infraestrutura”. O texto afirma que “o Brasil dos governos do PT e de seus aliados ficará marcado como o período da história recente com mais entregas de grandes obras de infraestrutura”. A retomada da construção “de grandes usinas hidrelétricas” na Amazônia, pelo Governo Lula, é um dos avanços citados.

Redução de emissões e Código Florestal
Segundo o documento, os governos do PT alcançaram “metas ousadas” nas políticas ambientais, destacando o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado, que “garantiram ao país o papel de maior redutor de emissões de gases de efeito estufa no planeta”.
Ainda no curto tópico dedicado à agenda ambiental, o texto afirma que “conseguimos aprovar, em 2013, o novo Código Florestal, que garantiu as bases mais sustentáveis para a produção agrícola e mais segurança jurídica para os produtores”, possibilitando interpretar que sua aprovação atendeu às demandas do setor rural, como argumentam entidades da comunidade ambientalista no Brasil.

Nenhum comentário: