Uma reflexão sobre certos desvios da História por fatores contingentes
Paulo Roberto de Almeida
Nos EUA, Trump foi e é o responsável pela mais importante deformação histórica e estrutural do pensamento médio americano e pela inversão do papel dos EUA na conformação de padrões civilizatórios que eram partilhados pelo chamado mundo ocidental. Essa tendência ainda permanece nos EUA, antes que algum choque ou declínio visivel se manifestem, para tentar corrigir a atual condição deplorável dessa grande nação assaltada por um sociopata criminoso.
No Brasil, a massa informe e confusa do lulopetismo ideológico também foi responsável por certa deformação, embora menor, de nossa história e de nossas tradições. Nada comparável, porém, à imensa aberração doentia do chamado bolsonarismo, que impôs um retrocesso mental deplorável, que impregnou largas camadas da população e que está sendo explorada por políticos oportunistas, levando de arrasto até falsos liberais ingênuos. Repito o que já escrevi neste espaço:
A História é feita de grandes processos, que passam despercebidos, pois que são lentos e de longa duração, e de pequenos eventos históricos, que assumem proporções importantes pela exploração que deles se faz uso oportunamente.
A ignorância pode ser, em certas circunstâncias, mais poderosa do que o conhecimento, pois que não requer nenhum esforço de reflexão; basta se deixar dominar por certos instintos. Em alguns momentos, a ignorância impulsionada pela vontade pode mudar o curso da História.
No passado, Napoleão, Bismarck, Lenin, Mussolini, Hitler e Stalin imprimiram suas marcas em seus respectivos países e em certas partes do mundo, mas Roosevelt e Churchill também o fizeram, conseguindo estabelecer um curso mais positivo durante algumas décadas.
Na presente quadra histórica, Putin e Trump deformaram seus paises e partes do mundo: ainda não temos uma força contrária mais positiva capaz de contrarrestar essas tendências negativas do presente.
No pequeno espaço que é o nosso, ainda não conseguimos acumular inteligência suficiente para impulsionar o Brasil para caminhos e processos mais virtuosos: ignorância e corrupção parecem dominar o universo de nossas possibilidades. Continuaremos tentando…
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 12/04/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário