A URSS foi, a Rússia é antifascista?
É correta a comemoração de uma “vitória sobre o nazifascismo”?
Totalmente errado, como discute, abaixo, meu colega diplomata e amigo historiador Gustavo Bezerra. Antes, também alinho meus argumentos sobre essa mentira histórica:
PRA: Cabe não esquecer que a guerra só começou porque Stalin se uniu a Hitler na conquista da Polônia. E sendo muito preciso historicamente, a URSS nunca combateu o nazifascismo, inclusive porque os regimes possuíam amplas similitudes. Os 20 milhões de mortes russas nunca foram comtra o nazifascismo, e sim porque o país— não importa se bolchevique ou da democracia burguesa — foi brutalmente traído EM SUA ALIANÇA com o nazifascismo e invadido de modo devastador. Foi uma guerra de pura defesa da pátria e não ideológica. E metade das vítimas russas se deve às táticas brutais de Stalin, de avançar contra as metralhadoras nazistas sem qualquer possibilidade de recuo.
Paulo Roberto de Almeida
Brasilia, 10/05/2025
Gustavo Bezerra:
“FAKE NEWS HISTÓRICA
A URSS NUNCA lutou contra o nazifascismo. Isso é uma mentira criada por Stálin e hoje replicada pela propaganda de Putin para justificar sua guerra de agressão imperialista contra a Ucrânia. É uma mentira deslavada, uma das maiores lorotas de todos os tempos, hoje a serviço de um ditador que repete os métodos e objetivos dos nazistas.
A URSS não lutou contra o nazifascismo, nem contra o Terceiro Reich: lutou contra os invasores alemães. Lutou porque Hitler rasgou o pacto de não-agressão firmado com Stálin em 1939 e atacou o país em 1941.
Não foi uma luta por democracia e liberdade, mas uma luta nacionalista, por território e poder.
Não por acaso, a II Guerra Mundial é chamada na Rússia, até hoje, de "Grande Guerra Patriótica". Não por acaso, os países "libertados" pelas forças soviéticas viraram todos ditaduras totalitárias comunistas após a guerra (a "Cortina de Ferro"), ao contrário dos países ocidentais liberados pelos Aliados, todos democracias.
Quem lutou contra o nazifascismo, pela democracia e pela liberdade na Europa não foi Stálin e os comunistas, cúmplices de Hitler até 1941, mas sim Churchill, Roosevelt, De Gaulle. Foram os combatentes da resistência nos países ocupados pelas forças do Eixo (menos os comunistas), foram os pracinhas da FEB na Itália. Não o Exército Vermelho, não os agentes da NKVD.”
9/05/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário