O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 29 de dezembro de 2013

A violencia extrema na historia da Uniao Sovietica: uma ditadura baseada na forca bruta

URSS: uma história de violência

União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi marcada pela violência extrema



No dia 30 de dezembro de 1922, foi instituída a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A dominação comunista da Europa Oriental resultou a partir de uma das revoluções mais sangrentas do século XX, a Revolução Russa.
No começo do século XX, a Rússia era um império feudal, enquanto seus vizinhos já estavam num processo de industrialização. Comandada pelo czar Nicolau II, uma crise se desenrolava no país. Em 1915, através de coalizões de operários e camponeses, cidadãos exigiam o fim da monarquia, revoltados com as desigualdades sociais, principalmente entre campo e cidade.

O czar prometeu criar eleições para o Parlamento, chamado de Duma, que ficaria responsável por elaborar uma Constituição. A oposição estava dividida entre os mencheviques e os bolcheviques. Os primeiros se deram por satisfeitos com a promessa de reforma política de Nicolau, mas o partido Bolchevique, não. Liderados por Vladimir Lênin, eles exigiam o fim da monarquia, o que levou a barricadas e ataques, contidos violentamente pelo governo. Em 1917, acontece a revolução que depõe a família real e instaura um governo provisório.
A Revolução Russa e a criação da URSS foi marcada pela violência exacerbada. Essa violência começa muito antes da reconhecida exterminação da família real, com o “exército do abastecimento”. Quando foi instaurado o governo provisório, uma crise geral abalava a nação, inclusive com falta de alimentos. O exército então era mandado ao campo para buscar mantimentos para os militares e o governo. As cobranças de impostos dessas milícias armadas foram a origem da maioria dos motins e revoltas camponesas que eclodiram em 1919 e acentuaram o contraponto entre campo e cidade.
Nessa espiral de violência, mesclavam-se brutalidades “arcaicas”, como a flagelação pública, e violências “modernas” destinadas a aniquilar “o inimigo interno”, como a desocupação dos vilarejos , mandando seus moradores para campos de concentração e fuzilamentos em massa de reféns.
O Exército Vermelho dos Operários e dos Camponeses é considerado um dos exércitos mais violentos do século passado.  Em seu recém-publicado livro “Berlin: The Downfall, 1945″ (Berlim: A Queda, 1945), o historiador inglês Antony Beevor descreve as atrocidades cometidas pelas tropas vencedoras contra civis indefesos nos países derrotados, principalmente contra as mulheres, vítimas de violência sexual numa escala nunca vista nos tempos modernos. O exército buscava expansão territorial e instauração de uma União Socialista.
A onda de violência que veio de parte do Império, que reprimia os revolucionários russos, foi adotada durante a instauração socialista, em 1922, e permaneceu durante seu governo, com expurgos e mortes. A Rússia tem uma das histórias mais sangrentas dos últimos tempos. Depois de prender o czar e sua família, em 1917, toda a família real foi executada no ano seguinte.
A URSS ainda teve papel decisivo em outras guerras. Na Segunda Guerra Mundial, abriu mão de um pacto de não agressão com a Alemanha para se tornar um dos países que mais conseguiu exterminar os exércitos alemães. E ainda, na Guerra Fria, o antagonista principal dos Estados Unidos. Depois de finalizada, A União se dividiu em 14 países, sendo o principal, a Rússia.

A barbárie em Berlim

Por Igor Fuser
Causa Nacional (causanacional.net), 17/05/2013

Antony Beevor:

Berlin: The Downfall, 1945 (Berlim: A Queda, 1945

Dia 30 de abril de 1945. No topo do Reichstag, o Parlamento alemão, um soldado agita a bandeira da União Soviética sobre Berlim em ruínas. Uma década após o fim do regime comunista, essa foto ainda é motivo de orgulho para os russos, símbolo de sua vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Em um livro recém-publicado, o historiador inglês Antony Beevor traz à tona imagens bem menos heróicas do avanço final do Exército Vermelho. Elaborado com base em quatro anos de pesquisas nos arquivos soviéticos antes inacessíveis e em entrevistas com mais de 50 sobreviventes, russos e alemães, Berlin: The Downfall, 1945 (Berlim: A Queda, 1945) descreve as atrocidades cometidas pelas tropas vencedoras contra civis indefesos no país derrotado, principalmente contra as mulheres, vítimas de violência sexual numa escala nunca vista nos tempos modernos. De acordo com as estimativas de dois hospitais da cidade, citadas por Beevor, entre 95 mil e 130 mil mulheres foram estupradas pelos russos em Berlim – muitas delas várias vezes seguidas, por grupos que chegavam a mais de dez soldados.
O sexo forçado com as mulheres dos inimigos vencidos figura na história de todas as guerras, desde a Antiguidade, como parte do butim dos conquistadores. Na ocupação da Alemanha pelas forças soviéticas, essa prática – agora se sabe – atingiu dimensões de pura selvageria. “Nossos soldados violaram todas as alemães que acharam em seu caminho, dos 8 aos 80 anos”, relatou a jornalista russa aposentada Natalya Gesse, que acompanhou a ofensiva como correspondente de guerra. “Eram um exército de estupradores.” Berlinenses idosos, entrevistados pelo autor, ainda se lembram dos gritos das vítimas noite adentro. Era impossível não ouvi-los, pois todas as janelas da cidade estavam quebradas. Num convento nos arredores de Berlim, a fúria sexual dos soldados não poupou ninguém. Foram violentadas freiras, meninas pequenas, mulheres grávidas e até mesmo mães que tinham acabado de dar à luz. Igual destino tiveram as russas, judias e polonesas libertadas do trabalho escravo na Alemanha nazista. Beevor deixa claro que nem todas as unidades soviéticas participaram dos abusos. Houve tentativas de manter a disciplina, como a de um general que matou um tenente ao vê-lo organizar uma fila de soldados para se servirem de uma alemã deitada no chão. Mas, como regra geral, a barbárie correu solta, estimulada pelo álcool e pelo desejo de vingar os horrores praticados pelos nazistas na URSS, onde deixaram mais de 20 milhões de mortos. As notícias da orgia de estupros na Alemanha ocupada chegaram até o ditador Josef Stalin, que preferiu se omitir. “O Exército Vermelho convenceu a si mesmo de que, por ter assumido a missão moral de libertar a Europa do fascismo, poderia fazer tudo o que quisesse, tanto no campo político quanto no pessoal”, analisa o autor.

Duas semanas após o lançamento, o livro de Beevor já atingiu o primeiro lugar na lista dos mais vendidos na Inglaterra, repetindo o sucesso de sua obra anterior, de 1998 – um relato sobre a batalha de Stalingrado apontado por especialistas como o melhor trabalho sobre o assunto. Para não ser acusado de sensacionalismo, o historiador excluiu do texto os detalhes mais chocantes, deixando-os para seu site na internet (www.antonybeevor.com). Mas a denúncia dos crimes soviéticos é só uma faceta do livro, que também revela episódios inéditos da derrocada nazista. Em meados de abril de 1945, por exemplo, a Orquestra Filarmônica de Berlim deu o último concerto durante a guerra: O Crepúsculo dos Deuses, de Wagner. À saída, militantes da Juventude Hitlerista distribuíam cápsulas de cianido – um veneno fulminante – para quem preferisse a morte a encarar o apocalipse iminente. Muitos, se soubessem o que os esperava, teriam aceitado a oferta.

4 comentários:

Arnaldo Bachiano disse...

Paulo Roberto, sua narrativa está bastante incompleta, amigo. Informando, de antemão, que não sou "comunista" (sou capitalista social). convém lembrá-lo de que as brutalidades cometidas pela União Soviética - que, de fato, foram imensas, mormente contra seu próprio povo - foi sempre uma resposta a uma brutalidade antes sofrida. Foi assim contra os czares, foi assim contra os nazistas alemães. Praticavam o olho por olho. E quem sou eu prá condená-los. Cada um sabe onde o sapato aperta, não é mesmo?! Assim, as barbáries cometidas pelos nazistas, quando em território soviético, foram respondidas, com juros e correção monetária, na ocasião do contra-ataque, dentro de território alemão. Contra os czares foi a mesma coisa. Quem com ferro fere ...., não é mesmo? Agora, Paulo, que tal falarmos das 'INTERVENÇÕES' norte-americanas nos países da América Latina e no mundo? Que tal falarmos da "guerra do Iraque", que nunca foi guerra, foi uma invasão covarde, que deixou mais de 1 milhão de mortos, a grande maioria civis, com um grande número de crianças? Vc está com a palavra! ....

Arnaldo Bachiano disse...

Paulo, só complementando meu "post" anterior, gostaria de explicar - mas não justificar, isso, de forma alguma, o faria - o porque de tanto ódio e tanta violência dos soviéticos, na ocupação da Alemanha derrotada (a obra "ascensão e queda do III Reich" mostra isso, de forma muito minuciosa). É que, quando da invasão da União Soviética, os nazistas foram recebidos de braços abertos, pela grande maioria da população soviética. Isso devido o fato de que nutriam um ódio visceral por Stalin, que massacrava o povo, tendo causado um genocídio de 20 milhões de mortes, assassinatos mesmo, por todo o território soviético. Mas os nazistas, no seu ódio racial, ignoraram essas boas vindas, e deram prosseguimento, de forma ainda mais cruel, ao que vinha fazendo Stalin. Aí, o povo, que era, no mínimo, indiferente ao Exército Vermelho, se aliou a ele contra os nazistas, pegando em armas e participando ativamente do "esforço de guerra". E, tb com a inestimável ajuda do "general inverno", deu no que deu. Explica-se, assim, a ferocidade dos soldados soviéticos, dentro da Alemanha. Mas não justifica, é claro!

Paulo Roberto de Almeida disse...

Não Arnaldo, você não é um comunista; quanto a ser um capitalista social, não sei o que isso quer dizer. Talvez um capitalista que distribui seu lucro entre os pobres, como franciscano, ou que permite que o governo faça programas de redistribuição de renda com parte de seu faturalmente, lucros, dividendos? Não importa muito isso.
Só sei dizer que a sua teoria do olho por olho é indigna de comunistas ou capitalistas, e moralmente inepta.
A seguir a sua teoria, se um bandido causar malefícios a você ou sua familia, vc, ou o Estado estariam legitimamente mandatos para responder no olho por olho, portanto assaltar, matar, estuprar o bandido e a família do bandido, no limite do que ele fez, certo?
Assim, todos os cidadãos assaltados deveriam também sair por aí assaltando, roubando, rompendo a legalidade, certo?
Bela teoria...
Meus parabéns.
Com você, os progressos da civilização seriam fantásticos...

Quanto a falar das INTERVENÇÕES dos EUA na América Latina e alhures, nenhum problema.
Se você tiver materiais relevantes, importantes, inteligentes, e sobretudo moralmente aceitáveis, para falar sobre isso, pode me mandar.
Só não coloco aqui materiais ineptos e enviesados, politicamente motivados, que não honram a sua inteligência, a minha, a dos leitores...
Paulo Roberto de Almeida

Arnaldo Bachiano disse...

Meu segundo comentário não foi divulgado. Por que, não sei. Só sei dizer que o "olho por olho" não justifica, é claro, e tem de ser condenado. Mas explica. E, reafirmo, a barbárie praticada pelos soviéticos em Berlim e demais cidades alemãs tem o antecedente das crueldades perpetradas pelos nazistas em território soviético. Se foi uma resposta, não sei. Mesmo porque o ESTUPRO foi prática corriqueira na Segunda Guerra mundial, dele tendo participado, inclusive, soldados norte-americanos, canadenses e ingleses, em território francês e belga, quando da ocupação aliada. Há, a propósito, documentos e provas testemunhais dos estupros sistemáticos praticados por soldados norte-americanos contra mulheres francesas e belgas, quando da ocupação aliada. Portanto, essa ato ignóbil e desprezível não foi privilégio apenas de soldados soviéticos.